Aprendendo tecnologia - Primavera conectada

Thiago Schaustz · thiago@ts2informatica.com.br
sexta-feira, 20 de setembro de 2013
por Jornal A Voz da Serra

O mês de setembro apresenta uma das mais belas demonstrações da natureza. Neste mês, mais precisamente no dia 22, ocorre o início da primavera. Para muitos, é a estação mais bonita do ano, e não posso contradizer isso, afinal de contas, é o mês onde acontece o florescimento de diversas espécies de plantas e temos as temperaturas mais agradáveis do ano. É a estação que sucede o frio rigoroso do inverno e antecede o calorão do verão.

A estação dos apaixonados é motivo de muito trabalho para alguns friburguenses. Nossa querida Nova Friburgo é a maior produtora de flores de corte do estado do Rio de Janeiro, motivo de orgulho para todos nós. Parabéns, floricultores!

Sem querer fazer trocadilhos, nem tudo são flores. Apesar do título, nossa economia neste ramo poderia ser muito maior. Logicamente, diversos fatores contribuem para o sucesso de um empreendimento, mas a precariedade da comunicação em alguns pontos afastados do centro da cidade dificulta a vida dos produtores de flores. Em Vargem Alta, por exemplo, a falta de investimentos em telefonia e internet reduzem, drasticamente, a venda dos produtos.

Para termos uma noção, a tecnologia está presente desde a produção até a logística de todos estes produtos, com isso, a comunicação entre produtor, revendedor e cliente é essencial. Infelizmente, as opções de internet e telefonia no campo são poucas, muito caras e de baixa qualidade, o que, por muitas vezes, inviabiliza a contratação destes serviços, reduzindo o poder de competitividade dos produtores.

A justificativa para esse apagão nessas áreas é o alto custo e baixo retorno para os provedores de internet e telefonia. Realmente, levar estrutura onde há poucos usuários fica caro mesmo, mas há meios para cobrir essas áreas, podendo ser até um grande meio de marketing para os provedores. Fica a dica! Não tenho dúvidas que os produtores ficarão eternamente gratos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade