Ao convidar Julio Cezar Seabra Cavalcanti, o "Jaburu”, para participar de Eu Recomendo, já sabíamos que teríamos um problema saudável: muito culto e com uma mente muito ágil, o criador do Gama – Grupo de Arte, Movimento e Ação – certamente nos daria inúmeras dicas. E foi o que aconteceu. Ainda bem. Aqui estão três sugestões de filmes, sendo um documentário, três discos, três livros e "todas as obras” de três escritores de Nova Friburgo.
Livros
Crime e Castigo
De Fiódor Dostoiévski. Literatura estrangeira/romance. Primeira publicação em 1866
"Este é um dos textos mais esplendorosos do mundo. Dostoiévski é um mestre abordando a psicologia do ser humano.”
A Cidade e as Serras
De Eça de Queiroz. Literatura estrangeira/romance. Primeira publicação em 1901.
"É a história de Jacinto de Tormes, uma pessoa saturada da opulência das grandes cidades e a sua volta para os valores simples da serra. É, sem dúvida, um dos maiores textos do Eça.”
O Homem que Nasceu Póstumo
De Mario Ferreira dos Santos. Primeira publicação: Editora Logos, 1954.
"É um livro que aborda vários temas da filosofia de Nietzsche. São análises sobre arte, poder, cultura, sobre o homem. Se conclui que Estado e Cultura são líquidos não miscíveis, não se misturam nunca.”
Todos os livros de Raphael Jaccoud (imagem), Irapuan Guimarães e Ordilei Alves
"Além de serem de Friburgo, têm trabalhos muito importantes na temática da cidada e na poesia.”
Filmes
Noites de Cabíria
De Federico Fellini. Drama, Itália/França, 1957.
"É um das mais marcantes obras do cinema italiano, com uma interpretação exemplar de Giulietta Masina justificando, com plenitude, seu apelido ‘Charles Chaplin de Saias’.”
Bicho de Sete Cabeças
De Laís Bodanzky. Drama, nacional, 2000. Baseado no livro autobiográfico "Canto dos malditos”, de Austregésilo Carrano Bueno.
"Um dos mais marcantes filmes do cinema nacional. As interpretações de Rodrigo Santoro e Othon Bastos são belíssimas. Bicho de Sete Cabeças nos leva a refletir sobre o radicalismo do poder pátrio.”
O Velho – A História de Luis Carlos Prestes
De Toni Venturi. Documentário, nacional, 1997.
"Este documentário sobre a vida de Prestes é imperdível para o conhecimento das lutas e das posturas revolucionárias e humanas.”
Música
Canção do Amor Demais
"Este é o primeiro disco da divina Elizete Cardoso. É a primeira manifestação de grandeza da bossa nova, onde aparece João Gilberto.”
Nona Sinfonia de Beethoven
"Esta obra-prima regida por [Herbert von] Karajan é maravilhosa. E ainda o coro, a ‘Ode à Alegria’, fechando a sinfonia, é extraordinário.”
Primeira Sinfonia de Brahms
"É considerada a décima de Beethoven. Se você vive plenamente, já ouviu a 9ª de Beethoven e não pode morrer sem ouvir a 1ª de Brahms.”
Deixe o seu comentário