Maria Aparecida da Silva, mais conhecida como Cida, entra para o RankBrasil em 2012 pela produção da “Maior coxinha do país”, com 3,5 kg, sendo a massa de mandioca de 1,3 kg e o recheio, 2,2 kg. Para efeito de comparação, uma coxinha do tamanho normal pesa aproximadamente 220 gramas.
O salgado gigante foi recheado com frango, bacon, calabresa e tempero baiano, que contém muitas ervas. Segundo Cida, a maior dificuldade para produzir uma coxinha deste tamanho é no momento de fritar. “É quando fico mais apreensiva, com medo de queimar ou estragar o formato”, revela.
Uma das dicas para a produção de uma coxinha saborosa, de acordo com a recordista, é a escolha dos recheios. Ela explica que a massa também deve ser feita com atenção especial: “Eu só utilizo mandioca com mais de um ano, porque é mais consistente, dispensando a farinha de trigo”.
Na verdade, o grande segredo do sucesso de Cida vai além dos produtos escolhidos para a preparação do salgado. O amor pelo que faz é a explicação. “Fazer coxinhas é algo que me satisfaz, pois realizo este trabalho com muito carinho e dedicação. Além disto, o dinheiro sempre ajudou no sustento da minha família”, conta.
Natural de Indaiabira–MG, Cida reside atualmente em Rolândia–PR. Com 51 anos de idade, há 30 faz coxinhas para vender, experiência gastronômica que fez dela uma recordista brasileira. “Não tive a oportunidade de estudar e este recorde representa um diploma de faculdade pelo reconhecimento do meu trabalho”, destaca. “Entrar para o RankBrasil é muito especial, muito emocionante”, completa.
Pelo título, ela agradece o apoio da Prefeitura Municipal de Rolândia, da Lanchonete Sukolândia, onde Cida trabalha há três meses, aos amigos e familiares, e à mídia em geral de Rolândia. A recordista ainda presta agradecimento à Rede Massa de Londrina–PR, pela participação no programa Destaque, de Cloara Pinheiro, onde mostrou no ano passado uma coxinha de 3 kg.
Coxinha de 10 kg no futuro
A ideia de entrar para o RankBrasil surgiu assistindo a um programa de televisão, em que foi apresentado um pastel com dimensões diferenciadas. “Pensei: se é possível fazer um pastel, também posso produzir uma coxinha gigante”, lembra. Desde então, Cida vem realizando testes e estudando técnicas para a produção de um salgado cada vez maior. “A intenção agora é chegar a uma coxinha de 10 kg e em breve vou conseguir”, finaliza.
Deixe o seu comentário