perfil
RICARDO LEONE
JORNALISTA
NÃO COME: Dobradinha.
COME DE JOELHOS: Lombinho de porco
GOSTA DE COZINHAR? Às vezes.
SOBREMESA: Um strudel que me foi servido em Viena.
BEBIDA QUE APRECIA: Coca-Cola.
BOTECO PREDILETO: Atualmente não tenho.
RESTAURANTE PREDILETO: Além do Jardim e Viva Rô esperando o retorno do Vista Soberba.
PARA ALMOÇAR: O Petisku’s no Cadima Shopping.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: A próxima que vier a conhecer.
SERRA OU MAR? Serra e mar.
O QUE É SER BEM SERVIDO? A atenção recebida no local escolhido.
O QUE É SERVIR BEM? Atender ao pedido sem ser notado.
UMA SAUDADE UM SONHO: Ver Nova Friburgo retomar o seu lugar no cenário turístico nacional.
JANTAR INESQUECÍVEL: Um peixe servido no Restaurante A Vida é Bela em Praga.
O QUE PODE TIRAR DO SÉRIO NUM RESTAURANTE? Você pedir um prato e servirem outro.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, os seus restaurantes e nossas praças.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: Filas, o lixo nas ruas e a pouca iluminação.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? A união dos proprietários de restaurantes e o aprimoramento da mão de obra do setor.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “Que o caminho seja brando a teus pés, o vento sopre leve em teus ombros. Que o sol brilhe cálido sobre tua face, as chuvas caiam serenas em teus campos. E até que eu de novo te veja que os Deuses te guardem nas palmas das suas mãos.” (Bênção Irlandesa)
minutas
- Ricardo Leone Pimentel da Silva, natural de Nova Friburgo, bacharel em Comunicação Social, pela Universidade Gama Filho. O primeiro trabalho na área de comunicação foi no Jornal LIG, sob a direção de Fernando Marcondez Ferraz, sendo este semanário um dos mais antigos e tradicionais de Niterói, e depois, no centenário jornal O Fluminense. Posteriormente, atuou na sucursal do mesmo O Fluminense em Nova Friburgo. Editou os tabloides “Almanake” e “Alternativa”, trabalhou na Revista Friburguense e durante 14 anos foi editor do “Notícias Classitudo”, também em Nova Friburgo. Em 1985 teve uma rápida passagem pelo jornal “A Voz da Serra”. Retornou a Nova Friburgo quando da criação da Secretaria de Comunicação Social de Nova Friburgo, cuja 1ª secretária foi a professora Dilva Maria de Moraes, e o jornalista e escritor Girlam Miranda foi diretor de Comunicação. Também já foi assessor de imprensa da Autarquia de Trânsito de Nova Friburgo, cuja titular era a mestre em Comunicação Social, jornalista Liliane Souzella. Atualmente, desempenha o mesmo trabalho na Secretaria de Turismo de Nova Friburgo, junto à secretária Bianca Tempone. Um viva bem grande ao querido amigo Ricardo Leone!
- Gostaria de agradecer imensamente aos colaboradores do curso de Cozinheiro do CVT. São parcerias como essas que ajudam a alavancar cada vez a nossa gastronomia. Mais duas turmas se formaram colocando novos profissionais na área gastronômica. Um viva bem grande para o Bramil, Tuti Fruti, Truta & Cia e ao Nelson Flores!
dicionário
STRUDEL – Sobremesa de origem austríaca muito consumida também na Alemanha. É preparada com massa finíssima e trabalhosa, à base de farinha de trigo integral. O recheio mais conhecido é feito com maçãs, passas, nozes, temperadas com manteiga, canela e açúcar. Existem também outros recheios, como casca de limão, açúcar, amêndoas moídas, queijo cremoso com gemas, nata, passas e claras em neve. Podem, igualmente, serem utilizados recheios salgados. Tem a forma de um rocambole e, possivelmente, é uma derivação do baklava turco que, por sua vez, teve origem na Hungria.
receitas
FILÉ À PARMEGIANA
Ingredientes: 1 xícara de farinha de rosca, 1 xícara de água, ¼ de xícara de azeite, 2 colheres de sopa de vinho tinto seco, 1 colher de chá de açúcar, 5 tomates maduros, 4 azeitonas pretas chilenas pretas e sem caroço, 2 medalhões de filé mignon (130 g cada), 2 ovos batidos, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Para polvilhar: ½ xícara de queijo parmesão.
Para fritar: 1 xícara de óleo.
Modo de preparo:
1. Retire as sementes dos tomates, bata no liquidificador e passe pela peneira.
2. Ponha o azeite em uma panela, junte o tomate peneirado, a água e a pimenta. À parte, amasse as azeitonas e acrescente-as à panela. Deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos.
3. Adicione o vinho e acrescente o açúcar. Mantenha no fogo por mais 5 minutos e reserve. Aqueça o forno em temperatura alta.
4. Abra os medalhões ao meio, no sentido horizontal, sem dividi-los totalmente. Polvilhe-os com um pouco de farinha de rosca e bata com um batedor até formar um círculo. Tempere com sal e pimenta a gosto. Passe os bifes pelos ovos e, em seguida pela farinha de rosca.
5. Aqueça o óleo em uma frigideira e frite a carne até dourá-la. Retire e reserve.
6. Num refratário, ponha a carne e, por cima, despeje o molho reservado. Cubra com queijo ralado e leve ao forno médio por 10 minutos ou até dourar. Sirva imediatamente.
Rendimento: 2 porções.
Sugestão de acompanhamento: Purê de batata ou arroz branco.
Notas: Essa receita é bem fácil. Querendo, pode-se acrescentar mozarela e presunto ou até mesmo dar uma incrementada no molho com outros temperos e manjericão. Mas feito dessa forma já fica bem saboroso!
BOM APETITE!!!
Deixe o seu comentário