Nutrição - 31/03/2012

Elisa Barbosa Loureiro - elisabloureiro@hotmail.com
sexta-feira, 30 de março de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Perder peso ou emagrecer?

Perder peso e emagrecer são duas coisas diferentes. Emagrecer significa perder tecido adiposo (gordura). Nem sempre a redução dos números na balança reflete uma redução de peso saudável.

Perder peso significa uma redução no peso bruto corporal. Ou seja, redução da massa magra e da quantidade de líquido corporal. Isto pode acontecer em decorrência de uma alimentação desequilibrada, que priva o corpo dos nutrientes necessários e compromete a integridade muscular, ou pode acontecer, ainda, por um estresse físico, decorrente de alguma patologia.

Alguns problemas orgânicos e o uso de certos medicamentos podem gerar retenção de água no organismo, aumentando também o peso sem que a pessoa tenha, necessariamente, excesso de gordura. Situações assim podem ocorrer simultaneamente, ou seja, uma pessoa pode apresentar excesso de peso por ter alto desenvolvimento muscular e, ao mesmo tempo, ter excesso de gordura no organismo.

Dietas extremamente restritivas e realizadas sem nenhum acompanhamento profissional, na maioria das vezes, fazem com que as pessoas percam, em maior proporção, massa magra (músculo e água), quando o real objetivo deveria ser a redução da massa gorda através do aumento do metabolismo da gordura corporal. Portanto, é importante frisar que emagrecer significa reduzir a gordura corporal e perder peso não esta associado diretamente a este conceito.

Mesmo para o emagrecimento, existe um mínimo de energia que o organismo precisa receber diariamente para realizar todas as suas funções. Caso contrário, em dietas com grande restrição de alimentos, um fornecimento de energia abaixo do mínimo necessário faz com que o organismo acabe usando suas reservas musculares para repor parte das suas necessidades energéticas e proteicas, o que leva também a uma perda rápida de peso, mas em músculo e não em gordura.

As atividades físicas moderadas e vigorosas são as formas mais interessantes de mobilizar o tecido adiposo. Não as desperdice! Realize treino de força muscular de 1 a 3 vezes por semana. Contribuirá para a preservação da massa muscular, fundamental para a aptidão funcional e saúde óssea.

Reduzir números na balança nem sempre reflete em uma redução de peso saudável, ou seja, um emagrecimento saudável. Busque atitudes saudáveis para que a sua redução de peso não comprometa a sua massa muscular, pois isso garante o bem-estar e facilita, em sequência, a sua manutenção de peso. Procure um nutricionista e faça exercícios físicos, respeitando o limite do corpo.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade