Infelizmente, a maioria das coisas que envolvem religião tem caído em desuso! Muitos fazem desse feriado prolongado uma forma de cair na farra. Fazer o que, né? Cada um com seus princípios. Seguir as normas e as crenças requer muito esforço. Tem a Quaresma, a abstinência à carne vermelha e ao álcool e muitas outras coisas, que com o passar do tempo foram colocadas de lado. Cada um tem o direito de encarar a Semana Santa como pode e deve. Outro fato bastante relevante é comer peixe. E é claro que esse produto de luxo vira ouro com o comércio colocando os preços lá no alto. Eu, por exemplo, levo estas crenças não muito ao pé da letra. Apesar de ter sido batizado na igreja católica, curto vários símbolos e crenças e transito por todas sem nenhum problema. Quando quero conversar com Deus, não escolho lugar ou templo. Ouço a voz do meu coração! Vamos aproveitar e ver algumas receitas bastante propícias para a data e aproveitá-las da melhor forma possível! Oremos ao Senhor com muita fé e esperança! Amém!
Comida e Comunhão – Família
A Semana Santa e a Páscoa estão chegando e nada melhor que reunir a família à mesa e aproveitar o momento com muita paz, união e orações, e agradecer a Deus sempre por poder desfrutar de tanta coisa boa que ele nos proporciona. Por tradição, a carne vermelha foi banida da mesa e muitos substituem por peixe e sem dúvida o bacalhau é o mais apreciado. Durante a Idade Média, a Igreja Católica obrigava seus fiéis a jejuar e a excluir a carne de suas dietas, daí vem essa tradição de se comer peixe. O hábito do bacalhau nos dias de jejum veio para o Brasil com os portugueses. Ao longo dos anos, o rigor do calendário de jejum católico se perdeu, mas nas datas especiais o bacalhau, os frutos do mar e outros peixes imperam como reis!
Receitas
LASANHA DE BACALHAU
BATATA PALHA
Ingredientes:
800g de bacalhau limpo, cozido e cortado em pequenas lascas, 2 cebolas médias picadas, 4 dentes de alho amassados, 4 tomates sem pele e sem sementes, ½ xícara de azeite, 100g de azeitona verde sem caroço, 1 colher de sopa de amido de milho, 1 pacote de massa de lasanha pré-cozida, 500g de mussarela, 500g de presunto, 150g de batata palha e 1 pacote de queijo parmesão ralado.
Molho branco:
3 colheres de sopa de margarina, 4 colheres de sopa de farinha de trigo, 2 xícaras de chá de leite, 2 xícaras de chá de creme de leite, 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado, sal e noz-moscada a gosto.
Modo de preparo:
1. Cozinhe o bacalhau e reserve.
2. Refogue no azeite o alho e a cebola, depois de dourados coloque o bacalhau.
3. Refogue por alguns minutos. Acrescente o tomate, a azeitona e a maisena, mexendo sempre até engrossar, reserve.
Molho branco:
1. Coloque a margarina para derreter, doure farinha, em fogo baixo mexa até misturar bem, junte o leite aos poucos.
2. Cozinhe até obter um creme encorpado.
3. Adicione o creme de leite e tempere com sal, queijo parmesão e a noz moscada.
4. Cozinhe por mais alguns minutos e reserve.
Montagem:
1. Coloque uma camada do recheio de bacalhau em um refratário, uma de massa de lasanha, uma de mussarela, uma de presunto, uma de molho branco e uma de batata palha. Faça as camadas terminando com o molho branco.
2. Coloque papel-alumínio para cobrir o refratário e leve ao forno médio (180º) pré-aquecido e asse por 30 minutos.
3. Retire do forno e remova o papel-alumínio, cubra com outra camada de mussarela e polvilhe com queijo parmesão ralado.
4. Retorne ao forno até gratinar.
Rendimento: 4 porções como prato principal.
SALADA DE CAMARÕES E ENDÍVIAS
Ingredientes:
½ kg de camarões médios, 2 colheres de sopa de suco de limão, 1 colher de chá de sal, 1 colher de sopa de azeite, 1 xícara de chá de maionese, 2 colheres de sopa de conhaque (de boa qualidade), 4 colheres de suco de laranja, 2 endívias separadas em folhas, lavadas e escorridas, 1 alho-poró cortado em rodelas finas, 6 rabanetes cortados em rodelas finas, 1 cenoura ralada no ralo grosso, tiras de alho poró (a parte verde), 1 colher de sopa de cheiro verde picado.
Modo de preparo:
1. Tempere os camarões com o suco de limão e o sal. Deixe no tempero por 10 minutos.
2. Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue o camarão por 3 minutos. Reserve.
3. Em uma tigela, misture a maionese, o conhaque, o suco de laranja, os camarões reservados, o alho-poró e os rabanetes.
4. Coloque as folhas de endívia em uma saladeira e distribua a mistura de maionese e camarão (ou se preferir em pequenas saladeiras individuais).
5. Decore com a cenoura, as tiras de alho-poró e o cheiro verde.
6. Sirva em seguida ou guarde na geladeira até a hora de servir.
Rendimento: 4 a 6 porções.
Notas: querendo, reserve alguns camarões para decoração. Em caso de dificuldade em encontrar as endívias, troque por outra folha de sua preferência. Ou um mix de várias folhas.
BOM APETITE!!!
Deixe o seu comentário