Você já dançou Zumba hoje?

sexta-feira, 21 de março de 2014
por Jornal A Voz da Serra
Você já dançou Zumba hoje?
Você já dançou Zumba hoje?

Imagine que você é um professor de aeróbica e no dia da aula esquece em casa as músicas que iria usar para ensinar os seus alunos. Isso poderia causar estresse, mas não foi o caso de Beto Perez, um coreógrafo colombiano, que graças a esse descuido entrou para a história do mundo fitness na década de 90, ao inventar um novo tipo de programa de condicionamento físico: a Zumba.

Neste dia em que esqueceu a fita em casa, Beto usou músicas de salsa e merengue, ritmos típicos latinos, para fazer uma aula de aeróbica não-tradicional. A novidade agradou os alunos e logo se espalhou. Com o sucesso, Beto se mudou para os Estados Unidos em 2001, levando o conceito da Zumba com ele, que de imediato foi bem recebido. Hoje, este programa que mistura dança, atividade física e música de diversos estilos está presente em 185 países.

Em Nova Friburgo, a Zumba chegou com tudo no ano de 2010, através dos profissionais Alessandra Cury e Paulo Mineiro (foto). O programa, que auxilia na saúde física, mental e na estética, tem alcançado cada vez mais adeptos apaixonados desde então. "A Zumba possibilita principalmente uma nova visão do corpo e eleva a autoestima das pessoas. Tem sido muito procurada porque apesar de ser uma atividade física pesada, é agradável e divertida. A pessoa nem sente que está se exercitando”, afirma Paulo.

Profissional da área de Educação Física, o professor fez um curso de formação de Zumba em 2010, trazendo logo assim a novidade para as academias friburguenses. Chegou a trabalhar em oito ao mesmo tempo, inclusive em outras cidades da região, como Campos e Itaocara. Paulo garante ainda que a atividade pode ser praticada por pessoas de todas as idades, desde que apresentem a liberação assinada pelo médico. "Faço atualmente um trabalho no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, anexo ao Clube Xadrez. A atividade física e a interação social durante os encontros para essa prática com certeza auxiliam na melhoria das condições de saúde dos idosos”, diz Paulo Mineiro, cheio de orgulho, em animada entrevista para a nossa reportagem.

Por falar em orgulho, vale destacar dois importantes episódios que o jovem professor vivenciou nos últimos meses: a gravação do DVD – ao vivo, em Recife – da cantora Claudia Leitte (embaixadora da Zumba no Brasil), e a apresentação no Festival de Salvador. "Não tenho palavras para definir a alegria de ser reconhecido nacionalmente através da Zumba”, diz o friburguense, emocionado. 

O convite para os dois trabalhos veio diretamente da representante oficial da atividade no país. "A Zumba é líder mundial de mercado no que se diz respeito à atividade aeróbica. Devo aos meus alunos, tanto aqui em Friburgo como em Campos e Itaocara, o reconhecimento que tenho tido pelo Brasil afora. Se não fosse a alegria com que eles participam das aulas, me incentivando sempre a melhorar cada vez mais, nada disso teria acontecido”, finaliza Paulo Mineiro, que saiu apressado da nossa redação para mais uma aula.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade