Aprendendo tecnologia - 4G, viva a Copa do Mundo!

sexta-feira, 29 de junho de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Thiago Schaustz

thiago@ts2informatica.com.br

Muitos nem usufruíram a Internet 3G, e já se fala na 4G, no Brasil. É isso mesmo! Também conhecida como LTE—Long Term Evolution—, a tecnologia de acesso móvel 4G (quarta geração) está prestes a sair do papel. Esta tecnologia é chamada de banda larga ultrarrápida para telefonia celular e computadores, que poderão utilizá-la através de modems. Sendo comparada com a atual 3G, o acesso 4G é, ao menos, 20 vezes mais rápido, atingindo picos de 100Mb/s e com média de 20Mb/s. Muito bom para um acesso móvel.

A tendência é que esta nova tecnologia esteja disponível para nós, usuários, até março de 2013, com o intuito de já estar funcionando bem até a Copa do Mundo, que será em 2014. Inicialmente, somente as cidades-sede da Copa das Confederações, que ocorrerá em 2013, serão contempladas com este serviço, são elas: Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Belo Horizonte. Em dezembro de 2013, será a vez das sedes e subsedes da Copa Mundo. A previsão da Anatel é que até 2019 o país esteja totalmente coberto pelo 4G. Este colunista, infelizmente, não pôde testar, mas o 4G marcou presença no evento Rio+20, em caráter experimental. A operadora Vivo e a fabricante Huawei foram as responsáveis pela fase de testes. As empresas que serão as provedoras de acesso no Brasil são as quatro grandes operadoras de telefonia celular—Claro, Vivo, Tim e Oi.

Então, caros leitores, ficaremos na expectativa de mais uma opção de acesso à Internet. Vamos aguardar, também, a divulgação dos preços, que não devem ser nada agradáveis. Mas, dependendo de como estiver a sua disponibilidade aqui na serra, o 4G vai incomodar muitos provedores de internet a cabo por aí.

Dica do dia: atenção ao comprar equipamentos 4G no exterior. Eles devem ter a frequência de 2,5Ghz, que será adotada no Brasil. Um iPad 4G, por exemplo, que for de frequência 2,1Ghz não funcionará no Brasil, limitando-se ao acesso 3,5G, no máximo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade