"Uma mesa cheia de comidinhas gostosas, servidas das 11 às 15 horas, é um jeito original de comemorar datas ou simplesmente relaxar, com charme, descontração e simplicidade!”
Para quem não segue horários aos domingos e gosta de curtir uma preguicinha; ou quer inovar em comemorações que não sejam obrigatoriamente realizadas em outros dias da semana; ou para aproveitar feriados prolongados e jogar o almoço pra bem mais tarde, nada como um bom brunch! Os ingleses elegeram o domingo para essa "atividade”, uma mistura de breakfast (café da manhã) com lunch (almoço). Se eles, tão rígidos em suas tradições, quebraram as regras, por que não podemos fazer o mesmo? Funciona assim: os convidados vão chegando, sem hora marcada. Pode ser depois de um passeio de bicicleta ou uma caminhada, depois de um relaxante banho de piscina ou de cachoeira. Mas é certo que encontrarão uma linda mesa, colorida, florida, guarnecida de saborosas frutas, em ambiente fechado ou ao ar livre. Aliás, nem precisa ter mesa, basta uma toalha estendida no chão de um parque, ou jardim de uma residência — até quintal está valendo —, com guloseimas típicas de um descontraído e aconchegante piquenique! O encontro, com muito papo rolando, pode entrar pelo meio da tarde, acompanhado de pãezinhos, bolos, geleias, manteigas, patês, queijos, frios, iogurtes, frutas e alguns pratos mais encorpados (estes, apenas o suficiente para cumprir o papel de uma refeição leve e de fácil absorção). Em determinadas ocasiões e/ou locais, são bem-vindas as saladas verdes básicas acompanhadas de quiches, crepes, sanduíches, omeletes, ovos mexidos com bacon, salsichas diversas, carpaccios de carne, de frutas, de salmão defumado ou marinados, fatias de rosbife. E ainda sopas frias ou quentes ou até mesmo um bom caldinho de feijão. O importante é manter um clima informal, sempre com charme e com toques diferenciados. E as bebidas? Também seguem a mesma linha. Dá para fazer brindes com sucos de frutas originais e inusitados, cafés, cappuccinos, chás, chocolates quentes ou gelados ou, é claro, até mesmo com um vinho branco ou um delicioso prosecco! Resumindo, podemos servir o brunch tanto ao ar livre como em um ambiente fechado, mas não menos alegre e descontraído. E lembrem-se, certas regras não combinam com este tipo de programa. Esse é o estilo de um perfeito brunch!
UM TOQUE ESPECIAL
Monte uma mesa à americana prática e descontraída. Pratos empilhados sobre um aparador, com talheres agrupados, displicentemente. Salgados e frutas de um lado e bebidas do outro. Louça branca valoriza a comida, mas você pode optar por pratos decorados com motivos campestres. Os talheres podem ser totalmente de aço inox ou ter cabos coloridos.
ALGUMAS DICAS
* Escolhas garrafas térmicas coloridas e com designs diferentes. Copos grandes e taças de diferentes tamanhos e cores. Se for ao ar livre, há no mercado, descartáveis lindos, baratos e de boa qualidade. Mesa com folhagens ou tecidos com flores ficam lindas.
* Os guardanapos podem ser coloridos e de papel, principalmente ao ar livre. Em ambientes fechados os guardanapos de panos igualmente coloridos também são uma opção. Toalhas rústicas e claras têm a cara de brunch ao ar livre. Floridas e ou com folhagens servem bem em qualquer ambiente.
* Aproveite os queijos de diferentes tipos, inteiros ou em lascas, para enfeitar a mesa. Frios agrupados formando círculos ou flores ajudam decorar. Pode variar bastante nos queijos: roquefort, emmenthal, estepe, muçarela, parmesão, queijos frescos, entre outros. Os frios também podem variar: presunto cozido, de Parma, peito de peru, salame e lombo canadense são alguns deles.
* Sucos de cores vibrantes ficam bem em jarras transparentes ou em filtros de vidro. Um suco opaco pode ser servido num filtro de barro ou água aromatizada.
* Hoje em dia, o brunch é muito usado em festas de noivados, batizados e até mesmo em casamentos. Fica aqui uma dica legal!
