Dalva Ventura
Para um Natal bem bacana, além da ceia em si, capriche na decoração da mesa. Veja dicas de como decorar sua ceia:
• Coloque uma toalha de mesa com estampa de Natal ou simplesmente, vermelha com guardanapos brancos.
• Se houver espaço, decore o tampo com alguns enfeites natalinos. Se quiser, enfeite-a também com um cordão ou marabus verdes ou vermelhos.
• As louças devem combinar com as cores da mesa. Na dúvida, é melhor optar pelo branco.
• Capriche nas taças e talheres, que dão um toque todo especial à mesa.
• Se não tiver lugar na mesa para todos os membros da família e convidados, o jeito é apelar para o serviço americano, onde as travessas são colocadas à mesa (se possível, em réchauds) para cada um se servir.
• Neste caso, é importante providenciar apoios de colo e/ou bandejas de colo.
• Velas dourada ou prata dão um charme todo especial à decoração da mesa.
• Detalhe: nunca misture o dourado com prata.
• Se for colocar algum arranjo de flores, escolha um bem pequeno para não atrapalha a visão de todos.
• Uma boa ideia: espalhar sobre a mesa folhas secas ou ate mesmo pinhas secas.
• Incremente a mesa de jantar, de centro ou o aparador com enfeites natalinos e também com frutas secas, nozes, castanha, amêndoas, cerejas frescas e outras delícias de Natal.
• As sobremesas devem permanecer em uma segunda mesa.
• As bebidas podem ficar na cozinha ou num aparador. É bom servir pelo menos três tipos de bebidas alcoólicas (cerveja, vinho e prosecco), além de refrigerante, suco e água (gaseificada e natural).
Dicas para uma ceia que não pesa no bolso
• Tire proveito das frutas frescas e baratas, como abacaxi, melancia, laranja, banana, limão. Use-as para fazer doces e sobremesas refrescantes e também para decorar a mesa.
• Escolha um ou dois pratos principais com carne. Pode ser um lombo de porco, um peru ou mesmo um peixe e planeje o resto dos pratos com muitas verduras e legumes, que são mais em conta. As opções são inúmeras. Você pode servir uma massa caprichada, um risoto com bastante queijo e ervas aromáticas, um empadão, de acordo com as preferências da família.
Encomendar a ceia pode ser uma opção
Natal é sempre aquela correria mesmo. Presentes de última hora, decoração, festas de amigo oculto, supermercados lotados. Se você está sem tempo para comprar os ingredientes e preparar a ceia, pode ser o caso de encomendar, já pensou nisso? Muitos restaurantes preparam os pratos que o cliente escolher e já há profissionais especializados neste tipo de serviço.
Aqui em Nova Friburgo, uma das mais renomadas é Suerli de Aquino Gripp. Ela oferece uma linha completa de pratos que são entregues no dia 24 já decorados, prontinhos para servir. Encomendas pelo telefone 2522-0125.
Peru, o vedete da mesa
A grande vedete do cardápio, o artista da festa, certamente é o peru, que pode ser recheado ou não. Você pode comprar seu peru de Natal já temperado, mas mesmo assim é bom colocá-lo na vinha d’alhos de um dia para o outro. A ave deve ser assada no forno brando durante quatro a seis horas e regada mais ou menos a cada trinta minutos para não ficar ressecada.
Pernil, a carne mais tradicional do Natal
Essa honra vai para o pernil. Nos últimos anos, porém, o peru vem ganhando cada vez mais terreno, talvez porque a carne de porco já é consumida o ano inteiro no Brasil. Apesar disso, muita gente realmente prefere o pernil e não abre mão dele no Natal.
