Envelhecimento sadio

sexta-feira, 30 de novembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Thereza Freire Vieira (*)

Importante é manter-se fisicamente o melhor possível e ao mesmo tempo ter atividade cerebral para que mantenha a sua memória, não apenas para as coisas passadas, mas também para o que está acontecendo no momento. Ser atual, estar presente nas coisas que acontecem ao seu redor, na sua família, na sociedade em que vive, com o que acontece em sua cidade, em seu país. Participar, estar presente. Ter opinião e opinar sempre que seja preciso lutar pelos seus direitos. 
Para estar em boa forma, com saúde, é importante manter um atendimento médico periódico nos postos médicos. Não esperar ter uma crise de enfarto para ser levado às pressas para um hospital, além de ser um atendimento dispendioso, para quem paga e para os hospitais. 
Devem frequentar um ambulatório e fazer um tratamento da pressão arterial, exames de rotina, enfim, um acompanhamento médico para o controle das doenças crônicas e prevenção das doenças que poderão surgir no curso do envelhecimento É importante procurar um posto de atendimento médico. 
A prevenção deveria começar aos 30 anos, procurar consultas periódicas de modo a corrigir os erros, as doenças que surgissem e que se possível não se tornassem crônicas, de modo que levados à velhice não haveria mais possibilidade de cura. 
O atendimento por um dentista que corrigisse as falhas dentárias que mais tarde dificultaria a mastigação. Que as pessoas compreendessem que salvar uma peça dentária é importante, que não há extração que supere em vantagem. 
Se considerassem o serviço de atendimento ao idoso importante, pois a maioria das pessoas acha que velhice não tem cura, é uma doença sem volta. Poderia pelo menos servir para orientar os seus frequentadores sobre os problemas que surgem com o envelhecimento.

(*) médica geriatra e escritora colaboradora de jornais e revistas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade