Gastronomia - 23/02/2013

Chico Figueiredo - chicop.figueiredo@gmail.com
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra

ISAIAS FREIRE DOS SANTOS 
ECONOMISTA

NÃO COME: Miúdos de qualquer espécie.
COME DE JOELHOS: Camarão e lagosta, de preferência, grelhados.
GOSTA DE COZINHAR: Sempre. Frutos do mar e carnes de caça. Minha esposa e filha são carnívoras.
SOBREMESA: Nenhuma, não ligo para doces, apesar de fã inveterado de chocolates.
BEBIDA QUE APRECIA: Minha bebida predileta já foi o uísque. Hoje são as cervejas belgas e artesanais.
BOTECO PREDILETO: Ninho do Guaxo, em Lumiar.
RESTAURANTE PREDILETO: Miditerrâneo e Além do Jardim, respectivamente, Ponte da Saudade e Mury, Nova Friburgo.
PARA ALMOÇAR: Miditerrâneo, com o chef Denis.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: No Brasil, Rio de Janeiro, Tiradentes, Recife... No exterior, São Francisco, Roma, Veneza...
SERRA OU MAR: Mar, apesar de minha relação com ele ser platônica. Amo o mar, mas raramente ultrapasso o limite do calçadão. Entrar na água? Nem pensar. Estar perto já me basta.
UM JANTAR INESQUECÍVEL: Início dos anos 90, no Le Saint Honoré (Le Méridien, no Leme), então chefiado pelo francês Dominique Oudin e capitaneado por Paul Bocuse. Sentado à mesa com minha esposa, perguntei-lhe o que escolheria para jantar. Ela sugeriu o menu degustación para nós dois. Quando saímos, obviamente satisfeitos, perguntei por que, entre tantas opções, ela escolhera justamente o prato mais caro do cardápio. Surpresa, respondeu: “Como eu poderia saber? O cardápio feminino não tem preço!” Tudo bem, comemorávamos sua formatura, a comida fora maravilhosa e a conta... inesquecível. 
O QUE SER BEM SERVIDO: Presteza e gentileza no atendimento.
O QUE É SERVIR BEM: Oferecer em sua casa os tais pratos que comeria de joelhos, sem querer ser pretensioso ou esnobe.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A natureza, a cumplicidade da população para com a cidade. A tranquilidade.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Falta de estrutura turística para uma cidade que se diz “turística”. Falta de vontade política para a solução de problemas de fáceis soluções. Baixo nível cultural de grande parte da população.
UMA SAUDADE UM SONHO: Pastel de nata da vovó Noêmia (ela ficava dias e dias recolhendo nata para fazer pastéis). Não tenho sonhos. Procuro realizar o que planejo e que estão ao meu alcance. “Sonhos”, para mim, traduzem a ideia de impossibilidade de realização. Sou um homem prático e realista. 
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? A nível microeconômico, poucos cozinheiros de nossa região são realmente chefs e se dão ao trabalho de pesquisar novos ingredientes, novos sabores, e se atualizarem e ousarem. É preciso mais ímpeto e curiosidade para realmente fazer a diferença. A nível macro é necessário o fomento de políticas públicas de propaganda, de incentivo ao turismo, de promoção de festivais gastronômicos (nada de barraquinhas na praça vendendo churrasquinho e salsichão...), e de cursos profissionalizantes e de graduação que formem um polo de referência na cidade.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “É a curiosidade que move o mundo. É preciso querer conhecer para crescer e buscar o melhor.”


minutas

- O nosso querido Isaias Freire dos Santos é friburguense, economista, mestre em gestão e empresário do ramo plástico, em Nova Friburgo. É também consultor econômico na empresa Furnas Centrais Elétricas, no Rio de Janeiro, e professor de pós-graduação na UFF, em Niterói. Nas horas vagas, é o “cozinheiro” da família. Isaias é um gentleman. Casado com a tradutora Ana Beatriz Manier, o casal tem uma filha chamada Eugênia. Um viva bem grande a todos que apreciam a gastronomia friburguense! Um viva maior ainda ao querido Isaias e sua maravilhosa família!
- ANDRÉ – Café e bistrô – O meu querido amigo André está arrebentando com sua deliciosa casa! O espaço é muito bem montado, tem ótimo serviço e um cardápio variadíssimo! Vale a pena uma visita! Rua Monsenhor Miranda 20, Centro. Telefone: (22) 2523-6598. Um viva enorme e muito sucesso ao André – Café e bistrô!

dicionário

GRELHADO – Carnes, aves ou peixe preparados na grelha.
GRELHAR – Uma das primeiras e mais importantes técnicas culinárias de cozimento. Com este método, o alimento é submetido ao calor irradiado de grelhas elétricas ou a gás, lareiras ou churrasqueira a carvão. É apropriado para carnes tenras, aves, peixes e vegetais que necessitem de pouco tempo de cozimento. Não é recomendado para alimentos rijos. Pequenas porções são mais fáceis de grelhar, ficando tostada por fora e cozidas por dentro. Para se obter o melhor resultado, são necessários cuidados com o corte do alimento, sua posição em relação ao calor, a dosagem deste, a rega dos alimentos e sua rotação periódica para um cozimento por igual e o ponto de cozimento. Esta técnica comporta diversos graus de cozimento: ao ponto, significa o melhor ponto possível ou o ponto ideal de cozimento para aquele tipo de cozimento; bem-passado significa um ponto além do ponto ideal; malpassado, um pouco aquém do ponto ideal de cozimento.

receitas

ESPETINHOS DE LEGUMES GRELHADOS COM MOLHO ORIENTAL

Ingredientes: 1 abobrinha italiana em fatias grossas, 1 cenoura em fatias grossas, 1 couve-flor pequena separada em buquês, 100g de cogumelos paris limpos e azeite a gosto para pincelar.

Molho oriental: ½ xícara (chá) de azeite, 1 pedaço de gengibre de 5 cm ralado, 2 laranjas (só o suco), 3 colheres (sopa) de shoyo, 2 colheres (sopa) de açúcar, ¾ de xícara (chá) de água e 1 colher de sopa de salsa picada.

Modo de preparo: Em espetinhos de inox ou madeira, intercale os legumes a gosto. Pincele com azeite e grelhe em uma churrasqueira ou na grelha sobre o fogão até o ponto desejado.
Molho: Enquanto grelha os espetinhos, coloque todos os ingredientes do molho, exceto a salsa, numa panela. Ferva por dez minutos ou até que o molho esteja reduzido à metade. Junte a salsa e sirva com os legumes.

Rendimento: 16 porções.

Notas: Aproveite essa receita de espetinho e acompanhe com saladas publicadas nas edições anteriores! Preferindo mais sabor, escolha uma carne ou até mesmo pedaços de bacon ou linguiça e intercale com os legumes. É um excelente acompanhamento!
                        
BOM APETITE!!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade