Gastronomia - 09/02/2013

Chico Figueiredo - chicop.figueiredo@gmail.com
sexta-feira, 08 de fevereiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Gastronomia - 09/02/2013
Gastronomia - 09/02/2013

perfil


MÔNICA SOUZA DA COSTA

NÃO COME: Jiló.
COME DE JOELHOS: Massas.
GOSTA DE COZINHAR: Não muito, mas quando faço me dedico e faço bem.
SOBREMESA: Torta de limão, mousse de chocolate.
BEBIDA QUE APRECIA: Vinho e cerveja.
BOTECO PREDILETO: Bar América e o Bar do Mário, no Perissê. 
RESTAURANTE PREDILETO: Miditerrâneo.
PARA ALMOÇAR: Comida caseira e de preferência com a família.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Adoro o Rio de Janeiro.
SERRA OU MAR: Adoro serra, mas o mar é necessário.
O QUE SER BEM SERVIDO: Com gentileza, simpatia.
O QUE É SERVIR BEM: Ser atenciosa, educada e simpática.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, o verde e a hospitalidade.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: No momento, acho que as pessoas estão em nossa cidade por estar, sem acreditar que podemos fazer uma Nova Friburgo melhor.
UMA SAUDADE, UM SONHO: Saudade: meu pai. Sonho: ver meus filhos realizarem os seus sonhos.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Nossa cidade está precisando de mais incentivo para o turismo. Assim, com certeza, a nossa gastronomia seria alavancada. E mais festivais gastronômicos como o Festival da Truta.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “O nosso povo precisa acreditar mais em nossos potenciais, a nossa cidade é linda e tem um clima maravilhoso. Quantos artistas, poetas, quantos talentos a serem descobertos”.
O QUE VOCÊ ACHA DO CARNAVAL FRIBURGUENSE E O QUE PODERIA SER FEITO PARA MELHORÁ-LO? O carnaval friburguense está precisando de incentivo. Temos talentos maravilhosos dentro dos barracões de nossas escolas e blocos, verdadeiros artistas, compositores e intérpretes que fazem tudo por amor, mas o nosso povo não dá muito valor ao nosso carnaval. Precisamos incentivar o carnaval de rua. Como eram bons os bailes infantis na praça com banda, tocando marchinhas de carnaval, os blocos de embalo durante as tardes nos quatro dias de folia!
O QUE REPRESENTA A ESCOLA DE SAMBA “UNIDOS DA SAUDADE” PARA VOCÊ E SUA COMUNIDADE? A Unidos da Saudade é uma paixão, desde os ensaios na quadra de chão batido onde hoje é a nossa quadra. Na verdade, somos uma família, é de arrepiar quando no domingo de carnaval adentramos a Avenida Alberto Braune e a nossa comunidade lota as arquibancadas e a enfeita de roxo e branco. Hoje, toda minha família desfila na Saudade, meu marido (um dos intérpretes), eu e Lucas (harmonia) e Leonardo (bateria).


minutas

MINHA ROXO E BRANCO QUERIDA – Sempre, desde que me entendo por gente, tenho adoração pela Unidos da Saudade. Ficava assistindo aos desfiles encantado com as cores da escola. Infelizmente, só consegui desfilar uma única vez, ainda adolescente, já que fui morar no Rio, mas mesmo assim sempre acompanhei a escola e suas premiações. Nesses quatro anos trabalhando no palanque oficial dos prefeitos, confesso que meu coração batia mais forte quando a “roxo e branco” entrava na avenida. Mesmo assim, sempre tive muito respeito por todas as agremiações e sei da importância e competência de cada uma delas para o carnaval friburguense. Como venho fazendo há alguns anos, eu escolho alguém nessa data de Momo para falar um pouco do nosso belíssimo carnaval. E neste ano estou ainda mais feliz por estar saudando a minha escola do coração.  Ninguém melhor para fazer parte desse momento como minha querida amiga, Mônica Souza da Costa, que tive o prazer de conhecer no Colégio Estadual Jamil El-Jaick, onde passamos nossa infância e adolescência, participando da fanfarra, considerada por anos a melhor do estado. E também do teatro, do esporte e tudo que o excelente colégio nos proporcionava na época. Éramos felizes e sabíamos disso! Mônica é friburguense, estudou e trabalhou no Jornal do Brasil. Hoje trabalha na Casa de Saúde São Lucas, há 11 anos, no setor de hemodinâmica e é muito querida por todos os seus colegas (alias sempre fui muito bem tratado por todos no conceituado hospital) e amigos. É casada com o talentoso e respeitado Paulinho Guaraná, compositor e intérprete da Unidos da Saudade, com quem tem dois filhos: Lucas e Leonardo, membros também da escola de samba. Em tempo: Mônica faz parte da harmonia. Um viva bem grande para essa maravilhosa família! Um viva para a minha querida Unidos da Saudade, a nossa treme terra! Um viva maior ainda para todas as agremiações! E viva o carnaval friburguense! Divirtam-se!


dicionário

SALADA – Nome de origem provençal, salada quer dizer “comida salgada”. Era uma mistura de vegetais crus, temperados com sal, vinagre e azeite. Mais tarde, o termo foi estendido a vegetais cozidos frios, peixe, carne, cereais, ovos e outros ingredientes. A França é o país das saladas, apresentando as mais diversas misturas, dos mais variados ingredientes. Já no século 16 era composta e passava a imagem de confusão. Essa ideia popularizou-se na língua portuguesa, onde salada também se refere a um grupo de coisas misturadas, desconexas. Pode-se constituir num prato por si só ou ser acompanhado de outro. Geralmente é servida acompanhada de molho frio, como a maionese, molho francês ou algum outro cremoso. O molho, além de umedecer e acentuar o sabor da salada, ajuda a combinar os ingredientes entre si. Além dos vegetais, carnes e molhos que podem compor a salada, existem outros ingredientes que funcionam como um complemento, tais como: bacon picado, croûtons (quadradinhos de pão, torrados e amanteigados), nozes e frutos secos picados, sementes de girassol ou de gergelim torradas, salsa, cebolinha, hortelã e outros temperos verdes, mel, casca ralada de limão ou de laranja, óleos, azeites e vinagres, temperos e condimentos, creme azedo, iogurte, queijo ralado grosso ou em quadradinhos, dentre outros. Apenas no século 19 e, outra vez, na França, a salada começou a ser arrumada artisticamente, formando um conjunto equilibrado e bonito. Sem nenhum prestígio no Brasil colonial, sendo considerada até mesmo um alimento vulgar de lavradores, foi somente com a vinda da família real portuguesa, em 1808, que passou a figurar nos cardápios urbanos da corte e da burguesia, que a imitava. É salad, em inglês; ensalada, em espanhol; salade, em francês e salat, em alemão, todos os termos derivado do provençal.


receitas

SALADA DE MAÇÃ E GORGONZOLA

Ingredientes: 1 alface de sua preferência (crespa, americana, romana, roxa ou misturadas), 2 maçãs verdes, suco de ½ limão, 50g de gorgonzola, 1 ½  colher de sopa de iogurte, sal e pimenta-do-reino moída.

Modo de preparo:
1. Separe as folhas da alface, rasgue-as em pedaços largos e coloque-as numa tigela grande para salada.
2. Corte as maçãs em quatro e retire as sementes. Corte os quatro pedaços em fatias mais finas e, depois, em pedaços do mesmo tamanho. Regue-os com uma colher de sopa de suco de limão. Esfarele o queijo gorgonzola.
3. Para fazer o molho, misture o creme azedo ou o iogurte com o resto do suco de limão e tempere a gosto com sal e a pimenta-do-reino moída.
4. Adicione os pedaços de maçã e o queijo à alface, regue tudo com o molho cremoso e misture bem. Depois, sirva a salada em tigelas individuais com mais temperos, caso você prefira.

Rendimento: 4 porções como entrada, e 6 porções como refeição leve. 

BOM APETITE E FELIZ CARNAVAL!!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade