Viva Santo Antônio!
Viva São João! Viva São Pedro!
O mês de junho é tempo de pular fogueira, comer pé-de-moleque, paçoca, beber quentão, chocolate quente e muito mais... Eu, como um adepto dessas festas, sempre dou uma passadinha pelos forrós para saborear essas gostosuras! Infelizmente, as festas de rua não têm mais aquele charme de alguns anos atrás, onde bandeirinhas cobriam todo o arraial, com bambus abrindo a festa decorando as barraquinhas, uma linda e imensa fogueira para aquecer o frio, muita quadrilha para dançar a noite inteira e aproveitar para uma boa paquerada, recebendo muitos telegramas de amor! Mas, os tempos são outros e temos que nos conformar e curtir assim mesmo essas deliciosas manifestações folclóricas que só trazem alegria e animação nas noites frias de inverno! Vamos aproveitar as festas e para aqueles que comemoram em casa, aí vão algumas sugestões de receitas simples para você pular a fogueira e chamar os amigos!
GLOSSÁRIO
Quentão
Bebida típica das festas juninas é originária, e ainda hoje bastante consumida, no interior de São Paulo e Minas Gerais. Prepara-se com cachaça, açúcar caramelizado, canela, casca de limão, cravo, e gengibre. Deve ser servido quentíssimo em canequinhas.
Canjica
1. Sopa de milho branco cozido, ao qual se misturam leite de vaca e de coco, açúcar, cravo e canela. Esta denominação é usada no Sul e Centro do país. No Nordeste, é chamada mangunzá, termo trazido pelos negros da África. Quando engrossada com fubá de arroz, chama-se mangunzá de colher. Quando tem consistência ainda mais firme, mangunzá de cortar.
2. Assim é chamado, no Norte do país, o creme de milho cozido com leite de coco e açúcar. Este prato, no Sul do Brasil, é conhecido como curau.
3. Guisado de feijão de Angola, feito com milho esfarelado.
Pé de moleque
1. Doce muito popular no interior de São Paulo, onde é encontrado em cafés e mercearias, feito com melado, amendoim, glucose de milho e bicarbonato de sódio. "Também chamado "expedicionário” ou” para-quedista”, é tradicional nas festas juninas.
2. No Ceará, é um preparo à base de rapadura, castanhas-de-caju e carimã, cozido no forno após envolvido em folhas de bananeira.
3. No maranhão, é um bolinho frito preparado à base de farinha de mandioca e coco ralado.
RECEITAS
BOLO DE FUBÁ
Ingredientes:
Massa: 2 xícaras de fubá, 1 ½ de açúcar, 1 xícara de farinha de trigo, 1 xícara de manteiga, ½ xícara de leite, 1 ½ colher de sopa de fermento em pó, 1 colher de sopa de vinagre e 4 ovos.
Calda: 4 xícaras de coco ralado, 1 ½ xícara de leite de coco, ¼ de xícara de açúcar e 1 colher de sopa de maizena.
Acessórios: Assadeira de 30 x 20 cm e papel manteiga.
Modo de preparo:
1. Numa tigela misture o leite ao vinagre e reserve. Bata a manteiga com o açúcar na batedeira até obter um creme leve. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo após cada adição. Bata por mais dois minutos.
2. Em outra tigela misture a farinha ao fermento a ao fubá. Adicione essa mistura à massa, alternando com o leite reservado. Misture bem.
3. Aqueça o forno em temperatura média. Forre a assadeira com o papel-manteiga e unte com manteiga. Despeje a massa na assadeira e leve ao forno por 35 minutos ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo.
4. Retire do forno e deixe amornar. Desenforme. Corte o bolo em losangos com 2,5 cm de lado e reserve.
Calda
1. Numa panela pequena, misture o leite de coco, com açúcar e a maizena e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar ligeiramente. Retire do fogo e deixe esfriar.
2. Banhe os pedaços de bolo nessa mistura e, em seguida, passe-os no coco ralado.
Rendimento: 40 pedaços.
CURAU CREMOSO
Ingredientes:
2 xícaras de água, 2 xícaras de leite de coco, 1 ½ xícara de açúcar, 6 espigas de milho e 2 litros de leite.
Modo de preparo:
1. Debulhe o milho, cortando-o com uma faca. Bata no liquidificador os grãos com água e depois passe por uma peneira.
2. Transfira a mistura para uma panela. Acrescente o açúcar, o leite e o leite de coco. Cozinhe em fogo alto, mexendo sempre, até ferver.
3. Abaixe o fogo e continue cozinhando, mexendo às vezes, por 30 minutos ou até engrossar ligeiramente. Transfira para o bule e sirva.
Rendimento: 10 porções.
Notas: querendo mais sabor, use uma lata de leite condensado. Só verifique o açúcar para não ficar doce demais.
CROCANTE DE AMENDOIM
Ingredientes:
3 xícaras de amendoim torrado sem casca, 2 xícaras de açúcar, 1 xícara de glucose de milho (karo) e ½ colher de sopa de bicarbonato de sódio.
Modo de preparo:
1. Unte um pedaço grande de papel-alumínio com manteiga e reserve.
2. Numa panela, misture o açúcar e a glucose de milho e leve ao fogo médio, mexendo às vezes, por dez minutos ou até obter uma calda escura.
3. Junte o amendoim e misture bem. Retire do jogo, adicione o bicarbonato de sódio e misture rapidamente.
4. Despeje sobre o papel-alumínio e espalhe. Quando esfriar, retire o papel e ponha o doce sobre uma tábua de madeira. Use um martelinho para quebrá-lo em pedaços irregulares.
Rendimento: 60 pedaços.
Notas: Esta receita é uma variação do tradicional pé de moleque, que leva rapadura ou melado.
QUENTÃO
Ingredientes:
1 xícara de chá de açúcar, 2 copos de água, 2 limões cortados em rodelas, 3 pedaços de casca de canela, 1 pedaço de gengibre, limpo e cortado em rodelas e 1 litro de cachaça de boa qualidade.
Modo de preparo:
1. Leve o açúcar ao fogo numa panelinha e mexa até ele caramelizar.
2. Acrescente a água e deixe ferver até a calda do açúcar apurar.
3. Adicione os limões, a casca de canela, o gengibre e a pinga; tampe a panela e deixe ferver, em fogo lento, por cinco minutos.
4. Sirva em canequinhas ou xícaras de cerâmica ou porcelana.
Deixe o seu comentário