Concurso da Musa chega ao Jubileu de Ouro

Um desfile de charme, graça e beleza que encanta gerações de friburguenses
sexta-feira, 30 de maio de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Concurso da Musa chega ao Jubileu de Ouro
Concurso da Musa chega ao Jubileu de Ouro

Um dos destaques da programação dos LV Jogos Florais de Nova Friburgo é o concurso para escolha da musa, que será realizado neste sábado, 31, e consiste num desfile de graça, charme e beleza. O evento, que acontece desde 1964 e é tradição na cidade, já movimentou vários espaços como o antigo Clube dos 50, o Clube de Xadrez, a Casa da Cultura, o Teatro Municipal de Nova Friburgo e a Sociedade Esportiva Friburguense. Esta última foi palco de glamourosos concursos, que atraíam um grande público no fim dos anos 70 e início dos 80.

O primeiros bailes de musas da cidade foram organizados por figuras de diversos segmentos do município, como Dinorah de Araújo Maia, Noêmia Gonzaga, Jorginho Abicalil e Benício Valladares. Mais à frente, personalidades como Bebeth Castilho, Olga Magliano Bastos, Nana Spinelli, Eduardo Rodrigues, David Massena, Francis, Iracema Mastrângelo, Dalva Guedes Athayde e Íris Mastrangêlo colaboraram com a organização do evento, que reunia belas jovens da cidade. O empenho dos trovadores, como os saudosos ex-presidentes locais da União Brasileira dos Trovadores, Rodolpho Abbud e Nádia Huguenin, além de Elisabeth Souza Cruz (atual presidente) e Dilva Maria de Moraes (atual assessora) também foram fundamentais para o sucesso do concurso, que permanece encantando friburguenses de todas as idades.

Dos antigos bailes aos concursos atuais, o formato do evento foi mudando, mas a atmosfera de encanto das candidatas desfilando com trajes esvoaçantes que remetem às Deusas Gregas permanece a mesma. Prova disso é o público cativo sempre presente nos desfiles para escolha das musas. Se, por um lado, a trova emociona a todos pela beleza das rimas, a eleição da musa traz uma graça a mais ao tradicional evento e costuma atrair muita gente, entre famílias e admiradores do desfile.

A rica história da escolha da musa é um capítulo à parte dos Jogos Florais e faz parte da memória de gerações de friburguenses. O Caderno Light presta uma homenagem às musas de todos os tempos e traz alguns registros que marcaram época do concurso. A edição deste ano promete movimentar a sede da Banda Euterpe Friburguense e ser sucesso novamente. Toda comunidade está convidada a prestigiar o evento, realizado a partir das 19h deste sábado, e torcer por sua candidata à musa predileta.

 

Algumas musas que marcaram época

Eneida Costa, Lourdes Ábido, Waldéia Malhardes, Luciana Lucas, Michelle Maurer Costa, Yara Teixeira, Kátia Sales, Vera Lucia Maffia, Heloisa Helena Cesário, Elizete Oliveira, Marlete Reis, Aleziete Alves Monteiro, Denise Pacheco, Marlene Borges, Mônica Estefan, Mônica Azevedo, Monique Thurler de Faria, Eliana Toledo, Bianca Beltrão, Eliani Bini, Jaqueline Galvão e Érika Sanches, entre tantas outras, marcaram época como musas dos Jogos Florais. 

 

No momento doce e breve

que a inspiração nos invade,

dos versos que a gente escreve, 

a musa escreve a metade!...

Aloísio Alves da Costa


Sozinho, não desespero, 

pois no verso encontro alento...

Não tenho a MUSA que quero,

mas tenho a MUSA que invento.

José Tavares de Lima


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade