Gastronomia - 06/07/2013

Chico Figueiredo · chicop.figueiredo@gmail.com
sexta-feira, 05 de julho de 2013
por Jornal A Voz da Serra

SOPAS: APRECIADAS POR MUITOS, PRINCIPALMENTE NO INVERNO!

Tem para todos os gostos: cremosa, purê, papinha, caldinho, suculenta. E até a de "entulho”, como é chamada aquela sopa maravilhosa com tudo que se tem direito: carne, legumes, macarrão e muita criatividade! Nesta época fria, é uma excelente pedida para evitar que se coma demais. Uma sopa à noite bem quentinha é ótima para esperar o sono chegar. Particularmente, gosto de sopa o ano todo. Ela não precisa estar muito quente e alimenta bastante, até mesmo antes de ir para uma boa noitada. Com o mês de julho cheio de boas programações de inverno, como os festivais, antes ou depois é uma excelente opção para enfrentar o sereno! Aproveitem as dicas da semana, que são bem fáceis e muito apetitosas! Divirtam-se!

 

GLOSSÁRIO

SOPAS – Basicamente, é um líquido aromatizado, servido nas refeições antes das comidas sólidas, para estimular o suco gástrico. Apresenta inúmeras variedades: caldos simples, claros e concentrados, a bisque ou creme de peixe (que exige alguma técnica para ser preparada), purês de vegetais, caldos grossos e fortes, cremosos, salgados ou doces, quentes e frios. Algumas, de tão completas, valem como uma refeição. A sopa como conhecemos é um preparado de tradição europeia, desconhecido entre os índios brasileiros e os negros escravos. Da Grécia passou à história apenas o "caldo negro”, feito de sangue de alguns animais, vinagre, sal e ervas aromáticas. Em Roma, inicialmente pastoril, sobe de classe e acaba chegando ao imperador: Nero não dispensava um caldo morno de alho-poró para proteger suas cordas vocais. Ela atinge seu auge na Idade Média, encontrada em todas as casas e em todas as refeições. Fortemente condimentadas, eram sempre de um colorido forte, conseguido com especiarias (açafrão = amarelo), com ervas (verdes), com legumes (beterrabas = vermelho) ou com amêndoas (branco). A partir do século XVI, graças ao incentivo e divulgação de duas Médicis, Catarina e Maria, e mais tarde, os Luíses da França, começam a surgir as grandes sopas da cozinha do Ocidente. Seu nome deriva do verbo alemão suppen (sorver), que se tornou Suppe e originou a soup inglesa, a zuppa italiana, a soupe francesa e a sopa portuguesa.

 

RECEITAS

 

SOPA DE LEGUMES COM LENTILHA


Ingredientes: 

2 colheres de sopa de azeite, 3 dentes de alho picados, 1 cebola grande picada, 1 xícara de lentilha, 4 folhas de acelga cortadas em tiras, 2 folhas de repolho cortadas em tiras, 1 chuchu cortado em cubos, 1 batata cortada em cubos, 1 abobrinha em cubos, 1 talo de alho-poró cortado em rodelas, sal a gosto, 2 litros de água e 1 tablete de caldo de carne.


Modo de preparo:

• Numa panela de pressão, aqueça o azeite em fogo médio. Junte o alho, a cebola e a lentilha e refogue por cinco minutos. Acrescente os demais ingredientes. Tampe a panela e cozinhe na pressão por dez minutos em fogo alto. Adicione sal se necessário. Sirva quente.

Rendimento: 8 porções.

Notas: O caldo de carne pode ser o da sua preferência. A sopa fica bem mais saborosa com um caldo preparado por você. Mais na falta, use o industrializado mesmo!

 

SOPA CREMOSA DE MILHO COM PESTO


Ingredientes: 

1 cebola cortada em pedaços, 3 dentes de alho em pedaços, 3 colheres de sopa de azeite, 1 lata de milho verde em conserva, 2 colheres de sopa de farinha de trigo e 4 xícaras de caldo de legumes.

Pesto: ½ xícara de folhas de manjericão, 1 dente de alho, ½ xícara de azeite e ½ xícara de parmesão ralado.


Modo de preparo:

• Numa panela, coloque a cebola, o alho e o azeite e leve ao fogo médio, mexendo às vezes, por cinco minutos ou até começar a dourar. Junte o milho escorrido, misture e cozinhe por 2 minutos.

• Acrescente a farinha de trigo e frite, mexendo, até começar a dourar. Junte o caldo de legumes e deixe ferver. Retire do fogo e bata no liquidificador. Passe por uma peneira, devolva à panela e deixe ferver.


Pesto:

• No liquidificador, bata todos os ingredientes até a mistura ficar homogênea. 

Sirva a sopa com uma colherada de pesto por cima.

Rendimento: 4 porções.

Notas: Se desejar uma sopa mais cremosa, utilize duas xícaras de creme de leite fresco ou de leite no lugar das xícaras do caldo de legumes. Mas lembre-se de que a quantidade de calorias vai aumentar muito. A mesma receita pode ser feita com outros enlatados, como grão-de-bico ou ervilhas em conservas ou congelada. Todas as opções ficam muito boas.

 

SOPA CREMOSA DE ABÓBORA E ESTRAGÃO


Ingredientes: 

¼ de xícara de manteiga, 1 cebola em rodelas, 1 kg de abóbora sem casca em cubinhos, 1 dente de alho picado, 2 xícaras de caldo de legumes, 3 colheres de sopa de estragão fresco picado, 1 xícara de leite e ½ colher de suco de limão.


Modo de preparo:

• Numa panela média, derreta a manteiga e refogue a cebola até ficar macia. Junte a abóbora e o alho. Tampe e cozinhe por 25 minutos ou até a abóbora ficar macia. Adicione o caldo e o estragão. Deixe ferver e cozinhe por mais 10 minutos. Quando amornar, bata no liquidificador.

• Devolva à panela, junte o leite e o suco de limão e leve ao fogo baixo, para aquecer, sem deixar ferver. Para servir, decore com folhas de estragão.

Rendimento: 4 porções.

Notas: Para quem gosta de gengibre em pó, coloque uma pitada em cada prato na hora de servir. Dá um toque especial!

                                              

BOM APETITE!







CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade