Texto: Flávia Namen / Fotos: Regina Lo Bianco
A alta temporada de inverno em Nova Friburgo voltou a contar com um de seus mais famosos pontos turísticos. Trata-se da Praça do Suspiro, que recentemente passou por uma ampla revitalização e vem atraindo muitos moradores e turistas. A principal razão para o intenso movimento no local é a reativação do Teleférico, fechado desde a catástrofe climática que castigou o município em janeiro de 2011. Funcionando há duas semanas, o equipamento já bateu a marca de 2 mil usuários, comprovando sua importância para o reaquecimento do turismo no município.
Outra referência do Suspiro que atrai muitos visitantes é a Capela de Santo Antônio, que completou 130 anos de fundação no mês passado. A edificação se tornou um símbolo de resistência e fé, após ter sido destruída pela tragédia. Reinaugurada há pouco mais de um ano, a capela passou por uma completa restauração que recuperou os traços de sua construção original em estilo neoclássico. Um detalhe pouco divulgado é que a torre sineira sobre o frontão só foi construída em 1948 e é de autoria do premiado arquiteto Lúcio Costa.
Resta aguardar para que os demais atrativos do Suspiro, como a Praça das Colônias, o anfiteatro e a tradicional Fonte do Suspiro sejam logo revitalizados para que o local recupere seu valor no cenário turístico da região. As novas gerações merecem ter o privilégio de frequentar um espaço que já inspirou muitos romances e poemas ....
Deixe o seu comentário