Siga regras importantes e não deixe que a sua brincadeira acabe no escuro
Soltar pipa é sinônimo de diversão, mas pode também representar problemas e perigos, se a brincadeira não for segura. Por isso, é preciso cuidado e atenção para aproveitar o lado bom da história, evitando acidentes que podem até levar à morte, como choque elétrico ou interrupções no fornecimento de energia elétrica, prejudicando vários clientes.
Antes de se divertir, leia as dicas da Energisa e siga todas com muita atenção.
A brincadeira começa na escolha do local.
Para brincar com segurança, escolha lugares abertos, como campos de futebol e parques, evitando que a pipa enrole na fiação elétrica.
Definido o local certo, é hora de fabricar a pipa
Nunca use papel alumínio ou fios metálicos. Esses materiais conduzem energia elétrica com mais facilidade e a simples aproximação com os fios já é o suficiente para provocar choques elétricos ou curto-circuito.
E jamais use cerol ou qualquer outro produto para deixar a linha afiada, pois ela fica igual a uma lâmina e pode machucar as pessoas ou até mesmo provocar a morte de quem brinca ou de quem passa por perto.
Além disso, a linha com cerol aumenta muito o risco de choque elétrico ao encostar na rede de energia. Portanto, é importante afastar esse perigo para não transformar um brinquedo tão divertido como a pipa em uma arma.
E se a pipa enroscar nos fios?
A maioria dos acidentes acontece quando a criança ou o adulto insiste em soltar a pipa perto da rede elétrica e o brinquedo acaba enroscando nos fios. Jamais tente retirar a pipa presa na rede elétrica utilizando materiais condutores, como pedaços de madeira e barras metálicas. Além do risco de quedas, podem ocorrer choques elétricos, muitas vezes causando queimaduras graves ou até mesmo fatais.
Por isso, a dica é a seguinte: se a pipa enroscar na fiação de energia nunca tente retirá-la. É melhor fazer outro brinquedo.
Em caso de acidentes com choque elétrico, você não deve se aproximar da vítima, chame o atendimento médico o mais rápido possível, principalmente em caso de queimadura aparente, e entre em contato com a Energisa pelo Call Center (ligação gratuita para 116 ou 0800 032 0196).
Evite prejudicar vários clientes com a sua brincadeira, pois grande parte das interrupções no fornecimento de energia elétrica é gerada por interferência de objetos que encostam na rede, como as pipas.
Deixe o seu comentário