* Cestas de diversos tamanhos com pães variados e cortados ou inteiros com arranjos de trigo velho e "grissinis” (palitos italianos) espetados em comprimentos diferentes ficam lindos.
GLOSSÁRIO
BRUNCH
Termo oriundo da junção das palavras breakfast (café da manhã) e lunch (almoço), que designa a refeição reforçada, tomada no fim da manhã e início da tarde (entre 11 e 15 horas), em substituição ao café da manhã e ao almoço. Desta refeição constam café, chá, torradas, pão, manteiga, geleias, omeletes ou ovos mexidos, panquecas, sucos, salsichas ou outro prato de embutidos ou patês, entre outras coisas. Tradição inglesa, muito popular no início do século XIX, tornou-se prática e aceita internacionalmente.
IDEIA INGLESA, PROPAGANDA AMERICANA!
Foram os anglo-saxões que tiveram a ideia de juntar as duas refeições em uma, provavelmente servida na chegada das caçadas. No final do XIX, a expressão brunch foi consagrada pela revista Hunter’s Weekly. Os Estados Unidos levaram cerca de 30 anos para encampar a novidade, e depois a divulgaram mundo afora. Inclusive no Brasil, que assimilou muito bem a mistura de almoço e café da manhã. Restaurantes e hotéis, especialmente nas capitais, já optam por servi-la aos domingos.
RECEITAS
SUCO DE MELANCIA, MEL E CANELA
Ingredientes: polpa de ½ melancia (1 kg), 2 colheres de chá de canela em pó e 2/3 de xícara de mel.
Modo de preparo: no liquidificador, bata todos os ingredientes, coe e sirva gelado.
Rendimento: 12 copos.
OVOS MEXIDOS COM SALMÃO E ALHO-PORÓ
Ingredientes: 15 ovos, 1 xícara de creme de leite fresco, 4 colheres de sopa de manteiga, 2 xícaras de alho-poró cortado em rodelas, 250g de salmão defumado cortados em tirinhas e sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
1. Numa tigela grande e funda, bata os ovos até obter uma mistura homogênea. Junte o creme de leite fresco e misture. Tempere com sal e pimenta-do-reino (não esqueça que o salmão defumado já vem salgado).
2. Numa frigideira grande e antiaderente, derreta a manteiga em forno médio. Junte o alho-poró e refogue por 5 minutos ou até ficar macio. Acrescente a mistura de ovos e cozinhe, sem mexer, por 3 minutos ou até os ovos começarem a ficar firmes. Mexa ligeiramente os ovos, junte o salmão defumado e misture. Cozinhe por mais 2 minutos ou até os ovos ficarem ligeiramente firmes, porém cremosos. Sirva imediatamente ou deixe sobre um réchaud.
Rendimento: 12 porções.
Notas: Tenha cuidado para não cozinhar os ovos demais. Eles devem ficar úmidos e cremosos.
SALADA DE FRUTAS FRESCAS E SECAS COM MOLHO DE IOGURTE
Ingredientes:
4 kiwis, 2 papaias, ½ abacaxi, ½ melão, 2 goiabas vermelhas, 30 morangos, 1 ¼ de xícara de passas pretas, 1 xícara de damasco seco cortado em lascas, 2/3 de xícara de amêndoas picadas, 1 xícara de nozes picadas.
Molho: 1 ½ xícara de iogurte natural, 1/3 de xícara de açúcar mascavo (se desejar use o açúcar refinado).
Modo de preparo:
1. Corte as frutas frescas em lâminas e disponha de forma decorativa e separada em uma travessa grande e rasa (ou em taças individuais). Cubra com papel filme e leve para gelar por uma hora.
2. Numa tigela, bata o iogurte com o açúcar e reserve.
3. Na hora de servir, salpique metade das frutas secas por cima da travessa de frutas. Despeje o molho de iogurte. Finalize espalhando por cima o restante das frutas secas.
Rendimento: 12 porções.
Notas: Use as frutas de sua preferência ou as da época. Sirva o molho numa molheira, se preferir, e decore com um generoso buquê de hortelã. Fica lindo!
BOM APETITE!!!
Deixe o seu comentário