Aprendendo tecnologia - Celular: acrescenta o 9 para virar 9 dígitos

Thiago Schaustz - thiago@ts2informatica.com.br
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Chegou a hora! A partir de outubro deste ano, os celulares do estado do Rio de Janeiro (com DDD 21, 22 e 24) irão sofrer uma alteração já esperada em seus dígitos. A inclusão do dígito 9, na frente do atual número, já é realidade em São Paulo e agora chega até o povo carioca e fluminense.
Essa medida da Anatel tem como base a limitação das linhas com 8 dígitos, que são utilizadas atualmente. No caso de SP, segundo a agência, antes da alteração existiam 45 milhões de chips em uso ou à venda, o que representava cerca de 95% do limite, o que geraria um esgotamento de linhas em torno de 1 ano e meio. Com a inclusão do 9º dígito, poderão ser vendidos até 90 milhões de novos números.
A alteração afeta somente os usuários de celular, interferindo nas ligações de telefones fixos para móveis e de móveis entre si. Toda essa mudança é obrigatória e gratuita, sendo de responsabilidade das operadoras.
Tudo isso gera um transtorno que pode ser esquecido nesse momento, mas vai ser lembrado quando for efetivada a inclusão do 9, que é a alteração da agenda dos aparelhos para incluir um a um. Imagine só a inclusão manual do dígito 9 em todos os seus contatos gravados no aparelho. É bem chato isso, cá entre nós!
Para solucionar esse problema, quando houve a alteração em São Paulo, os desenvolvedores liberaram um aplicativo para incluir o dígito novo em todos os contatos do aparelho. Esse aplicativo é gratuito e esse colunista viu versões para Android, iPhone e BlackBerry. O nome varia entre as versões, mas pode ser encontrado como “Nono dígito”. Nesse caso, a versão liberada é só para SP, ainda temos que aguardar a implementação no RJ para baixarmos.
Dica do dia: Para os usuários de smartphones com Android, baixem a atualização 4.1.2. Encontrei ótimos recursos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade