Aprendendo tecnologia - Waze fecha parceria com Prefeituras em busca de melhoria no trânsito

Thiago Schaustz · thiago@ts2informatica.com.br
sexta-feira, 07 de novembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

O aplicativo Waze é um dos maiores do mundo voltados para o trânsito e navegação baseado em uma comunidade. No Waze é possível encontrar outros motoristas em sua área e compartilhar informações de trânsito das vias em tempo real, economizando diariamente tempo e dinheiro do combustível.

A Google, empresa responsável pelo aplicativo, lançou no Brasil o programa W10, que foi iniciado em 2013 com um piloto no Rio de Janeiro por ocasião da visita do Papa. O projeto visa reunir prefeituras de diversas cidades do país em torno de parcerias para obter dados oficiais de trânsito e, assim, melhorar os mapas exibidos no smartphone. A partir de agora, a gigante do TI quer expandir o projeto para outras cidades. No Brasil, São Paulo, com 1,5 milhão de usuários, e o Rio de Janeiro, com 500 mil, fazem parte das cidades top cinco de usuários para o Waze.

 O projeto visa fornecer seus dados de tráfego gratuitamente aos gestores das cidades participantes e, em troca, obtém notícias sobre bloqueios de vias e outras informações em primeira mão para ajudar os condutores a percorrerem o melhor caminho na ida ao trabalho ou de volta para casa. Por outro lado, as companhias de trânsito brasileiras podem utilizar os dados gerados pelos usuários do Waze para incrementar o planejamento urbano e buscar evitar acidentes e congestionamentos sem custo de implementação ou fornecimento de informações de ambas as partes.

A nossa vizinha Petrópolis, juntamente com a cidade de Vitória, já fecharam o acordo com o projeto. É uma ótima oportunidade de melhoria de tráfego e mobilidade urbana para as cidades, inclusive Nova Friburgo, que nem é citada entre as cidades envolvidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: tecnologia | Waze | Trânsito
Publicidade