perfil
NORMA SILVA
ARTESÃ
NÃO COME: Carne de pequenos animais, cabrito, coelho, etc.
COME DE JOELHOS: Frutos do mar.
GOSTA DE COZINHAR? Gosto de fazer pratos diferenciados para curtir com a família.
SOBREMESA: Torta de chocolate.
BEBIDA QUE APRECIA: Vinho tinto seco.
BOTECO PREDILETO: Não frequento.
RESTAURANTE PREDILETO: Dona Mariquinha.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Vila Velha.
SERRA OU MAR? Serra.
UM JANTAR INESQUECÍVEL: São muitos... Difícil destacar um.
O QUE É SER BEM SERVIDO? Com atenção e delicadeza.
O QUE É SERVIR BEM? Com amor.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima. Os amigos. A família!
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A imobilidade no trânsito, ocasionada entre outras coisas pela falta de uma estrada de contorno que desvie o eixo rodoviário do centro do nosso vale.
UMA SAUDADE, UM SONHO: O Clube Olifas. Esse recanto que trouxe muito encantamento à infância de várias gerações de friburguenses.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? É preciso desenvolver uma política pública que entenda a importância social e econômica que o turismo representa para a nossa gente e que, entre outras possibilidades, seja capaz de atrair um público externo muito bem-vindo ao nosso município. Falta-nos um evento marcante como é o caso do Festival de Cinema de Gramado ou a Feira Literária de Paraty. Falta-nos uma infraestrutura para receber grandes convenções ou congressos.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “Que a extraordinária solidariedade experimentada na tragédia permaneça para sempre no coração e nas mentes dos friburguenses. Que esse sentimento não se apague com o tempo.”
minutas
COM ESPÍRITO NATALINO – Nessa época do ano gosto de escolher alguém que tenha um trabalho voltado para o Natal. Escolhi uma artesã, principalmente por nossa cidade ser um berço de grandes profissionais da mais alta competência, profissionalismo, qualidade e principalmente criatividade. A tendência para trabalhos manuais se manifestou desde muito cedo na vida de Norma. Numa família com dez filhos e todos precisando desenvolver suas habilidades para resolver as questões do dia a dia, nossa amiga não perdeu tempo e já adulta e morando em São Paulo, sem problemas de qualquer natureza, começou a praticar artesanato por “diletantismo” e “autossatisfação”. Daí para montar uma estrutura para cursos foi um pulo! Há cerca de 20 anos Norma Silva retornou a Nova Friburgo iniciando, profissionalmente, o artesanato. Durante o ano, de janeiro a setembro, o trabalho se concentra na produção de peças artesanais decorativas e de utilidade para a residência. Nesse período também são dados os cursos e acontece a participação em feiras. As decorações de vitrines, galerias, etc também são realizadas nesse período. A partir de setembro há uma intensificação dos trabalhos em função do período natalino. A demanda por guirlandas natalinas é muito grande, com destaque para guirlanda da família, que, criada há cerca de dez anos, se mantém como uma das campeãs em vendas do ateliê. Em novembro começa pra valer a decoração natalina de casas, lojas, galerias, restaurantes e hospitais, em Nova Friburgo e vários outros municípios, inclusive o Rio de Janeiro. São os nossos artistas trabalhando e divulgando o nosso artesanato por todos os cantos! Um viva para nossa querida Norma Silva e sua família! Um viva maior ainda a todos que ainda acreditam no espírito do Natal! Eu acredito! Tenham todos um Feliz Natal!
dicionário
CASTANHA PORTUGUESA – Assim é conhecida, no Brasil, a castanha europeia. Na antiguidade, era abundante na Grécia, principalmente nas encostas do monte Olimpo, de onde se espalhou para o resto do continente. Abundante na Europa a partir do fim do outono, é pequena, achatada, com casca marrom brilhante. Deve ficar de molho uma noite antes de ser empregada. Pode ser cozida em água fervente ou assada. Depois disso, é preparada como doce ou salgada. Tem sabor semelhante ao da batata-doce, porém mais leve e delicado. É matéria-prima para o conhecido doce francês marron-glacé (tradicional forma francesa de preparar as castanhas, cozidas em calda de açúcar). É rica em carboidratos, contendo também óleos e vitaminas.
receitas
RECEITAS DE NATAL
FAROFA DE CASTANHA PORTUGUESA
Ingredientes: 200g de frutas cristalizadas picadas, 1 xícara de vinho madeira, 3 colheres de manteiga, 1 cebola picada, miúdos de frango ou peru, ½ xícara de bacon picado, sal e pimenta-do-reino a gosto, 3 ovos batidos, 500g de castanhas portuguesas cozidas e descascadas, 1k de farinha de mandioca torrada, 50g de nozes picadas e 80g de amêndoas picadas.
Modo de preparo: Coloque as frutas cristalizadas em uma tigela, regue-as com o vinho e deixe de molho. Numa panela, aqueça a manteiga em fogo médio, frite o bacon, refogue a cebola até ficar macia, junte os miúdos, tempere com sal e pimenta e regue com uma xícara de água e cozinhe até ficarem macios. Acrescente mais água se necessário, deixando um pouco de molho. Junte os ovos batidos e cozinhe, mexendo, até a mistura começar a firmar. Acrescente as castanhas e as frutas cristalizadas com o vinho e misture bem. Aos poucos, junte a farinha mexendo sempre, até obter uma farofa homogênea. Acrescente as nozes e as amêndoas. Misture bem e sirva como desejado.
Notas: Essa farofa é excelente para rechear aves ou até mesmo acompanhar um bom pernil ou um delicioso lombinho. Caso queira uma farofa mais úmida, acrescente um pouco mais de manteiga ou deixe mais molho quando cozinhar os miúdos.
LOMBO DE NATAL
Ingredientes: 1 lombo de porco de 2kg, 1 colher (chá) de sal, ¼ colher (chá) de pimenta-do-reino, 4 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem, 1 cebola picada, 2 xícaras de vinho branco seco, suco de 3 limões.
Recheio: 1 ½ xícara de maçã ralada no ralo grosso, 1 colher (chá) de sal, ½ colher (chá) de canela em pó, 1 colher (sopa) de mostarda, ½ xícara de uva-passa sem semente, 1 colher (sopa) de sálvia picada, ½ xícara de salsinha picada, 2 cebolas picadas.
Farofa: 150g de manteiga, 4 colheres (sopa) de bacon picado, 4 xícaras de farinha de rosca, ½ xícara de salsinha picada, ½ xícara de nozes picadas, ½ xícara de uvas-passas, ½ xícara de abacaxi em calda picado, sal a gosto.
Decoração: cereja em calda, abacaxi em calda (rodelas) e ameixa seca.
Modo de preparo:
1. Corte o lombo no sentido do comprimento, como se fosse um bife, cuidando para não separar as partes;
2. Tempere com sal, pimenta, azeite, cebola, vinho e suco de limão, cubra e deixe marinando na geladeira por três horas;
3. Reaqueça o forno em temperatura alta (220°C).
Recheio:
1. Misture todos os ingredientes, espalhe no lombo e enrole como se fosse um rocambole e amarre com um barbante;
2. Cubra com papel-alumínio e leve para assar por aproximadamente 40 ou 50 minutos, regando de vez em quando com o molho. Retire do papel-alumínio e deixe dourar por 10 minutos.
Farofa:
1. Em uma panela, esquente a manteiga e refogue a cebola e o bacon; Acrescente a farinha de rosca, o sal, a salsinha e as nozes;
2. Mexa bem, junte as passas e o abacaxi e desligue o fogo.
Sugestão de decoração: coloque o lombo numa bandeja, espalhe a farofa por volta e decore com abacaxi em calda, cerejas e ameixas secas.
FELIZ NATAL E BOM APETITE!!
Deixe o seu comentário