Por um bom tempo ele foi assunto em jornais, revistas, cadernos especiais de gastronomia, programas de rádio e televisão. Muitos deixaram de comprá-lo, substituindo-o por molhos prontos. Outros nem passavam perto dele para não cair em tentação. Mas o fato é que poucos vivem sem esse delicioso e multifacetado fruto da discórdia e satisfação! A trajetória do tomate é assim, de altos e baixos. Hoje faz parte do nosso dia a dia, mas já foi até temido. Descoberto no século XVI na América do Sul, entre o Peru, Equador e Bolívia, ganhou dos astecas o nome tomatl.
Pelas mãos dos espanhóis o fruto chegou à Europa, porém demorou um tempão para difundir-se por lá. Foi taxado de venenoso, depois de afrodisíaco e em seguida utilizado apenas como planta ornamental. Pela sua cor amarelada (a variação avermelhada foi desenvolvida posteriormente por camponeses) e pelos supostos poderes afrodisíacos, foi chamado de pomo d’oro ("maçã dourada”) pelos italianos, que, quando em meados do século XVI passaram a tomar gosto pelo fruto, passou a usá-lo bastante em saladas — até que um cozinheiro preparou um molho delicioso e começou a se formar uma legião de admiradores. Apenas no século XIX o tomate foi usado como alimento nos Estados Unidos e mais tarde ainda veio a tornar-se popular na Ásia.
Um aliado da saúde
A cada ano o brasileiro consome mais tomate. O aumento do consumo pode ser atribuído, entre outras coisas, à disseminação das dietas e à preocupação do consumidor com a saúde. De fato, ele é pobre em calorias e rico em vitamina A, que ajuda a evitar infecções, deixa a pele mais bonita e é fundamental para a normalidade da vista. Tem ainda boas doses de vitamina B e C e de sais minerais. O licopeno auxilia na prevenção do câncer. Aproveite ao máximo esse querido amigo. Só não deixe de lavá-lo bem para livrar a casca da possível presença de agrotóxicos.
CURIOSIDADE
Há cerca de duas mil variedades de tomate no mundo. Conheça as mais comuns encontradas nas feiras e supermercados:
CEREJA – Pequenino, do tamanho de uma bola de gude, pode ser redondo ou alongado, vermelho ou amarelo. É usado especialmente em saladas e petiscos.
SAN MARZANO – Originário da Itália, é comprido e tem acidez equilibrada. É o melhor para molhos.
CARMEM – Resistente, costuma durar três vezes mais que os outros. É o mais cultivado no Brasil, sendo indicado para saladas e sanduíches.
DÉBORA – O formato alongado assemelha-se ao do San Marzano. É dos mais comuns no Brasil. Carnudo e de sabor acentuado, é muito usado em molhos, especialmente por ser mais barato que o San Marzano.
CAQUI – Graúdo, firme e saboroso, é o ideal para saladas. Tem polpa grossa e é consumido ainda verde ou com a casca alaranjada.
GLOSSÁRIO
TOMATE – Fruto do tomateiro, ele é rico em vitaminas A, B e C, além de potássio, ferro e fósforo. É originário da América tropical, mas hoje é produzido em diversas partes do mundo. Sua casca tem cor vermelha, brilhante e lisa, e sua carne, também vermelha, é firme, fresca e saborosa. É encontrado em diversas variedades. É um ingrediente importante na culinária da maioria dos países. Pode ser consumido cru e cozido. Pode ser servido em saladas, sanduíches, acompanhamentos, sopas, suflês, molhos, purês. Pode ser trabalhado e usado em ornamentação de pratos. (Nome científico: Hycopersicum esculentum; em espanhol: tomate; em francês: tomate; em italiano: pomodoro; em inglês: tomato; em alemão: Tomate.)
Receitas
TOMATE RECHEADO COM VITELA E LEGUMES
Ingredientes:
3 tomates médios, 1 ½ colher de sopa de manteiga, 2 colheres de sopa de cebola picada, 100g de patinho de vitela moído grosso, ¼ de cenoura cortada em cubinhos, ¼ de xícara de abobrinha cortada em cubinhos, ¼ de xícara de berinjela cortada em cubinhos, ¼ de xícara de salsa picadinha, ¼ de xícara de farinha de rosca, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
1. Lave os tomates em água corrente e corte a parte superior como uma tampa. Com uma colher, retire as sementes.
2. Numa panela, derreta a manteiga em fogo médio. Junte a cebola e refogue-a por 3 minutos ou até ficar macia. Adicione a carne e os legumes. Cozinhe, mexendo às vezes, por 10 minutos ou até a carne ficar macia e seca. Tempere com sal e pimenta. Junte a salsa.
3. Aqueça o forno em temperatura alta. Recheie os tomates com a mistura de vitela e, por cima polvilhe com a farinha de rosca.
4. Coloque os tomates recheados em uma assadeira untada com óleo e leve ao forno por 15 minutos ou até dourar.
Rendimento: 3 unidades
Notas: Se não quiser usar carne de vitela, experimente fazer a receita com patinho ou coxão duro.
ATUM COM ORÉGANO E TOMATE FRITO
ATUM
Ingredientes:
¼ de xícara de azeite, 2 colheres de sopa de suco de limão, 1 colher de sopa de orégano, ½ colher de chá de sal e 4 postas de atum (600 g).
TOMATE FRITO
Ingredientes:
¼ de xícara de farinha de trigo, ¼ de xícara de manteiga, 1 colher de sopa de azeite, ½ colher de chá de azeite, ½ colher de chá de sal e 4 tomates médios cortados em rodelas.
Modo de preparo:
1. Numa tigela, tempere o atum com sal, suco de limão e orégano. Deixe descansar por 30 minutos. Reserve.
2. Numa frigideira média, aqueça o azeite. Frite as postas de atum por 2 minutos de cada lado. Retire e reserve.
3. Tempere o tomate com sal e passe na farinha de trigo. Na mesma frigideira utilizada no preparo do atum, aqueça o azeite com a manteiga sobre fogo médio. Frite o tomate por 2 minutos de cada lado ou até ficar macio. Sirva como acompanhamento do atum.
Rendimento: 4 porções.
Notas: O atum fica bem cru por dentro e esse é seu ponto. Se quiser, acrescente um pouco de pimenta-do-reino no tomate. Esse atum fica muito gostoso com gergelim. Mas aí é outra receita!
COMPOTA DE TOMATE
Ingredientes:
2 tomates maduros cortados em 4 pedaços, 1 xícara de água, ½ de xícara de açúcar, 3 cravos, ¼ de xícara de fromage Blanc e 1 colher de sopa de mel trufado.
Para decorar e acompanhar: 1 pedaço de 2 x 10cm de massa folhada laminada.
Modo de preparo:
1. Numa panela, coloque a água e os cravos e ferva sobre fogo alto por cinco minutos. Acrescente o tomate, abaixe o fogo para o mínimo e cozinhe por 30 minutos ou até o tomate ficar bem macio e a calda engrossar ligeiramente.
2. Retire do fogo e deixe esfriar. Cubra e leve à geladeira por pelo menos 3 horas.
3. Sirva a compota em prato fundo, com um pouco da calda e regue com o mel trufado. Coloque o pedaço de queijo e decore com a massa folhada.
Decoração: enrole a massa folhada formando um canudo e pressione-a ligeiramente com o dedo. Em uma assadeira, leve ao forno médio por 10 minutos ou até dourar.
Rendimento: 1 compota.
Notas: Fromage Blanc é um queijo cremoso fresco, levemente ácido. Caso não o encontre, substituir por iogurte natural. No lugar do mel trufado, se preferir ou tiver dificuldade para encontrar, use o mel comum. A decoração também pode se tornar mais prática se você comprar em supermercados canudos para sorvetes feitos de massa de biscoitos.
BOM APETITE!!!
Deixe o seu comentário