Texto: Flávia Namen / Fotos: Lúcio Cesar Pereira
Uma boa dica para quem quer fazer bonito neste Natal é dar o presente acompanhado de um charmoso cartão de Natal como os confeccionados pela artesã Maria Helena Caldas. Com seu bom gosto e talento para as artes manuais, ela faz criações exclusivas que se destacam pela originalidade e riqueza de detalhes. O trabalho começou em 2006 e deu tão certo que a artesã mantém uma parceria com uma grande rede de papelaria. "Há sete anos, os cartões são vendidos pela Papel Craft e têm uma boa procura. Muita gente não abre mão do cartão de Natal por ser um complemento do presente”, observa ela.
Diferentes dos encontrados no comércio tradicional, os cartões produzidos por Maria Helena têm aplicações em tecidos, laços coloridos e mensagens delicadas e inspiradoras para as festas de fim de ano. São oito modelos diferentes para agradar em cheio quem recebe. "Tudo é feito à mão e cuidadosamente escolhido para dar um bonito efeito”, diz a artesã, cujo trabalho é bastante admirado pelos friburguenses. Há 20 anos radicada em Nova Friburgo, ela ficou conhecida pela produção de peças de decoração e utilitários que conquistaram o mercado local e os consumidores cariocas. Com o passar do tempo, os objetos foram dando lugar aos charmosos cartões. "Por causa do excesso de peso e volume, decidi mudar o foco do meu trabalho e passei a me dedicar à criação dos cartões”, explica Maria Helena.
Psicóloga por formação, a artesã se divide entre os dois ofícios, trabalhando em seu consultório e no ateliê. "Acho que uma atividade complementa a outra já que ambas exigem um olhar bem atento”, afirma Maria Helena, que também produz cartões para outras datas festivas e momentos especiais como nascimento, aniversário e casamento. Suas criações podem ser encontradas na loja Alquimia, no restaurante Crescente ou pelo telefone 98111-0228.
A artesã Maria Helena Caldas faz criações exclusivas
que se destacam pela originalidade e riqueza de detalhes
Uma tradição que surgiu na Inglaterra e resiste às inovações tecnológicas
A praticidade dos cartões virtuais e mensagens via redes sociais ou celular não acabou com uma tradição neste mês de dezembro: a de enviar cartões de boas-festas aos amigos e familiares. Seja pelos Correios ou acompanhado de algum presente, o antigo hábito de mandar cartões com votos de Feliz Natal e muita saúde, paz e prosperidade no Ano Novo é um gesto ainda presente entre muita gente que não se rendeu totalmente às facilidades tecnológicas. O costume teve origem no ano de 1843, na Inglaterra, quando o artista plástico John Calcott Horsley presenteou um amigo, Sir Henry Cole, com a novidade. O primeiro cartão da história contou com o desenho de uma família na capa e a frase "Merry Christmas and a happy new year to you!” (Feliz Natal e um bom ano novo para você!). A ideia agradou, mas foi só em 1862, em Londres, que Charles Goodall resolveu imprimir cartões para os ingleses agradarem a familiares e amigos com votos de felicidades no Natal e Ano-Novo. O hábito acabou se popularizando, ganhou o mundo e prevalece resistindo às inovações digitais deste século 21.
As aplicações em tecido, os laços coloridos e as mensagens delicadas e inspiradoras para
as festas de fim de ano estão entre os diferenciais dos cartões confeccionados pela artesã
Quer ganhar um par de lindos cartões?
O Caderno Light e a artesã Maria Helena Caldas prepararam uma promoção especial que irá sortear quatro pares de lindos cartões. Para concorrer, basta enviar e-mail contendo nome completo, endereço, profissão e telefone para promoção@avozdaserra.com.br, até a próxima terça-feira, 16 de dezembro. Participe e boa sorte!
Deixe o seu comentário