GASTRONOMIA - 05/04/2014

sexta-feira, 04 de abril de 2014
por Jornal A Voz da Serra

A voz do teatro, a voz do turismo, a voz da gastronomia – A Voz da Serra!

Há 69 anos que essa voz ecoa em nossa cidade. Sempre presente em nossas atividades culturais, ampliando-se cada vez mais com ótimas notícias. A Voz da Serra nos apresenta sempre com maestria os eventos da cidade. Com muito carinho, o jornal ajuda a alavancar o nosso turismo, a nossa cultura e também a gastronomia, tão rica em nosso município. Estava pensando em como reproduzir aqui esses anos todos com boa gastronomia. Nada melhor que recordar receitas que já foram e fizeram moda e relembrá-las. Espero que gostem e guardam essas deliciosas dicas. Viva Nova Friburgo e sua arte! Viva os 69 anos do nosso Jornal A Voz da Serra!

 

Glossário

COQUETEL DE CAMARÃO

Hors-d’oeuvre criado no começo do século XX. É um prato de camarões, acompanhado de um molho preparado a partir da mistura de maionese com uma receita importada da China, coe chap (uma marinada de frutos do mar com purê de tomates). Teve enorme sucesso na Europa e nos Estados Unidos até meados dos anos 50, quando começou a decair, em função de se ter passado a substituir o coe chap ou seu sucedâneo inglês, o catsup, pelo industrializado ketchup. Da elaboração inicial do "coquetel de camarões” faziam parte camarões cozidos no vapor, maionese, tomates, cogumelos, conhaque, açúcar, sal, noz-moscada e nozes moídas. Deve ser servido frio.


STROGANOV (ESTROGONOFE)

Prato de origem russa, hoje conhecido internacionalmente, é feito com iscas de carne, creme de leite, champignon, páprica, mostarda, polpa de tomates, molho rôti, molho inglês, cogumelos, cebolas e conhaque. Geralmente é acompanhado de arroz ou batatas sautées. Em sua origem, entretanto, era bem mais simples. No século XVI, na Rússia, os soldados levaram sua ração de carne, cortada em nacos, em grandes barris, debaixo de uma mistura de sal grosso e aguardente. Na hora de preparar, a carne era fria em gordura, acompanhadas de cebola e um pouco de creme azedo. Coube a um cozinheiro do czar Pedro o Grande, que era protegido do general Stroganov, melhorar e refinar a mistura. Existem vários registros de um prato de carne com este nome sendo servido na corte russa no final do século XVIII. No final do século seguinte, Thierry Costet, cozinheiro francês, trabalhando para nobres em Novogorod, introduziu na receita requintes europeus: cogumelos franceses, mostarda alemã, pepino em conserva da Europa Oriental e páprica dos húngaros. Com a Revolução de 1917 e a emigração dos russos, a receita chegou à França, onde foi refinada, chegando à forma atual. 

O stroganov também é o nome que se dá a um método russo de preparo de arenques frescos. O arenque é passado na farinha de trigo e colocado em uma assadeira com batatas cozidas, cebola frita e creme de leite azedo, levado a assar em seguida.

 

Receitas

COQUETEL DE CAMARÃO (FÁCIL)

Ingredientes: 

½ quilo de camarão médio limpo, 1 colher de chá de sal, 1 pote de iogurte natural, ½ lata de creme de leite, 1 colher de sopa de molho inglês, 4 colheres de sopa de ketchup, 1 colher de sopa de gim e 1 pitada de sal e pimenta-do-reino branca a gosto.

Modo de preparo: 

1. Tempere os camarões com sal e pimenta, deixe-os tomar gosto por cerca de 10 minutos. 

2. Derreta a manteiga numa frigideira e passe os camarões por 5 minutos. Reserve-os.

3. Em uma tigela misture o iogurte, o creme de leite, o molho inglês, o ketchup, o gim e o sal. Reserve.

4. Separe 4 camarões (os maiores) e pique o restante em pedaços médios.

5. Adicione os camarões picados ao creme de iogurte. Coloque o creme em taças individuais e leve à geladeira por cerca de 1 hora.

6. No momento de servir decore cada taça com o camarão reservado.

Rendimento: 4 porções.

Notas: querendo, substitua o gim pela mesma quantidade de vinho branco seco. Caso queria uma variação faça a mesma receita com kani-kama. Não congele esse creme. Sua textura ficara prejudicada.

 

ESTROGONOFE BEM SIMPLES

Ingredientes: 

400 g de carne (filé mignon, chá de dentro ou alcatra), pimenta-do-reino, cominho e sal a gosto, ½ cebola ralada, 1 caixa de creme de leite, 3 colheres de sopa de ketchup, 3 colheres de sopa de extrato de tomate, 1 colher de sopa de mostarda e óleo para fritar.

Modo de preparo

Carne:

1. Corte a carne selecionada em tirinhas, tempere com a pimenta, cominho e sal.

2. Deixe descansar a carne por 20 minutos para apurar.

3. Coloque óleo suficiente para fritar poucas quantidades de tirinhas, esquente bem o óleo.

4. Comece a fritura com poucas tirinhas, para não dar muita água, retire as tirinhas e reserve.

5. Não deixe fritar muito para não endurecer a carne.

Molho:

1. Troque o óleo da panela e refogue a cebola ralada.

2. Depois de dourada, jogue todas as tirinhas de carne dentro da panela e mexa.

3. Frite por 3 minutos e despeje na panela o creme de leite, o ketchup, o extrato de tomate e a mostarda.

4. Deixe apurar um pouco, mexendo sempre. Apague o fogo e sirva.

Rendimento: 4 porções.

Notas: sirva com arroz branco e batatas sotê ou se preferir com batata palha.


BOM APETITE!!!




CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade