Gastronomia - 09/03/2013

Chico Figueiredo - chicop.figueiredo@gmail.com
sexta-feira, 08 de março de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Gastronomia - 09/03/2013
Gastronomia - 09/03/2013

perfil


CHICO JOY
MODELADOR
EM BISCUIT

NÃO COME: Jiló.
COME DE JOELHOS: Camarão e farofa de banana da minha mãe.
GOSTA DE COZINHAR: Não sei cozinhar.
SOBREMESA: Açaí, sorvete, chocolate... Doce é comigo mesmo.
BEBIDA QUE APRECIA: Água. 
BOTECO PREDILETO: Não tenho preferência.
RESTAURANTE PREDILETO: Zero Grau.
PARA ALMOÇAR: Excalibur. Mas nada como almoçar em casa, com a família.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Rio de Janeiro.
SERRA OU MAR: Os dois. Nasci na serra e passo a maior parte do tempo aqui. Então, dar um pulinho no mar é bacana!
UM JANTAR INESQUECÍVEL: Com a família e pessoas especiais.
O QUE É SER BEM SERVIDO: Com carinho.
O QUE É SERVIR BEM: Proporcionar bons momentos.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Clima, natureza e Lumiar (que tem a natureza mais linda do Estado).
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Trânsito, confusão 
administrativa, enchentes.
UMA SAUDADE, UM SONHO: Saudade da minha infância. Meu sonho é viajar o mundo todo.  
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Continuar alavancando o turismo e a cultura. Assim novos restaurantes, de diferentes tipos, poderiam surgir. 
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Que essa cidade possa olhar por todos, e fazer de sua população um povo mais feliz, independente do lado que você esteja. 


minutas

- Quem não conhece ou ainda não viu a arte em “biscuit”? Nosso querido amigo Chico Joy nasceu em Nova Friburgo e é formado em Artes Visuais. Trabalha há cerca de 10 anos com modelagem em biscuit. Há cinco anos é professor do mesmo segmento na Loja Prátika, na Rua Oliveira Botelho 42. Também desenvolve oficinas periódicas no Sesc, de caricaturas de noivos e peças para festas em geral, bolos cenográficos, caricaturas de famosos, personagens de desenhos animados, filmes e arte religiosa.  E a “arte” do nosso querido Chico não para por aí! Participou do II Encontro Latino Americano de Arqueologia, expondo maquetes de diversos sítios arqueológicos do Brasil. Apresentou no Sesc as exposições Berços de Ouro, em 2010, com várias versões e releituras de presépios, e Cores de Cordel, em 2011, com peças sobre a cultura nordestina. Suas mostras são sempre imperdíveis! Um viva ao maravilhoso e surpreendente Chico Joy! Um viva maior ainda aos artistas que tanto encantam nossa cidade com seus talentos!


dicionário

FARINHA DE MANDIOCA – Feita com mandioca moída é branca e fina. Também conhecida como farinha da terra, farinha seca ou farinha de pau.

FAROFA – Prato de acompanhamento, sua base é sempre a farinha de mandioca dourada no fogo. É então temperada com sal e misturada a algum ingrediente que a caracteriza e lhe empresta o nome: azeite de dendê, manteiga, gordura do casco da tartaruga, ovos, miúdos, ameixas etc., a farofa de azeite de dendê também é conhecida por “farofa amarela”. Deve ficar com consistência seca e torrada.


receitas

FAROFA DE BANANA
Ingredientes: 6 bananas-da-terra cortadas em rodelas; óleo para fritar; 2 colheres de sopa de manteiga; 1 cebola picada; 2 xícaras de chá de farinha de mandioca; e sal a gosto.

Modo de preparo:
1. Frite a banana em óleo quente e reserve.
2. Derreta a manteiga em uma panela e refogue a cebola.
3. Acrescente a banana frita e, por último, a farinha de mandioca. Acrescente o sal. Mexa bem e sirva. Acompanha muito bem, peixes.
Rendimento: 6 porções.

FAROFA DE DENDÊ
Ingredientes: 3 cebolas, ½ xícara de chá de azeite-de-dendê, 2 ½ xícara de chá de farinha de mandioca torrada e sal.

Modo de preparo:
1. Pique a cebola não muito fino e frite-a no azeite de dendê.
2. Depois, vá adicionando a farinha de mandioca, aos poucos, e mexendo sem parar com uma colher de pau.
3. Tempere com sal a gosto e continue mexendo até que a farofa fique solta e bem quente. Se necessário, aumente a quantidade de farinha ou de azeite de dendê. Sirva com pratos à base de peixe.
Rendimento: 6 porções.

FAROFA DE MIÚDOS DE FRANGO
Ingredientes: 1 xícara de chá de miúdos de frango picados; sal; 1 xícara de chá de banha de porco; 2 cebolas picadas; ½ xícara de chá de azeitonas sem caroço; 1 pitada de noz-moscada ralada; e 2 xícaras de chá de farinha de mandioca.

Modo de preparo:
1. Coloque os miúdos numa panela, junte dois copos de água temperada com sal e leve ao fogo baixo. Cozinhe até reduzir o líquido e obter um molho. Retire do fogo e reserve.
2. Derreta a banha e doure a cebola. Junte os miúdos com o molho, às azeitonas e à noz-moscada e misture bem.
3. Em seguida, vá adicionando a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sempre. Retire do fogo e sirva, acompanhando frango assado ou ensopado.
Rendimento: 4 porções.

Notas: Essas farofas são ótimas e rápidas para aqueles que não querem ter muito trabalho na cozinha ou não tem muita prática com o fogão. Para aqueles que gostam de mais sabor, podem aproveitar essas receitas para dar uma “incrementada” nelas.                     

BOM APETITE!!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade