Lumiar recebe a 10ª Mostra Cinema Popular Brasileiro

sexta-feira, 08 de novembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Lumiar recebe a 10ª Mostra  Cinema Popular Brasileiro
Lumiar recebe a 10ª Mostra Cinema Popular Brasileiro

A partir do dia 14 entra em cartaz, na Tribuna Livre Cultural, em Lumiar, a 10ª Mostra Cinema Popular Brasileiro – Memória, Identidade e Pertencimento. Serão exibidos 45 filmes, de várias cidades – como Belo Horizonte, Porto Alegre, São Luís, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória e Nova Friburgo – sendo 38 curtas, 2 médias e 5 longas-metragens, divididos em 14 programas. No dia da abertura, quinta-feira, 14, o público poderá assistir a dois longas: "Balões, lembranças e pedaços de nossas vidas”, de Frederico Pinto, às 19h30, e "Paisagem Carioca – Vista do Morro”, de Marco Antonio Pereira, às 21h, ambos com classificação livre. 

Na sexta-feira, 15, o destaque é o programa Identidades Culturais, com a exibição, a partir das 15h30, dos curtas: "Borum Krenak”, de Adriana Jacobsen; "O Último Tropeiro”, de Felipe Shikama; "Vaqueiros Encantados”, de Marcia Paraiso e Ralf Tambke; "Samba de Quadra”, de Luiz Ferraz e Gustavo Mello; e "Barbeiros”, de Luiz Ferraz e Guilherme Aguilar, todos com classificação livre. 

Haverá também a exibição do longa "Ritos e Rios e Ruas”, de Coletivo Alma/Mario Dalcendio (Livre), às 17h30; e dos curtas "Acalanto”, de Arturo Sabóia (Livre); "Debaixo do Céu”, de Renata Spitz (Livre); "A Dama do Estácio”, de Eduardo Ades (14 anos); e "Ruído Branco”, de Mateus Neiss e Lucas Sá (Livre), a partir das 19h30. 

Outro programa é Memórias da Ditadura, que começa às 21h e exibirá os curtas "Parênteses”, de Gustavo Brandão, Gustavo Pains e Marinho Antunes (16 anos); "Proibido Falar Italiano”, de Robinson Cabral (Livre); e "O Que Beberico Vai Pensar?” de Diego Scarparo (Livre). 

"Memórias de Lugares” é o programa que dá início à agenda de sábado, 16, mostrando quatro curtas a partir das 15h30: "Pacaembu”, de Ari Cândido Fernandes; "Ferro Velho”, de Thais Mol Alvares da Silva; "Juízes de Paz”, de Paulo Augusto Franco; e "Era Assim Naquele Tempo”, de Ricardo Sá, todos com classificação livre. Às 17h, é a vez de Memórias de Pessoas, com os curtas "Dona Rosa”, de Mathias Mangin e Lucas Mandacaru (Livre); "Abrigo ao Sol”, de Emerson Evêncio (12 anos); "Dona Maria”, de Mozart Oliveira (Livre); "Baba 105”, Felipe Bibian (Livre); "Afetos, a Viagem Mais Longa”, de Tiago Pedro (Livre); e "Substantivo Abstrato”, de Carlos Camacho (Livre). Às 19h30 começa o Panorama Curta Brasileiro 2, com "No Interior da Minha Mãe”, de Lucas Sá (12 anos); "Qual Queijo Você Quer?”, de Cíntia Domit Bittar (Livre); "O Que Lembro Tenho”, de Rafhael Barbosa (Livre); "A Navalha do Avô”, de Pedro Jorge (Livre); e "O Momento Certo”, de Sergio Pizza Gambier (12 anos). Às 21h20 será exibido o longa "Entrelugares: Patrimônio e Memória no Leste Fluminense”, de Pedro Paulo Rosa (Livre).

O último dia da mostra, domingo, 17, começa com o programa infantil "Memórias da Minha Aurora”, às 15h30, apresentando os curtas "Lembranças de Maura”, de Bruna Lessa; "A Infância de Aninha”, de Rosa Berardo; "As Curvas de Niemeyer”, produzido por um grupo de alunos da Rede Municipal de Vitória; "A Velha Gulosa”, de Isabela Veiga; "O Homem que Conserta Estrelas”, de Denise Marchi; e "Nina”, de Rodrigo Zerbetto, todos com classificação livre. Depois, às 17h, será a vez do Panorama Regional, com os curtas "Café Escola”, de Juba Machado; "Mestres da Tradição Oral”, "Rezas e Ervas”, "Toda a Paz”, da Escola de Cinema CineZé; "O Evangelista”, de Ricardo Rodrigues e "Pesque Pague”, de Ricardo Rodrigues, todos com classificação livre também. Às 18h30 será exibido o longa "Remar é...” (Livre), de Valério Fonseca, e às 19h45 outro longa: "O Renascimento do Parto”, de Eduardo Chauvet, também livre. Às 21h acontece o encerramento da 10ª Mostra Cinema Popular Brasileiro, com confraternização entre organizadores, realizadores e público. 

 

Livro-Catálogo

Para comemorar os 10 anos da Mostra Cinema Popular Brasileiro, está sendo lançado um livro-catálogo mostrando, através de ilustrações, fotos, documentos e outras imagens a trajetória do evento, desde a primeira versão, em 2001, que aconteceu no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, até a chegada da mostra em Lumiar, em 2004, quando foi exibido o filme "O Povo do Cinema de Lumiar”, gravado no distrito. 

O livro-catálogo foi elaborado pela jornalista Leonor Pelliccione Bianchi, idealizadora da mostra e está dividido em duas partes: uma retrospectiva do evento nesses dez anos e a programação deste ano. A edição está sendo vendida pela internet. 



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade