Vai viajar para o exterior? Não se esqueça do passaporte

sexta-feira, 04 de julho de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Vai viajar para o exterior?  Não se esqueça do passaporte
Vai viajar para o exterior? Não se esqueça do passaporte

Vai fazer uma viagem internacional? O primeiro passo é o passaporte. Se você já tem esse documento, verifique a validade para não ser surpreendido em cima da hora e não poder embarcar. Alguns países exigem que o passaporte tenha no mínimo seis meses de validade. 

O primeiro passo é ler as instruções no site da Polícia Federal – www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte – onde se encontram seis itens explicativos: documentação necessária, como solicitar a emissão do passaporte, que inclui um link e um telefone para tirar dúvidas sobre preenchimento do formulário; o aviso para se respeitar a data de vencimento para pagamento; informações sobre o agendamento para comparecimento aos postos da PF e documentos que se precisa levar (foto não é mais necessário); um link para a pessoa acompanhar o andamento do pedido; e o aviso de que o passaporte só será entregue pessoalmente ao titular, no local e horário previamente indicados. A polícia garante que no máximo em seis dias úteis o requerente poderá pegar o documento. 

No site tem também informações de como requerer passaporte para menores de 18 anos e também para aqueles que precisem renovar o documento ou tenham tido o passaporte furtado, roubado, extraviado ou avariado. O valor cobrado para a obtenção do passaporte comum padrão Icao, cor azul, é de R$ 156,07. Quem possui o passaporte antigo, cor verde, não precisará requerer um novo, desde que este não esteja com data vencida. 

Vale lembrar que o requerente tem 90 dias para buscar o passaporte depois de pronto. A validade do documento é de até cinco anos, sendo que, para as crianças menores de quatro anos, a validade será definida de acordo com a idade: de zero a um ano, o passaporte valerá por um ano; crianças de um a dois anos, a validade é de dois anos; de dois a três anos, validade de três anos e de três a quatro anos, validade de quatro anos.

Os brasileiros não precisam de passaporte nos países do Mercosul (e nem eles no nosso). Basta o RG válido, atualizado e em bom estado. Fazem parte do acordo: Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Chile, Colômbia, Equador, Bolívia e Peru, além do Brasil. 

 



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade