Reticências
Editora Livro, 2012
A jornalista e artista plástica Nilza Barude, de forma corajosa, narra a experiência que teve ao se apaixonar virtualmente por um homem que subitamente desaparece, deixando saudades do "quase” tudo que a autora viveu com ele.

Quando o virtual cai na real – Editora Record, 2002
O livro é resultado de uma pesquisa da jornalista Alice Sampaio, que passou um ano e meio em salas de bate-papo e sites de encontro na internet, para descobrir o que pensam as pessoas que optam por esse tipo de relacionamento. Sem poupar detalhes, até os mais picantes, narra 17 histórias que formaram a pesquisa, além de dar dicas diversas sobre o assunto.

Sobre a Fragilidade dos Laços Humanos (Liquid love: on the frailty of human bonds) – Editora Zahar, 2004.
O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, um dos intelectuais mais populares da atualidade, descreve as novas formas de relações dentro de um momento, que segundo ele, estamos inseridos: os tempos líquidos, onde tudo muda de forma acelerada.”Vivemos tempos líquidos. Nada é para durar”. . Segundo o autor, a proximidade virtual e a não virtual trocaram de lugar: agora a proximidade virtual é que se tornou a nossa realidade.

Editora M. Books, 2010
Érica Queiroz defende os encontros virtuais, baseando-se inclusive em sua própria experiência: conheceu seu grande amor dessa forma. No livro, ela desvenda os mistérios dos sites de relacionamentos, ensina a criar um perfil vencedor, dá dicas de como se prevenir contra golpistas, viciados em namoro on-line e pessoas casadas, além de mostrar os passos importantes para o primeiro encontro e como se deve prosseguir para se ter um relacionamento real.
Deixe o seu comentário