Vira e mexe, lá vem ele, o chocolate! Dizem que provoca enxaqueca, engorda, dá espinha e vicia. Se ele causa dependência ou não, já são outros quinhentos. O que importa é que, dificilmente, alguém resiste ao menos a uma tentadora dentada numa barra de chocolate. Hummm, que delícia! Se é lenda urbana ou se tem fundamento científico, não sei, mas dizem que ele até ajuda a afastar a tristeza, transmitindo uma sensação de prazer, de enorme satisfação! E mais, que em sua essência, é afrodisíaco, segundo os astecas. Faz sentido. Conheço muita gente que se lambuza de "felicidade” quando come chocolate. Enfim, seja na sobremesa, na bebida, em molhos, em barras, ou misturados, são sempre muito bem vindos. Quando vamos à Europa, não voltamos sem eles: para nosso próprio consumo ou para dar de presente a amigos. Então, hoje vamos falar dele e comer chocolate nesse fim de semana. Queremos e merecemos ser felizes!
GLOSSÁRIO
CHOCOLATE – Alimento apreciado em todo o mundo, ele é elaborado a partir da fruta do cacaueiro, num processo bastante técnico. A palavra chocolate deriva do asteca xocolatl, que significa "água amarga”. A bebida asteca era realmente amarga e considerada um afrodisíaco. Por esta razão, o rei asteca Montezuma tomava cerca de 50 xícaras por dia de uma mistura de cacau em pó, água, farinha de milho e mel. O cacaueiro é uma árvore nativa da América do Sul e do México, onde foi descoberto pelos espanhóis no século XVI. Levado para Espanha, o chocolate surge na Europa, em 1580, onde rapidamente se difunde. As sementes de cacau, secas e meio fermentadas, são assadas e depois moídas. O chocolate é feito da gordura do cacau extraída das bagas moídas. O teor de gordura é determinante na qualidade do cacau. Assim, os chocolates mais caros são também os que têm mais alto teor de gordura. Como as bagas não são doces, é necessário que seja adicionado açúcar durante o processo de fabricação do chocolate. O cacau em pó também não contém açúcar. Existem diversos tipos de chocolate. O amargo é mais escuro e brilhante. O meio-amargo de qualidade contém alto teor de manteiga de cacau e também é bastante escuro. Já o chocolate com leite é misturado com leite, mais doce e mais claro. O branco é feito com manteiga de cacau e leite e tem um sabor excelente. De maneira geral, o chocolate pode ser guardado por vários meses, em lugar fresco, desde que seja adequadamente acondicionado. Os brancos têm menor durabilidade. O chocolate pode estar presente em várias receitas: licores, caldas, leites achocolatados e muitas outras bebidas.
TORTA GELADA DE CHOCOLATE BRANCO
Ingredientes:
1 lata de leite condensado, 1 lata de leite, 4 gotas de essência de baunilha, 100g de biscoito leite e mel, 30g de manteiga, 1 lata de creme de leite, 300g de chocolate branco picado, 2 claras, 3 colheres de sopa de açúcar e raspas de chocolate branco para decorar.
Modo de preparo:
Bata o biscoito no liquidificador até obter uma farofa fina.
Misture a manteiga até formar uma farofa bem úmida.
Forre o fundo de uma fôrma de aro removível de 25cm de diâmetro e reserve.
Aqueça o creme de leite em banho-maria.
Junte o chocolate e o leite condensado e mexa até obter um creme homogêneo, reserve.
Bata as claras em neve e adicione o açúcar aos poucos.
Junte ao creme de chocolate, delicadamente.
Coloque o creme de chocolate sobre a massa de biscoito e leve para gelar por cerca e 4 horas ou até que fique firme.
Cubra com as raspas de chocolate.
Rendimento: 10 porções.
BOM APETITE!!!
Deixe o seu comentário