Chico Figueiredo
chicop.figueiredo@gmail.com
perfil
LÉO ABELHA
PROFESSOR/ MÚSICO E PALHAÇO
NÃO COME: Não sou muito chegado a jiló, azeitona...
COME DE JOELHOS: Risoto de funghi secchi do Restaurante Malagueta, do Chef Mateus. E gosto muito da pizza de shitake com gorgonzola, da Cantina Camping.
GOSTA DE COZINHAR? Gosto. Faço bastante coisa na cozinha. Faço comida japonesa, peixes, batatas rösti, enfim, muitas coisas!
SOBREMESA: Sorvete de creme com banana caramelada e canela, e torta alemã!
BEBIDA QUE APRECIA: Sucos, drinques e vinhos.
BOTECO PREDILETO: Boteco do Machado.
RESTAURANTE PREDILETO: Malagueta, no Cônego.
PARA ALMOÇAR: Durante a semana eu almoço merenda escolar nas escolas onde dou aula. São muito boas!
CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Rio de Janeiro.
SERRA OU MAR? Serra e mar.
O QUE É SER BEM SERVIDO? Quando os garçons nos servem com atenção e com a intenção de nos fazer voltar!
UMA SAUDADE, UM SONHO: Não tenho saudade de nada. O melhor ainda está por vir. Sonho em conhecer outros lugares levando minha arte pra todo mundo!
JANTAR INESQUECÍVEL: Todos os jantares com minha esposa.
O QUE PODE TIRAR DO SÉRIO NUM RESTAURANTE? Geralmente um serviço ruim dos garçons.
TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O ar, a água e os amigos.
TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: A corrupção política, o conservadorismo religioso e o trânsito que já está muito ruim e a tendência é piorar cada vez mais.
O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? Um catálogo com hotéis, pousadas, restaurantes, calendário fixo de eventos.
UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: “Confiar nos seus filhos friburguenses: nos artistas, nos pensadores e nos trabalhadores... Pois acredito que a mudança de consciência que Friburgo precisa virá através da força do seu povo”!
minutas
- UM ARTISTA DE PRIMEIRA! Léo é o cara! Sempre bem humorado, dedicado, inquieto e atencioso, nosso amigo está sempre fazendo alguma coisa! Até parado está se movimentando! Trabalha há 11 anos na APAE de Nova Friburgo com música, artesanato e por algum tempo, teatro. Em seus 20 anos como músico, já tocou rock, metal, punk, folclore, autoral e atualmente choro e forró! E há 8 anos está tocando com o requisitado grupo “Meu chapéu virou pandeiro”. Formado em História pela Faculdade de Filosofia Santa Doroteia e com pós em Educação Artística, Léo tem muito o que passar para seus alunos através do projeto Biblioteca Móvel da Secretaria de Educação do município. Fez vários cursos com os “Doutores da Alegria” e atuou com outros colegas na “Trupe do Sorriso”, grupo que se dedica a levar um pouco de alegria às crianças que estão em hospitais, asilos, orfanatos e onde mais precisar de um pouco de conforto no coração! O multifacetado Léo, ainda é colaborador do Ponto de Cultura das Folias de Reis e desde 2003 vem descobrindo a nobre arte do “palhaço”. Tanto que Abelhito junto com seu amigo Sucata lançaram um DVD! Abelha ainda pensa um dia se dedicar à pintura, arte essa que, acredita, ajuda a enriquecer a alma! Léo é casado com Ana Sancho, enfermeira. Um viva a todas as artes! Um viva maior ainda ao inquietante e maravilhoso Léo Abelha e sua família!
- QUEIJARIA ESCOLA – Passeando pela Tere-Fri, dei uma parada na Queijaria Escola. O local está muito bem cuidado e com ótimas opções de lazer e ainda podemos degustar maravilhas e aproveitar para curtir a vida. Exposições, museus, lojinhas de artesanato, um jardim muito bem cuidado, chafariz, enfim, um lugar excelente para ser mais explorado. Porque não aproveitar o local para uma bela “Festa das Nações”? Fica aí a dica! Viva o turismo e seus encantos friburguenses!
dicionário
FUNGHI SECCHI – os funghi secchi ou cogumelos secos são ingredientes indispensáveis na cozinha italiana, pelo sabor e perfume que dão aos molhos. A variedade mais conhecida é o boletus edulis, vulgarmente chamados fungho porcini. Os cogumelos secos são usados em risotos, tortas, quiches e molhos para massas.
receitas
TALHARIM COM COGUMELOS E TOMATE-CEREJA
Ingredientes: 400 g de tomate-cereja, 2 colheres de sopa de azeite, sal e pimenta-do-reino branca moída a gosto, 500 g de talharim, ½ xícara de manteiga e 600 g de cogumelos frescos sortidos (shitake, cogumelo-de-paris e shimeji).
Modo de preparo:
1. Aqueça o forno a 180°C. Coloque o tomate-cereja numa assadeira, regue com azeite e polvilhe com sal. Leve ao forno por 30 minutos, mexendo, às vezes, até o tomate ficar macio.
2. Num caldeirão, ferva 5 litros de água com uma colher de sopa de sal. Junte o talharim e cozinhe até ficar ‘al dente’. Enquanto isso, derreta amanteiga em fogo médio. Junte os cogumelos e refogue, mexendo de vez em quando, até ficarem macios. Tempere com sal e a pimenta-do-reino.
3. Retire o tomate do forno e reserve. Escorra o talharim e junte ao molho de cogumelos. Misture. Em pratos, coloque a massa e ao redor, o tomate-cereja assado. Decore com salsa picada.
Rendimento: 4 porções.
MASSA AO FUNGHI SECCHI (RÁPIDO)
Ingredientes: 1 pacotinho de 50 g de funghi secchi, 500 g de massa (penne, espaguete, fettuccine, etc.), 200 ml de creme de leite fresco, 1tablete de caldo de carne, 2 colheres de manteiga, 1 cebola bem picadinha, sal e pimenta-do-reino a gosto e 1 cálice de conhaque para flambar.
Modo de preparo:
1. Cozinhe a massa conforme as dicas do fabricante. Coloque o funghi de molho em 2 xícaras de água quente, com o caldo dissolvido, deixe-o hidratar por 30 minutos e depois pique-os reservando a água. Em uma frigideira, refogue na manteiga, a cebola e o funghi picadinho até murchar um pouco.
2. Flambe o funghi e a cebola com um cálice de conhaque. Acrescente o caldo de carne e do funghi reservado e deixe reduzir um pouco.
3. Coloque o creme de leite, o sal e a pimenta-do-reino a gosto. Se achar necessário, pode engrossar o molho com um pouco de amido de milho dissolvido na água.
4. Disponha o molho sobre a massa. Coloque queijo Parmesão caso queira ou então salsinha picada. Sirva imediatamente.
Rendimento: 4 porções.
Dicas: Massas são rápidas e fáceis de fazer! Essas então são muito simples e bem saborosas. Aproveite as dicas e crie a suas próprias massas.
BOM APETITE!!!
Deixe o seu comentário