Amine Silvares
Compulsões, fissuras e vícios não são saudáveis. Diversos fatores podem causar a busca de satisfação emocional através de um comportamento que pode ser prejudicial à saúde. Com a terapia correta, é possível se livrar de manias se livrando de traumas muitas vezes escondidos no subconsciente.
A terapeuta floral Ivone Hénot contou que dentre as compulsões que seus pacientes mais procuram resolver, as relacionadas à comida são as mais populares. “Há gente que declara precisar de quantidade. Outros dizem que não comem tanto, mas que beliscam ao longo do dia. Há quem tem uma fissura específica, só por mousse de chocolate, por exemplo. Outros são loucos por farináceos. Em suma, alimentos e bebidas de efeito insulínico”, explicou.
Há mais de 20 anos trabalhando na área, Ivone ainda afirmou que muitos vícios não são superados, são apenas substituídos, como o do cigarro. “Não adianta largar na marra uma fissura porque se o problema de fundo não é equacionado, o desejo de algo externo vai continuar” argumentou.
O estresse e traumas de infância e adolescência são grandes desencadeadores de vícios e compulsões. As experiências mal-resolvidas se acumulam e a comida, por exemplo, pode se tornar um consolo, uma forma de se anestesiar. Ela dá um exemplo. “A mãe insistia com a filha para comer só alimentos naturais e a impedia de provar guloseimas. A filha hoje está enorme porque decidiu comer de tudo. Come para se autoafirmar. Embora queira emagrecer, também não quer dar o braço a torcer para a mãe. Para ela, a comida em quantidade é uma forma de peitar a mãe e de dizer ‘eu faço o que eu quero’”, relatou Ivone. Para o tratamento, ela recomenda voltar ao passado e descobrir as raízes de cada fissura.
“Antes de tudo, é preciso fazer um mapeamento do problema da pessoa. Depois, escolhemos áreas de estresse que precisam ser resolvidas através de mudanças de percepção. O fato passado, a gente não muda, mas pode-se mudar a interpretação do mesmo e é justamente isto que nos amplia possibilidades de superação. Atuamos também no nível do subconsciente onde estão os automatismos”, esclareceu.
Resolver as questões que levam à criação de manias, compulsões e fissuras pode ser a solução para eliminar outros problemas de saúde. Em relação às compulsões relacionadas à comida, é possível desenvolver doenças graves como diabetes e obesidade, que podem levar à problemas cardíacos.
Deixe o seu comentário