perfil
DOMINGOS HENRIQUE SOUZA DE OLIVEIRA, DOMINGUINHOS
MÚSICO E COMPOSITOR
NÃO COME: Como de tudo.
COME DE JOELHOS: Gosto muito de abóbora com carne seca.
GOSTA DE COZINHAR? Não sei cozinhar e admiro muito quem sabe.
SOBREMESA: Pudim de leite condensado.
BEBIDA QUE APRECIA: Cerveja ou vinho tinto suave.
BOTECO PREDILETO: Boteco do Machado, no Perissê.
RESTAURANTE PREDILETO: Excalibur.
PARA ALMOÇAR (CASO ALMOCE FORA CITAR UM LUGAR): Em casa. Minha esposa, Maria Helena, cozinha muito bem.
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Sou bibarrense e gosto muito da minha cidade, Duas Barras!
SERRA OU MAR? Os dois. Cada coisa no seu tempo!
O QUE É SER BEM SERVIDO? Ser recebido com sorriso!
O QUE É SERVIR BEM? Gosto de servir da mesma forma!
UMA SAUDADE, UM SONHO: Saudade da minha mãe. Eu vivo de música e sonho alcançar o sucesso com o “Toque Serrano”!
JANTAR INESQUECÍVEL: Quando ganhei o Título de Cidadão Friburguense e depois fomos jantar no Miditerrâneo.
O QUE PODE TIRAR DO SÉRIO NUM RESTAURANTE? A falta de gentileza.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, a localização da minha casa e as minhas amizades que tenho aqui em Nova Friburgo.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: O trânsito, a indefinição política e a falta de eventos de qualidade com os músicos locais.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Quando se fala que Nova Friburgo é uma cidade turística não deveria faltar um empreendedorismo mais forte e atuante no setor.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “Nunca podemos deixar que os nossos sonhos sejam menores que os nossos lamentos”!
minutas
- TOQUE SERRANO – Dominguinhos é conhecido na cidade como um dos integrantes do grupo “Toque Serrano”, juntamente com seus amigos Leandrinho, Junior Gomes, Rodrigo Costa, Léo, Diogo Pão, Maycon, Malandro e Nem. Juntos há 6 anos, com um CD lançado, o “Eterna Alegria”, o grupo já está preparando o próximo, que deve ser lançado em agosto. O Toque Serrano contagia por onde passa e é muito querido por toda a região. Dominguinhos nasceu em Duas Barras, onde começou a estudar música, e há 35 anos mora em nossa cidade, onde desenvolve várias atividades. É músico trombonista da nossa querida Sociedade Musical Campesina Friburguense, professor da Oficina de Arte da Secretaria de Cultura e da Sociedade Musical 8 de Dezembro, em Duas Barras, compositor e cavaquinista do Toque Serrano. Formado em Teoria Musical pela Escola Lorenzo Fernandes, Dominguinhos faz jingles para publicidade de diferentes segmentos e já teve participação em vários grupos musicais em nossa cidade. Dominguinhos é casado com Maria Helena e tem uma filha: Bruna Leite (22), que cursa Faculdade de Música e trabalha no Detran. Um viva para Dominguinhos e sua linda família! Um viva bem grande para o Toque Serrano e todos os grupos musicais friburguenses!
dicionário
ENTRÉE – Termo em francês cuja tradução literal é “entrada”. Diferentemente do que o nome indica, não eram pratos que iniciavam a refeição. Segundo Louis Eustache Ude, eram os pratos de carne, ave, caça ou peixe servidos durante o segundo serviço. Já segundo o Larousse Gastronomique, eram os pratos servidos durante a terceira etapa de uma refeição completa, cerimonial, depois dos aperitivos, da sopa e do peixe, antes apenas do assado. Os pratos, geralmente, eram à base de miúdos, sangue, embutidos e carne em pequenos peteletas, bifes, escalopes, steak, medalhões, tournedos, carne moída, de vaca, porco, vitela, carneiro, cabrito, coelho e outros pequenos animais e aves, preparados das mais diversas formas. Em algumas partes da Europa, este termo ainda se refere ao prato servido entre o peixe e a carne. De forma geral, entretanto, nos dias de hoje, com um serviço mais reduzido, quando é usado em restaurantes de nível internacional, nos Estados Unidos e Europa, se refere ao principal prato da refeição.
receitas
BOLINHO DE ARROZ
Ingredientes: 2 xícaras de arroz cozido, 2 xícaras de farinha de trigo, 1 ½ de queijo parmesão ralado grosso, ¾ de xícara de leite, ¼ de xícara de salsa picada, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 colher de chá de sal e 6 ovos.
Para fritar: 3 xícaras de chá de óleo.
Modo de preparo:
1. Numa tigela grande, misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea. Cubra e deixe descansar em temperatura ambiente por uma hora ou até a massa ficar consistente.
2. Numa panela média, aqueça o óleo em fogo alto. Quando estiver bem quente, frite colheradas da massa até que os bolinhos fiquem dourados. Retire com uma escumadeira e deixe escorrer sobre papel-toalha. Sirva quente.
Rendimento: 48 unidades.
TOMATE RECHEADO COM VITELA E LEGUMES
Ingredientes: 3 tomates médios, 1 ½ colher de sopa de manteiga, 2 colheres de sopa de cebola picada, 100 g de patinho de vitela moído grosso, ¼ de xícara de cenoura cortada em cubinhos, ¼ de xícara de abobrinha cortada em cubinhos, ¼ de xícara de berinjela cortada em cubinhos, ¼ de xícara de salsa picada, ¼ de xícara de farinha de rosca, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Modo de preparo:
1. Lave os tomates em água corrente e corte a parte superior como uma tampa. Com uma colher, retire as sementes. Reserve.
2. Numa panela, derreta a manteiga em fogo médio. Junte a cebola e refogue-a por 3 minutos ou até ficar macia. Adicione as carnes e os legumes. Cozinhe, mexendo às vezes, por 10 minutos ou até a carne ficar macia e secar o líquido. Tempere com sal e pimenta. Junte a salsa.
3. Aqueça o forno em temperatura alta. Recheie os tomates com a mistura de vitela e, por cima, polvilhe com a farinha de rosca.
4. Coloque os tomates recheados em uma assadeira untada com óleo e leve ao forno por 15 minutos ou até dourar.
Rendimento: 3 unidades.
Notas: Essas são algumas sugestões de entradinhas. Os bolinhos de arroz podem ser incrementados com sobras de vagens ou outros legumes ou até mesmo pedacinhos de frios cortados em cubinhos pequenos. Já os tomates recheados, caso não queiram usar a carne de vitela, experimente fazer com patinho ou coxão duro.
BOM APETITE!!!
Deixe o seu comentário