Gastronomia - 02/02/2013

Chico Figueiredo - chicop.figueiredo@gmail.com
sexta-feira, 01 de fevereiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra
Gastronomia - 02/02/2013
Gastronomia - 02/02/2013

perfil


JOSÉ AUGUSTO DE 
OLIVEIRA FERNANDES
EMPRESÁRIO/PROFESSOR


NÃO COME: Escargot.
COME DE JOELHOS: Bacalhau com bastante mussarela.
GOSTA DE COZINHAR? Para amigos e convidados.
SOBREMESA: Todas, principalmente, se combinarem com chantilly.
BEBIDA QUE APRECIA: Um bom vinho (seco de preferência), mas não dispenso um chope.
BOTECO PREDILETO: É uma categoria difícil, mas gosto do Oca Maloca no Willisau.
RESTAURANTE PREDILETO: Viva Rô (Mury), Gourmet Brazil e Chimarron (Centro).
PARA ALMOÇAR: Em casa com deliciosa comida caseira.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Poços de Caldas e São Lourenço.
SERRA OU MAR? Ambos.
UM JANTAR INESQUECÍVEL: Natal de 2010.
O QUE É SER BEM SERVIDO? Sentir-me bem-vindo e à vontade.
O QUE É SERVIR BEM? Servir o proposto com prazer e alegria onde os convidados se sintam desejados e à vontade em minha casa.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, o relevo e o povo.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: Catástrofe de 2011, trânsito e a Praça Getúlio Vargas com os eucaliptos caindo!
UMA SAUDADE UM SONHO: Saudade da minha avó Maria Augusta. Um sonho é criar coragem e passar um Natal em Amsterdã, de onde recebo convites todos os anos. Mas penso no clima e desisto.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO: Acredito que a Ucam está empenhada em formar grandes chefs com nível superior. É uma boa proposta.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “Bem feito é melhor que bem explicado”, Benjamin Franklin. Portanto, aguarde Friburgo, alguma coisa será feita por você!

minutas

- UM CARA QUE VIVE AS ARTES – Tem pessoas que nascem com a arte no sangue e na alma! Tive o prazer de ser apresentado ao Zé por seu irmão Yvan Peixoto (pessoa que também tive o prazer de conhecer há pouco tempo, mas parece que nos conhecemos há anos), e vi que alguma coisa nós tínhamos em comum: gastronomia, teatro, enfim, a sensibilidade de quem gosta de estar envolvido com arte em todos os sentidos. José Augusto é proprietário, juntamente com seu sócio Adriano Reis, de dois salões de beleza: o “Augusto Reis”. Um, na Avenida Alberto Braune 99, sala 307, em Nova Friburgo, e o outro, em Itajubá-MG. Formado pela Faculdade Santa Doroteia, em Geografia, é também professor de inglês. Lecionou em diversas escolas em nossa cidade e municípios vizinhos. Atuou em várias montagens do Grupo de Teatro do Sesc, do nosso querido diretor Luiz Carlos Guaraldi. José Augusto é diretor de teatro do Grupo Grudfil, de Sumidouro, que se apresenta em municípios vizinhos. Ainda escreve livros e textos para teatro. E, para variar um pouquinho, relaxa na cozinha, quando se revela um excelente cozinheiro e amante da culinária mineira! Enfim, Zé é um homem de arte e cultura, o que gratifica e engrandece qualquer ser humano! Um viva bem grande ao maravilhoso e talentoso José Augusto, o nosso querido Zé!


dicionário

SALPICÃO – 1. Carne desfiada de frango, coelho, atum, peru ou outra qualquer, misturada com legumes crus e cozidos, cortados em tiras finas e longas e ligados com molho de maionese ou azeite e ovos, ou creme de leite. É servido como hors-d’oeuvre (o mesmo que antepasto) ou primeiro prato. Já no século XVI, Taillevent preparava esta entrada fria. 2. Enchido português de espessura grossa, frito com carne de porco, lombo ou pernil, que ficou em vinha-d’alhos por 48 horas. Depois de enchida, a tripa deve ser seca em fumeiro por, pelo menos, 12 horas.

SALPICON – Mistura francesa de diversos ingredientes cortados em pequenos cubos umedecidos com molho, usado como recheio de tartelletes (pequena torta aberta) e canapés. Dependendo dos ingredientes empregados, recebe um nome diferente: salpicon à la royale, trufas e cogumelos unidos com purê de galinha; salpicon d’anchois, filé de anchova cortada em cubinhos usados quentes ou frios, dependendo da receita: salpicon de pommes de terra, batatas cozidas cortadas em cubo, misturada com molho de maionese.

receitas

SALPICÃO DE FRANGO DEFUMADO

Ingredientes: 2 cenouras sem casca em tiras, 5 talos de salsão em tiras, 2 maçãs verdes, 2 colheres (sopa) de suco de limão, 2/3 de xícara (chá) de azeitona verde cortada em tiras, 2/3 de xícara (chá) de creme de leite 300 g de frango defumado desfiado, 1 xícara (chá) de maionese, 2/3 de xícara (chá) de uva-passa preta.

Modo de preparo:
1. Em um refratário médio, coloque a cenoura e o salsão, um pouco de água e tampe e cozinhe por 5 minutos.  
2. Descasque as maçãs, corte em cubos pequenos e umedeça-os com o suco de limão. 
3. Em uma tigela grande, misture delicadamente a cenoura, o salsão e a maçã com a azeitona, o creme de leite, o frango, a maionese e a uva-passa.
4. Cubra e leve à geladeira. Sirva gelado.

Rendimento: 6 porções.

Notas: Se preferir, pode ser servido, em separado, um pouco de batata palha e decorado com um mix de folhas verdes e roxas. Caso não queira com o frango defumado, substitua por peito de frango, peito de peru ou fatias de presunto. É só saborear e curtir o verão!
BOM APETITE!!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade