Caráter e integridade

sexta-feira, 04 de janeiro de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Helber Nogueira / mello.nogueira@gmail.com

No dia de ontem me peguei ouvindo uma pessoa falar sobre o caráter e de como ele é importante na vida da pessoa e das empresas. Fiquei intrigado com a morfologia da palavra e fui pesquisar no dicionário quais os sentidos dela. Fiquei ainda mais intrigado quando verifiquei que a palavra pode significar tanto os aspectos morais e psicológicos de uma pessoa integra quanto um sinal ou letra na escrita. Tais CARACTERísticas me fizeram pensar.
Inicialmente verifiquei que caráter tem haver com integridade. 
O que é integridade? Vamos novamente ao dicionário.
O dicionário Houaiss define integridade como um estado daquilo que não sofreu diminuição na sua plenitude ou inteireza. É o caráter (olha ele aí de novo) de uma pessoa cujos atos, pensamentos e palavras são irrepreensíveis e retos. 
Podemos concluir que caráter e integridade andam de mãos dadas, sendo o caráter a forma de expressão da integridade assim como a moral é a forma de expressão da ética.
Logo, se o caráter é a forma de expressão da integridade, é possível também concluir que uma pessoa de caráter é uma pessoa inteira, que não sofreu qualquer diminuição da sua plenitude, da sua inteireza.
Surge a pergunta: Alguma coisa ou pessoa tem nos roubado de nós? Será que algum aspecto de nossa vida tem sido deixado nas mãos de outra pessoa ou objeto?
O fato é que se não conseguimos ser inteiros e plenos também não somos íntegros, e se não somos íntegros nosso caráter não expressará quem realmente somos. Lembrando que o caráter também pode ser traduzido como um sinal, ou letra. É um signo.
Nosso caráter demonstra ao mundo nossa marca.
Qual é a marca que tenho deixado nas pessoas? Que letra tenho sido na escrita da história humana? 
Pessoalmente acredito que todos temos dentro de nós todas as capacidades e recursos para sermos aquilo que nascemos para ser – a imagem e semelhança de Deus. Mas ao longo do caminho temos deixado nossa plenitude e inteireza nas mãos de outras pessoas ou coisas.
O que o mundo precisa, contudo, são pessoas de caráter, que não tenham medo de ser o que nasceram para ser. Estas pessoas estão escritas na história humana e tem seu lugar no panteão dos campeões. Sejamos o que nascemos para ser.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade