perfil
FLÁVIA VENTURA
DESIGNER DE INTERIORES
NÃO COME: Nada amargo. Quiabo, nem pensar, nem dobradinha e mocotó.
COME DE JOELHOS: Angu com carne moída feito no fogão à lenha da minha mãe.
GOSTA DE COZINHAR? Às vezes.
SOBREMESA: Arroz-doce.
BEBIDA QUE APRECIA: Sucos e um bom vinho tinto seco.
BOTECO PREDILETO: Bar’t Papo.
RESTAURANTE PREDILETO: Oca Maloca.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Rio de Janeiro.
SERRA OU MAR? Serra.
O QUE É SER BEM SERVIDO? Ter simpatia e atenção.
O QUE É SERVIR BEM? Servir com paciência e sem pressa.
UMA SAUDADE, UM SONHO: Saudade do antigo Festival de Inverno de Nova Friburgo. Sonho ver Nova Friburgo produzindo e funcionando.
JANTAR INESQUECÍVEL: Na pizzaria Chakai em um aniversário.
O QUE PODE TIRAR DO SÉRIO NUM RESTAURANTE? Raramente saio do sério, mas mau atendimento e comida fria não gosto.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O frescor da noite, as manhãs de primavera e São Pedro da Serra.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: Carros com som muito alto, pessoas vendendo nos sinais de trânsito e a falta de cuidado e carinho com a cidade.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Trazer eventos de qualidade para Friburgo, arrumar a cidade e uma propaganda muito boa para que os turistas olhem e amem a nossa cidade…
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Pensem em Friburgo como um lugar de alegria, amigos e muitas flores... Friburgo é assim!
minutas
- ORGANIZANDO NOSSAS BAGUNÇAS! Flávia Ventura trabalha na Vidraçaria Ventura, negócio da família, onde ser atendido por ela é sempre um privilégio. Somos sempre recebidos com carinho, competência e dedicação! Mas nossa amiga ainda faz mais por todos nós bagunceiros de carteirinha! Afinal de contas, nada melhor que termos alguém que goste de arrumar nossas coisinhas com extrema organização. Do que estou falando? Flávia é também consultora de residência: organiza armários, closets, documentos, coleções, CDs, livros, fotos e escritórios. E ainda faz organização corporativa, como copas, almoxarifados, arquivos físicos e virtuais! E mais algumas coisas que nós sempre precisamos. É muito bom contar com um profissional nesta área, já que nós mesmos sempre temos dificuldades em descartar algumas coisas em nossas vidas ou até mesmo fazer com que elas estejam à mão quando precisamos! Precisando dar uma organizada em sua vida? Vai aí uma excelente dica! Viva os organizadores de nossas bagunças! E um viva maior para Flávia Ventura e sua linda família!
dicionário
ARROZ-DOCE – Sobremesa feita com arroz cozido em leite de vaca, adoçado com açúcar, às vezes com canela em pau. Foi trazido para o Brasil pelos portugueses, que usavam este nome genericamente para sobremesas feitas com arroz, açúcar, leite de vaca, de cabra ou de coco. Conta-se que todo ano, em 31 de julho, dia de Santo Inácio de Loyola, os jesuítas de Lisboa enviavam um prato de arroz-doce para cada príncipe ou princesa da Casa Real, até serem expulsos de Portugal, em 1759. No Oriente, doces com arroz existem desde a Antiguidade, principalmente na China, Japão, Índia, Paquistão e Sudoeste Asiático. Na culinária sírio-libanesa, há uma sobremesa semelhante, chamada roz bi halib. Feita da mesma forma, mas perfumada com águas de rosas ou flor de laranjeira, serve-se normalmente acompanhada de compota de damascos. Aliás, o arroz-doce chegou à Europa exatamente por intermédio dos árabes. No sul do Brasil, chama-se arroz de leite.
receitas
ARROZ-DOCE
Ingredientes: 1 litro de água, 2 xícaras de chá de arroz, lavado e bem escorrido, 1 litro de leite, 4 pedados de canela, 4 cravos-da-índia, 1 lata de leite condensado, açúcar a gosto e canela em pó (opcional).
Modo de preparo:
1. Coloque o arroz numa panela com a água e cozinhe o arroz até ficar bem macio. Junte o leite, os pedaços de canela e os cravos-da-índia.
2. Continue cozinhando o arroz, mexendo sem parar, pois o arroz pode grudar na panela.
3. Quando estiver quase cozido, acrescente o leite condensado e continue mexendo.
4. Acerte o açúcar, caso necessário.
5. Coloque o doce numa compoteira ou tigelinhas individuais e polvilhe com canela (opcional). Deixe esfriar e leve a geladeira.
Rendimento: 8 porções.
Notas: Uma dica muito boa é usar o arroz japonês. Fica excelente e se acha com muita facilidade!
ARROZ DE COCO
Ingredientes: 2 ½ vidros (½ litro) de leite de coco, 2 xícaras de chá de água, sal, 3 cebolas pequenas e picadas, 2 ½ xícaras de arroz, lavado e escorrido.
Modo de preparo:
1. Numa panela média, coloque o leite de coco e a água e leve ao fogo.
2. Tempere com sal a gosto e junte a cebola.
3. Adicione o arroz, misturando bem. Tampe parcialmente e deixe cozinhar até que o arroz seque e fique macio.
Rendimento: 6 porções.
Notas: Esse arroz acompanha muito bem moquecas, xinxins, peixes grelhados ou simplesmente cozidos. É uma excelente variação para receber os amigos.
BOM APETITE!!!
Deixe o seu comentário