Existem muitas formas diferentes de prepara este prato, mas o importante é que ele seja macio e saboroso. Quando a família é pequena, fica difícil encontrar um pernil pequeno. Em geral, um pernil cru pesa cerca de 8 a 12 kg. Portanto, são necessárias cerca de dez pessoas para consumi-lo. Uma opção pode ser a paleta de pernil, que pesa menos, 4 ou 5 kg e serve cerca de seis pessoas. Claro que com muita fartura.
Não é fácil encontrar, mas procure comprar o pernil fresco. Como toda carne, o pernil perde muito em textura quando congelado.
Para preparar, deixe de molho no mínimo de um dia para o outro, embora o ideal seja três.
Tender, uma opção
O tender é um presunto feito de carne suína bastante macia. Combinado com temperos diferenciados, o tender ganha um sabor diferente e ainda mais gostoso. Pode ser encontrado em grande variedade de marcas, temperado, cozido e, às vezes, defumado. Uma boa opção para incrementar a ceia.
A busca pelo pernil perfeito leva anos para dar frutos, mas com algumas dicas, talvez o seu pernil fique tão bom quanto o da vovó. O tão famoso pernil assado é geralmente o prato que mais faz sucesso na ceia de natal e também no ano novo. Muitos também podem preferir o peru ou o chester.
Para quem não abre mão do bacalhau
O bacalhau está custando os olhos da cara, mas muita gente não abre mão dele na ceia de Natal. A saída pode ser este suflê, que fica delicioso e fica muito mais barato, pois não precisa ser feito com bacalhau de primeira. O segredo é usar muito bacalhau desfiado e o mínimo de batatas, apenas o necessário para dar liga.
Suflê de bacalhau
* Bacalhau desfiado com molho caprichado (alho, cebolas, tomates, pimentão, cheiro verde, azeitona picada etc.) / Cozinhar algumas batatas e amassar. A massa deve ficar semelhante a de um bolinho de bacalhau. / Acrescentar uma lata de creme de leite sem soro e queijo ralado (para um pirex médio, cerca de 100g) / Salpicar com mais queijo ralado para gratinar./ Colocar num pirex untado e levar ao forno.
Arroz natalino
O arroz ganha ares de festa para a Ceia de Natal se você incluir na receita do dia a dia, nozes, castanhas, manjericão, gengibre e outros temperos. Experimente. Esta receita dá para quatro pessoas.
200 g de arroz / 30 g de margarina /Meia cebola grande bem picada / 50 g de nozes picadas / Duas colheres (sopa) de salsa picada / 1/4 colher (chá) de manjericão seco / 1/4 colher (chá) de gengibre em pó / 1/4 colher (chá) de pimenta-do-reino / 1/4 colher (chá) de sal.
Uma salada não pode faltar
Além de deliciosas, leves e requintadas, as saladas enfeitam a mesa Receitas é que não faltam, mas esta aqui, com molho de nozes é especial. Pode experimentar.
Salada com molho de nozes
15 dentes de alho / Quatro colheres (sopa) de azeite de oliva / Duas colheres (sopa) de vinagre / Duas colheres (sopa) de molho inglês / Uma pitada de molho de pimenta / Uma colher (chá) de mostarda / Sal e pimenta-do-reino a gosto / Uma xícara (chá) de nozes picadas / Um pé de alface lavado / 1 pé de alface roxo.
Leve ao forno preaquecido o alho com a casca para assar até ficar macio. Descasque, amasse e bata no liquidificador com o azeite, o vinagre, o molho inglês, o molho de pimenta, a mostarda, sal e pimenta. Aos poucos, com o aparelho ligado, acrescente as nozes. Se o molho ficar muito grosso, junte um pouco mais de azeite e de vinagre. Derrame a mistura por cima das folhas lavadas e sirva em seguida.
Panetones e rabanadas: delícias não podem faltar
Panetones e rabanadas não podem faltar, mas a não ser que você seja uma especialista nestes pratos, é melhor comprar numa boa padaria ou delicatessen. Não custam caro e consomem um tempo precioso para serem preparados.
Deixe o seu comentário