perfil
ANTÔNIO VIEIRA
EMPRESÁRIO
NÃO COME: Pão com ovo.
COME DE JOELHOS: Comida japonesa.
GOSTA DE COZINHAR? Sim.
SOBREMESA: Pudim de leite condensado.
BEBIDA QUE APRECIA: Coca-cola.
BOTECO PREDILETO: Não frequento.
RESTAURANTE PREDILETO: Sushi Ban.
PARA ALMOÇAR: Picanha.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Los Roques / Venezuela.
SERRA OU MAR? Mar.
O QUE É SER BEM SERVIDO? Ser recebido com um sorriso.
O QUE É SERVIR BEM? Procurar entender a necessidade da pessoa.
UMA SAUDADE, UM SONHO: De Maceió e ver Nova Friburgo voltar a ser uma cidade maravilhosa.
JANTAR INESQUECÍVEL: Em Goiânia, com meus amigos Daniel e Samuel.
O QUE PODE TIRAR DO SÉRIO NUM RESTAURANTE? Demora no atendimento.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: As montanhas, o povo e o clima.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: O trânsito, os políticos (com exceções) e o crescimento desordenado.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Estruturar melhor o tratamento ao turista.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “As montanhas choram seus maus-tratos”.
minutas
- UM CARA QUE SABE AJUDAR – Através de muito trabalho e dedicação o meu querido amigo Antônio e toda a sua família são pessoas de se tirar o chapéu! Empresário no ramo da moda íntima soube e sabe aproveitar os momentos do mercado. Como ele mesmo diz, vive o melhor momento de sua vida e viaja bastante por esse lindo Brasil e exterior. Seu hobby é a pescaria, sempre junto de amigos e seus filhos Juran e Rusllon. Essa família, da qual tenho o prazer de ser amigo, gosta de fazer parte da vida sociocultural de nossa cidade! Sempre que solicitada está sempre disposta a ajudar! E isso é muito bom e são poucos que agem dessa maneira, infelizmente! Antônio e a esposa Dionéia recebem muito bem os amigos em sua casa onde tenho o privilégio de ir quando convidado! É muito bom ser bem recebido. Um viva para todos aqueles que acreditam no trabalho em nossa cidade! Um viva maior ainda para Antônio, Dionéia, Juran e Rusllon!
- MUDOU DE CARA E CONTINUA MUITO BOM – O Blau Blau Lanchonete está de cara nova e continua uma delícia. Considerada por muitos o melhor cafezinho da cidade – mas, claro, não apenas por isso –, o segredo é que ele está sempre fresquinho! E por quê? Não “esquenta” na máquina! Nem dá tempo. A alta rotatividade garante o permanente frescor do saboroso, tradicional e irrecusável líquido. Todos param ali para beber um café e muitas vezes acompanhado de um pedaço de bolo, um pãozinho na chapa, um pastelzinho, entre outras opções. Com a cidade cheia de máquinas de café expresso e outras variações, o Blau Blau mantém a tradição do “cafezinho”. Mas a lanchonete não para por aí. É berço da contação de bons “causos” e até mesmo de acaloradas discussões! Tudo com muita civilidade! Praça Getúlio Vargas, Centro. Viva a cara nova da maravilhosa Lanchonete Blau Blau!
dicionário
PICANHA – Carne muito procurada para churrasco, é a parte da alcatra, tem forma triangular e uma boa camada de gordura. Retira-se da parte traseira ou lateral da rês, da região lombar, entre as últimas vértebras do animal. É uma carne muito saborosa, ótima para churrasco, além de assados.
receitas
CHEESEBURGER DE PICANHA
(TRADICIONAL)
Ingredientes: 200g de picanha (com gordura) moída, 2 colheres de sopa de manteiga (em média), sal a gosto, pimenta-do-reino a gosto, 2 fatias de queijo prato, 2 fatias de pão de hambúrguer, 2 folhas de alface, 1 rodela de tomate e 1 rodela de cebola.
Modo de preparo:
Faça um bolinho, em formato de hambúrguer, com a carne moída. Passe um pouco de manteiga na chapa antes de colocar o hambúrguer. Deixe 30 segundos cada lado para o hambúrguer preservar seus nutrientes. Depois vire de um lado para o outro até o hambúrguer fritar. Na segunda virada, tempere o hambúrguer com sal. E, se quiser, coloque um pouco de pimenta-do-reino. Ao final, coloque duas fatias de queijo prato em cima do hambúrguer e tampe-o com um abafador para derreter o queijo. Coloque o pão de hambúrguer na chapa para esquentar. Retire-o e guarneça com a folha de alface, o tomate e a cebola. Coloque o hambúrguer e a outra fatia do pão.
Rendimento: 1 porção.
PICANHA INVERTIDA RECHEADA
Ingredientes: 1 unidade de picanha bovina, 500 g de linguiça calabresa defumada, 100 g de provolone em fatias, 1 xícara de chá de azeitona preta picada, quanto baste de salsinha, quanto baste de cebolinha verde, 1 xícara de chá de manteiga, quanto baste de sal, quanto baste de alho amassado e quanto baste de alecrim.
Preparação:
Com o auxílio de uma faca bem afiada, faça um corte bem ao centro da picanha, da sua base maior até a sua base menor, cobrindo toda a sua extensão, como se fosse para recheá-la, tomando o cuidado de não vazar nas laterais. Introduza pelo orifício da base maior um barbante bastante forte, direcionando-o ate a base menor (ponta da picanha), onde se deve dar um nó. Com o auxílio de uma pessoa que irá empurrar a ponta da picanha para dentro do orifício e tracionando-se o barbante, vira-se a picanha do avesso (como se fosse um saquinho), ficando a parte da gordura para dentro, onde iremos recheá-la.
Recheio: Triture a linguiça calabresa, adicione a azeitona e o cheiro verde e recheamos a picanha, tomando o cuidado de colocar as fatias de queijo provolone sobre a gordura que estará do lado de dentro da picanha. Caso haja vazamento do recheio nas laterais ou nas pontas, costure com agulha e linha. Para o tempero externo, utilizamos uma pasta de manteiga, alho e alecrim, passando em toda a sua extensão. Cobra fartamente com papel alumínio e leve ao forno bem quente por no mínimo 45 minutos. Recomenda-se dourar após o cozimento.
Rendimento: 10 porções.
Notas: Nada como uma boa picanha, seja ela da forma que for feita. Nessa época de muitas festividades, nada como aproveitar e testar novas preparações! Nas próximas edições vamos ter boas receitas para o Natal e Ano-Novo. Aguardem!
BOM APETITE!!!
Deixe o seu comentário