O Brasil é o recordista mundial nas incidências de quedas de raio, fato não comemorado com muita alegria pelos equipamentos eletroeletrônicos, já que eles sofrem quando o tempo começa a fechar. Devido a isso, muitos usuários se perguntam como proteger o computador na rede elétrica.
Na verdade, não é só quando começa a chover que há a necessidade de proteger o computador; a rede elétrica possui variações que podem danificar o equipamento e, para isso, existem os filtros de linha, os estabilizadores e os no-breaks, e devemos saber a diferença entre eles para utilizarmos o equipamento correto.
Os filtros de linha, também chamados de régua, são os mais simples. Eles apenas eliminam ou minimizam os ruídos da rede. Em caso de uma corrente maior que a correta, ele queima um fusível de proteção para que a carga não seja transferida para o computador.
Os estabilizadores existem para corrigir as oscilações na tensão da rede, ou seja, se a rede estiver baixa, ele eleva sua potência e, se estiver alta, a limita para que o computador não seja afetado.
Já os no-breaks, além de garantirem a estabilidade na rede elétrica, são capazes de manter o computador ligado por alguns minutos quando há queda de energia. Isso é consequência de uma bateria que o no-break possui para que haja tempo, em caso de emergência, de desligar o computador corretamente e não correr riscos de danificar algum componente ou perder dados.
Este colunista, particularmente, nunca utiliza filtros de linha para computadores. O ideal é um estabilizador ou um no-break, mas isso vai depender da necessidade do usuário e o quanto quer investir, já que os estabilizadores são mais baratos que os no-breaks.
Dica do dia: É importante observar a potência do estabilizador ou no-break, que é calculada de acordo com o seu computador e periféricos. Por isso, a importância de adquiri-los em uma loja de confiança. Descreva tudo que será ligado e o técnico responsável te indicará o correto.
Deixe o seu comentário