Tratamento preventivo da velhice

sexta-feira, 05 de outubro de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Thereza Freire Vieira (*)

As pessoas que são independentes, com uma renda própria satisfatória e saúde, não são velhas. Velhice é dependência física, doença que impossibilite seus movimentos, uma deficiência física ou mental que exija um acompanhamento permanente de outras pessoas, seja da família ou não, ou são dependentes financeiramente. 
O tratamento preventivo deve ser feito para que se chegue à velhice com saúde. Deve começar antes que surjam os sintomas. Os idosos não devem chegar aos 80 anos para pensar em procurar um atendimento médico. 
O ideal para prevenção dos problemas do envelhecimento é com acompanhamento médico em idades anteriores, para que os males à medida que surgissem fossem corrigidos, somente assim teriam uma velhice com saúde. 
As mulheres deveriam procurar um ginecologista antes da fase da menopausa e quando não o fizeram antes, buscar ajuda quando os primeiros sintomas surgissem. A menopausa acontece na fase entre 45 e 55 anos. O tratamento da menopausa evitaria problemas e sofrimentos. O hábito de fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero, exame das mamas pelo menos uma vez por ano, poderia evitar grandes problemas. O que algumas mulheres temem é fazer o exame e o médico descobrir um câncer. Não é pelo fato de fazer um exame que vai desencadear uma doença. O exame faz o diagnóstico precoce, quando o câncer pode ser tratado e curado. 
O homem é pior ainda, pois se esquecem também que o câncer da próstata pode ser detectado com visitas periódicas ao urologista, determinar o PSA que varia com a idade e com o tamanho da próstata. 
Com a medicina preventiva, muitas doenças são evitadas. As vacinações poderiam prevenir contra doenças como o tétano, sarampo, gripe, pneumonia, doenças sempre com maior gravidade nos idosos. Fazer exames periódicos de sangue para descobrir doenças no começo. 

(*) médica geriatra e escritora colaboradora de jornais e revistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade