Texto e fotos: Eloir Perdigão
O Nova Friburgo Country Clube é, há seis anos, a sede da Escola de Dança Edu Cigano, que vem crescendo a olhos vistos e obtendo êxito em festivais, como o de Joinville, tido como o maior do Brasil. Mas a caminhada não tem sido fácil. Sempre é necessária a colaboração de empresários e particulares. O seu titular, Eduardo Ribeiro da Silva Filho, o professor Edu Cigano, é do time de Jaime Arôxa, e tem experiência nacional e internacional, com aperfeiçoamento profissional, apresentação de espetáculos, participação em encontros, congressos e trabalhos por todo o Brasil e também na Argentina, Colômbia, Itália, Espanha, França, Holanda, Suíça e Suécia.
Em Nova Friburgo a escola funciona há seis anos, de segunda-feira a sábado, numa sala do Nova Friburgo Country Clube. De segunda a quarta-feira, a partir das 19h; quinta e sexta-feira, a partir das 18h; e sábados a partir das 10h. Ao todos são 80 alunos aprendendo dança de salão e os mais variados ritmos. E a tendência é aumentar esse número e, além do Country, criar um centro de dança em Nova Friburgo, com aulas todos os dias, o dia inteiro.
A maior procura tem sido por dança de salão, samba de gafieira e forró. Por enquanto o som fica por conta de um DJ, mas uma banda deverá fazer parte da equipe para animar os bailes ao vivo. Vários eventos já foram promovidos pela escola e grandes estrelas da dança no Brasil já marcaram presença, tanto no Country quanto no Sesc. Atualmente a escola está montando um espetáculo somente com alunos friburguenses para ser levado—quem sabe—para todo o Brasil.
O professor Luan Mendes está na casa praticamente desde o início, acompanhando Edu. Ele é um estudioso de quase todos os ritmos e ensina todos os que a escola oferece. Já o professor Filipe Richarles está há três meses no time e dá aulas de forró para 30 alunos e vê os aficionados desse gênero aumentar a cada dia na escola.
EDU CIGANO E NOVA FRIBURGO – Em 2007 Edu Cigano foi convidado por Jaime Arôxa a lecionar em Nova Friburgo, substituindo um colega de trabalho. Depois de ter sua própria escola em dois pontos do Rio e passar por outra companhia de dança em Nova Friburgo, Edu decidiu transferir sua escola para a cidade, no Country Clube, onde permanece até hoje. Empolgado, está levando seus ensinamentos para Cordeiro e Cantagalo. No Rio ele trabalha só com Jaime Arôxa.
O crescimento da escola em Nova Friburgo é contínuo. E Edu passou também a ensinar dança no Colégio Rui Barbosa, voluntariamente, como um projeto social. E o retorno foi tão bom que, com apenas uma semana, um grupo já havia sido formado, que se apresentou na própria escola e no teatro do Sesc. Nesse educandário Edu foi selecionando os melhores alunos que se integraram à Companhia de Dança Alto Estilo, da própria Escola Edu Cigano. Essa companhia foi a única do Rio de Janeiro a ser selecionada para o maior festival de dança do Brasil, em Joinville, em 2009.
A partir daí as participações e premiações nos maiores e melhores festivais de dança do país se sucederam. A escola tem um espetáculo montado somente com dançarinos friburguenses, com 16 coreografias, incluindo bolero, cha-cha-cha, valsa, samba, samba de gafieira, rock, zouk e outros ritmos, que vai constar do festival Baila Friburgo, que no próximo ano deverá ser realizado no Teatro Municipal.
Edu Cigano não para. Duas vezes por ano ele vai à Europa para ensinar e aprender, pois aproveita para fazer cursos a fim de oferecer aulas com a melhor qualidade possível aos seus alunos de Nova Friburgo.
Para ingressar na Escola Edu Cigano só é preciso ter força de vontade e gostar de dançar. A dança é indicada desde as crianças, a partir de 5 anos, até a terceira idade. O ensino é levado a sério, as danças são de alto nível e novos ritmos têm sido ministrados, como zumba, muito utilizado nas academias de ginástica. Na Escola Edu Cigano esse ritmo está sendo introduzido para dança de salão. “Os alunos chegam a queimar até mil calorias numa aula só. Todos ficam muito bem preparados, trabalham corpo e mente”, assegura Edu.
As mensalidades da escola são variáveis. Para quem quer dançar a semana inteira a mensalidade é de R$ 60. Os sócios do Country Clube têm desconto. São ministradas também aulas particulares, com horários e valores diferenciados.
No sábado 15, a Escola Edu Cigano promoveu o Baile do Branco, com apresentação dos alunos, junto com a companhia, no restaurante Gourmet Brasil, no Centro. E o encerramento está marcado para o próximo dia 28, sexta-feira, com uma grande festa da dança no Country Clube. Será a vez do Baile do Vermelho e Branco (as cores da escola), marcando o encerramento das atividades de 2012. O convite pode ser adquirido a R$ 15, com direito a aperitivos – até champanhe – para comemorar o fim do bom ano 2012 para a Escola Edu Cigano. As atividades da escola retornam logo na primeira semana de janeiro do ano novo, já visando o carnaval.
Mais informações pelo telefone 9891-2989 ou pelo e-mail filipericharlessilveira@hotmail.com.
Deixe o seu comentário