Da terra para todos

Evento que movimenta São Pedro da Serra este mês destaca a agroecologia e a economia criativa
sexta-feira, 09 de novembro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Da terra para todos
Da terra para todos

Desde 2010 representando a região com produtos da agricultura familiar, do artesanato local e das iniciativas empreendedoras de caráter ambiental, a Feira da Terra será realizada nos dias 16, 17 e 18 de novembro, em São Pedro da Serra. O evento, que utiliza conceitos como agroecologia e economia criativa, aliados a expressões da cultura popular, tem um novo formato nesta edição. Produtos orgânicos, troca de sementes, artesanato, música, dança, oficinas, rodas de conversas, espaço das crianças, práticas alternativas voltadas à saúde, alegria e descontração fazem parte do cardápio do evento. A ideia é compartilhar informações, novidades e troca de conhecimentos, e com isso, contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas.
Realizada pelo Coletivo Feira da Terra e patrocinada pelo Sebrae/RJ e Energisa contando com diversos parceiros, entre eles Instituto Pindorama, Lumiar Aventura, Lausanne Produtora Cultural e Prefeitura de Nova Friburgo, a Feira da Terra tem como principal objetivo a divulgação do trabalho de produtores, artesãos e artistas da região, para trazer geração de renda e alternativas de escoamento dessa produção, além, claro, de proporcionar momentos de descontração para toda a família que busca uma vida na sua melhor expressão. Nessa edição—agora com três dias de atividades—as barracas serão produzidas pelo Instituto Pindorama com iluminação led, com novidades na programação.
Entre as principais atrações, estão Musik Fabrik, Jander Ribeiro & Rodrigo Garcia, a trupe Grandes Seres da Montanha, Família Clou e a Fundação Kokopelli. Grandes Seres da Montanha é uma das atrações culturais que vai garantir a programação divertida da feira. A trupe de circo resgata do folclore brasileiro umas das mais expressivas formas simbólicas: o circo-teatro. Um espetáculo para qualquer idade, contada com uma linguagem irreverente e atual.
A Fundação Kokopelli—organização francesa sem fins lucrativos—tem como objetivo vender sementes crioulas (conservadas por famílias agricultoras) aos países desenvolvidos para estar em condições de doar sementes e conhecimentos de agroecologia aos países em desenvolvimento. Possui como programas principais a doação, a promoção de oficinas e a criação de banco de sementes. Durante a Feira da Terra, a Kokopelli estará promovendo uma troca de sementes crioulas com os participantes do evento.
A feira será montada na pracinha charmosa de São Pedro da Serra—Praça João Heringer—com barracas de bambu padronizadas para a venda dos produtos e tendas. Entre tantas novidades, está o Espaço da Cura, reservado às práticas alternativas para cuidar da saúde e serviços de prevenção. A Feira da Terra pretende resgatar e valorizar a sabedoria dos povos que vivem na região, com suas receitas caseiras e produtos artesanais, assim como incentivar as práticas de consumo mais sustentáveis, através da aquisição de alimentos agroecológicos. Reconhece os vínculos de confiança entre as partes, quando a venda é feita direta do produtor. De acordo com as estações cíclicas da natureza, a Feira da Terra tem sua periodicidade baseada nas épocas de plantio e colheita, o que garante um evento por cada estação do ano. Os interessados em acompanhar a produção do evento podem acessar o site www.feiradaterra.org.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade