Gastronomia - 21/07/2012

Chico Figueiredo - chicop.figueiredo@gmail.com
sexta-feira, 20 de julho de 2012
por Jornal A Voz da Serra

perfil

MARISOL SALGADO ARAÚJO

PEDAGOGA/COORDENADORA

GERAL DO CVT

NÃO COME: Vísceras, e algumas outras coisas, dependendo do preparo.

COME DE JOELHOS: Comida japonesa.

GOSTA DE COZINHAR? Gosto. Todos elogiam muito minha lasanha e minhas massas.

SOBREMESA: Profiteroles.

BEBIDA QUE APRECIA: Vinhos brancos.

BOTECO PREDILETO: Casarão de Minas.

RESTAURANTE PREDILETO: Viva Rô!

PARA ALMOÇAR: Excalibur, Spoleto, Zara Grill...

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Rio de Janeiro.

SERRA OU MAR: Mar.

UM JANTAR INESQUECÍVEL: O jantar inesquecível foi o do meu noivado. Surpreendente e romântico!

O QUE SER BEM SERVIDO: O bom atendimento em geral.

O QUE É SERVIR BEM: Servir com carinho, cuidar do seu convidado, perceber o que ele gosta.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: A linda paisagem da cidade, o povo acolhedor e o clima.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O trânsito, a falta de educação ambiental e a falta de oportunidade de entretenimento.

UMA SAUDADE, UM SONHO: Os jardins da cidade, as lindas praças e ver a cidade recuperada e pungente.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Divulgação pela mídia, para atrair mais turistas para cidade. As festas são pouco divulgadas. Novas opções para cursos profissionalizantes na área turística, já que a cidade conta apenas com os cursos do CVT e Cefet. As pessoas poderiam aproveitar mais esses cursos para aperfeiçoamento e uma maior valorização no mercado da cidade.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior. É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz!” (Mário Quintana)

minutas

- A nossa querida amiga Marisol Salgado trabalha há algum tempo na área da educação. Formada em Pedagogia pela Faculdade Santa Dorotéia, atuou na Coordenadoria Regional da Serrana 2, na Secretaria Municipal de Educação, e atualmente está à frente do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), uma escola voltada para cursos de turismo. Marisol é casada com o advogado Paulo Silva e tem dois filhos: Pedro (13) e Luiza (12). Um viva bem grande a Marisol e sua linda família! Um viva maior ainda para Centro Vocacional Tecnológico e toda sua equipe!

- ESPAÇO BISTRÔ SÃO PEDRO DA SERRA - No dia 3 de agosto iniciaremos nossa programação musical com jantares temáticos, sempre às 6ª feiras, às 21h30. O primeiro show, que poderá ser apreciado juntamente com a degustação de um cardápio caipira, especialmente preparado para essa noite, será com Rodrigo Garcia (viola) e Jander Ribeiro (viola elétrica e voz), que interpretarão, além de composições próprias, Luiz Gonzaga, Beatles, Egberto Gismonti, Tonico e Tinoco, Jimi Hendrix, Zé Ramalho e clássicos caipiras. Composições desses grandes músicos se cruzam, mostrando pontos em comum através da sonoridade única e mágica da viola caipira, joia musical brasileira imortalizada por Tião Carreiro e hoje usada por matutos e roqueiros rurais. O Espaço Bistrô fica na Rua Rodrigues Alves 179, São Pedro da Serra. Tels: (22) 2533-5863/9999-7306—www.espacobistro.com.br. Horário de funcionamento: sextas e sábados, a partir das 12 horas, para almoço e jantar; domingos, das 12 às 17 horas. Um viva para o lindo Distrito de São Pedro da Serra!

dicionário

LÍNGUA – Línguas de vaca, vitela, carneiro ou porco são variedades de carne nutritivas e saborosas. Podem ser encontradas frescas, salgadas, defumadas ou enlatadas, e se prestam a uma enorme variedade de preparos. De consistência rija, requer cozimento longo, até amaciar.

LÍNGUA-DE-GATO – Biscoito de massa, seco e de forma chata e estreita, semelhante ao formato da língua de um gato. É usado para acompanhar sorvetes ou chás, ou em substituição ao biscoito tipo champanhe, na elaboração de uma charlotte. Pode ser todo de chocolate ou uma mistura de massas, clara no centro e escura nas bordas. Em francês, langues-de-chats.

receitas

CREME DE ALHO-PORÓ

Ingredientes: 2 xícaras de leite, 1 xícara de vinho branco, ½ xícara de farinha de trigo, ¼ de xícara de manteiga, ½ colher de chá de noz-moscada, 5 alhos-porós cortados em rodelas, 2 litros de caldo de galinha, sal e pimenta-do-reino branca a gosto.

Modo de preparo:

1. Refogue o alho-poró na manteiga até murchar. Junte o vinho e deixe evaporar. Ponha a farinha e frite por 5 minutos.

2. Junte o caldo, o leite, a noz-moscada, sal e pimenta e cozinhe por 15 minutos ou até obter um creme levemente espesso. Retire do fogo e bata no liquidificador. Volte à panela, ferva e sirva.

Rendimento: 12 porções.

SOPA DE FEIJÃO E LOURO

Ingredientes: 8 xícaras de água, 2 xícaras de feijão mulatinho, 1 xícara de macarrão de sua preferência, curto (goela de pato, pene, padre-nosso), 1 colher de sopa de óleo, 200 g de linguiça portuguesa defumada em rodelas, 6 folhas de louro, 4 dentes de alho picados, sal e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:

1. Numa panela de pressão, ponha o feijão, o louro e seis xícaras de água e tampe. Cozinhe por 30 minutos (conte o tempo a partir do momento em que a panela começar a chiar) ou até o feijão ficar macio. Retire do fogo e deixe sair a pressão.

2. Bata o feijão e o louro com o caldo no liquidificador até obter um creme grosso. Transfira para uma panela, junte a água restante e tempere com sal e pimenta. Leve ao fogo médio até ferver.

3. Acrescente o macarrão e cozinhe por 10 minutos ou até ficar macio. À parte, em outra panela, frite o alho no óleo até dourar. Junte a linguiça e frite por cinco minutos. Adicione à sopa, misture e deixe ferver. Sirva em seguida.

Rendimento: 6 porções.

Notas: Com esse frio gostoso, nada como uma sopinha para esquentar. Vão aí duas opções bem saborosas e fáceis de preparar. Acompanhe torradas e se quiser um pouco mais de sabor no creme de alho-poró, coloque o creme em tigelas, cubra com queijo parmesão e gratine. Fica um espetáculo!

BOM APETITE!!!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade