Academias lotam com a proximidade do verão

sexta-feira, 14 de novembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Academias lotam com a proximidade do verão
Academias lotam com a proximidade do verão

Texto: Ana Borges / Fotos: Amanda Tinoco

O professor Cassiano de Almeida Emmerich, formado em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduado em Treinamento de Força pela Universidade Gama Filho, é proprietário da Academia Top Training, inaugurada há 12 anos. "Mantemos permanente atualização de todas as atividades que oferecemos, sempre em busca de novos conhecimentos visando o bem estar e qualidade de vida de todos os nossos clientes”, adianta Cassiano. Nesta entrevista, o professor explica como funcionam as aulas, o que é exigido de cada aluno, os cuidados para a prática segura dos exercícios e os resultados obtidos com as atividades adequadas a cada aluno de acordo com as expectativas individuais. Confira.

 

Light - Ainda é comum aumentar a frequência de alunos nesta época do ano por causa do verão?

Cassiano - Ainda é comum sim o aumento do número de alunos (cerca de 30%) com a proximidade do verão. Muitos ingressam nessa época a fim de compensar o tempo perdido, mas para a idealização de um resultado mais satisfatório e saudável, o correto seria a prática de atividade física durante todo o ano. Os alunos que têm os melhores resultados não são os que treinam muito, mas os que treinam sempre.


A preocupação maior das pessoas, sejam homens ou mulheres, é mais com a forma ou com a saúde? Qual dos dois prevalece?

Depende do público. Por exemplo, no período da manhã, este em sua maioria é formado por pessoas mais velhas, interessadas em uma melhor qualidade de vida, saúde e capacidade de manter uma vida independente por mais tempo. Durante a tarde e à noite, o público é de jovens, em sua maioria, havendo uma prevalência muito maior por questões estéticas, como emagrecimento, aumento da massa muscular, etc.


Depois das aulas, nas quais foram despendidos mais força e gasto mais fôlego, os (as) alunos(as) saem com a adrenalina em alta ou preferem relaxar antes de ir para casa?

Ao término da maioria das atividades, os alunos são encorajados a realizar uma atividade de alongamento, como uma forma de "volta à calma”.


Qual a média de idade dos alunos?

A faixa etária, em sua maioria, é de 20 a 30 anos, mas há alunos de todas as idades.


A frequência maior é de homens ou mulheres?

A diferença entre os gêneros dos frequentadores de academia tem ficado cada vez menor, mas ainda assim, há uma prevalência do público feminino.

 

Seus alunos fazem consultas médicas periódicas?

Todos os alunos, ao ingressarem no nosso programa de atividade, fazem uma avaliação funcional (que não substitui a consulta médica), que dá oportunidade e parâmetro para o professor estabelecer e orientar qual o tipo de atividade mais indicada para o alcance dos resultados, assim como também colher dados e informações do aluno e até mesmo possíveis limitações. A avaliação funcional é um processo fundamental para o professor conhecer o aluno, estabelecer metas, prescrever um programa individualizado através dos dados coletados. É importante que esta avaliação seja feita periodicamente (a cada três meses) para a realização de um comparativo, verificar se as metas estão sendo atingidas e atualizar o programa para o nível atual de condicionamento físico desse aluno. Mesmo assim, todos os alunos são orientados a trazer atestado médico, principalmente se o mesmo apresentar algum fator de risco.


A academia conta com profissional habilitado para a tarefa de indicar o tipo de alimentação mais adequado, individualmente?

Sempre procuramos orientar nossos alunos sobre a importância desta "ponte” entre atividade física e alimentação, portanto, disponibilizamos uma nutricionista. A união de atividade física e dieta adequada é imprescindível para um resultado satisfatório e mais rápido. Mas alguns alunos ainda insistem em achar que só a atividade física sem equilíbrio alimentar pode trazê-los. Deve-se lembrar que a nutrição é base do desenvolvimento humano.

 

 



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Academia | verão
Publicidade