Gastronomia - 31/03/2012

Chico Figueiredo - chicop.figueiredo@gmail.com
sexta-feira, 30 de março de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Gastronomia - 31/03/2012
Gastronomia - 31/03/2012

perfil

JULIANO SOUZA PINHEIRO THURLER

TÉCNICO DE RADIOLOGIA

NÃO COME: Verduras e muitas outras coisas. Não gosto de nada com fibras.

COME DE JOELHOS: Gosto muito de massas, sejam elas quais forem!

GOSTA DE COZINHAR? Muito e me viro bastante bem numa cozinha. Só não gosto de arrumar as coisas depois.

SOBREMESA: Torta de limão.

BEBIDA QUE APRECIA: Vinho.

BOTECO PREDILETO: Quando tenho tempo vou ao Bar’t Papo.

RESTAURANTE PREDILETO: Amigos do Júlio.

PARA ALMOÇAR: Restaurante do Chiquinho, no Jardim Ouro Preto.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Paraty.

SERRA OU MAR? Para viver, serra; para lazer, mar.

O QUE É SER BEM SERVIDO? Ser atendido com simpatia e amabilidade.

O QUE É SERVIR BEM? Com carinho, atenção e prazer.

JANTAR INESQUECÍVEL: Um jantar que minha sogra, Carolina, fez pra mim no dia dos namorados.

O QUE PODE TIRAR VOCÊ DO SÉRIO NUM RESTAURANTE? Mau atendimento e falta de higiene.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: As cachoeiras, a vista do Caledônia e o Castelo Pollynara, em Amparo.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: As estradas e ruas cheias de buracos e sem conservação, o trânsito caótico e a falta de lazer. Nova Friburgo está sem atrações turísticas!

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO?

Incentivo para cursos profissionalizantes na área de turismo, grandes eventos e atrações com preços acessíveis.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO:

Força e determinação para reerguer nossa cidade. É tempo de mudanças e acreditar que temos tudo para sermos a melhor cidade turística da região!

minutas

- Juliano está sempre correndo atrás! Trabalha como vigia noturno no Edifício Amazonas, conserta computadores de amigos, faz bicos como pintor de paredes, gosta de trabalhar em eventos, enfim, está sempre à disposição para o que for necessário, e com uma grande vantagem: faz tudo com muita competência e carinho! O querido amigo tem formação como técnico de radiologia, com estágio no Inca e está pensando seriamente em cursar Direito. Juliano é filho de Marlene, cozinheira de primeira e uma das mais requisitadas no mercado gastronômico friburguense. É casado com Priscila Josélia Rohem Thurler e tem um filho, Richard, de 11 anos. Sinto muito orgulho de ser amigo dessa família, que acredita na força e no suor do seu trabalho! Um viva bem grande ao Juliano e sua família! E um viva maior ainda para Marlene, por ter um filho muito especial!

dicionário

RICOTA – Queijo macio, sem sal ou quase sem sal, fresco ou defumado, muito usado em pastas, tortas, doces e recheios. Seu nome (ricotta) e processo de feitura vêm da Itália. É elaborada a partir do soro e não do coalho do leite. Sua textura é fina e seu sabor extremamente suave. A ricota permanece firme durante o cozimento, mantendo sua forma, constituindo-se num excelente recheio para massas que ainda vão sofrer a ação do calor. Em 30 g deste queijo, encontramos cerca de 50 Kcal (calorias), 4 g de gordura e 15 mg de colesterol.

diminuta

DICAS PARA USO DO LIQUIDIFICADOR

• Na hora de despejar os ingredientes da receita no copo, comece pelos mais líquidos.

• Antes de triturar alimentos sólidos, como coco, carne e pão torrado, pique-os para facilitar o trabalho da máquina.

• Não é aconselhável bater alimentos muito quentes no copo de plástico, pois o calor provoca pequenas rachaduras internas e vapor pode causar explosão. O ideal é deixar o alimento esfriar por 15 minutos. Ou então misturar um pouco de água fria.

• Para receitas líquidas, o ideal é não ultrapassar a metade do volume do copo de cada vez. Para receitas sólidas, bata o equivalente a uma xícara por vez.

• Use o orifício da tampa para acrescentar gelo e alimentos sólidos com o motor em funcionamento. Isso facilita o trabalho do aparelho.

• Não limpe os modelos de plástico com materiais abrasivos, como palha de aço. O ideal é lavá-los com água e detergente.

receitas

TORTA DE RICOTA (LIQUIDIFICADOR)

INGREDIENTES: 1 xícara de leite, ½ xícara de frutas cristalizadas, ½ xícara de passas brancas, ½ xícara de passas pretas, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 colher de sopa de maisena, 1 colher de chá de essência de baunilha, 550 g de ricota fresca, 4 ovos, 1 lata de leite condensado e raspas de casca de 1 limão. Acessório: refratário com 26 cm de diâmetro.

MODO DE PREPARO: Bata todos os ingredientes, exceto as passas, no liquidificador e reserve. Aqueça o forno em temperatura média. Transfira a mistura de ricota para o refratário e junte as passas. Misture e asse por 45 minutos ou até a superfície ficar dourada.

RENDIMENTO: 10 pedaços.

NOTA: Se quiser uma torta mais fofa, bata separadamente as claras em neve na batedeira e depois acrescente à massa. Você pode também substituir as frutas cristalizadas e as passas e acrescentar geleia de sua preferência, derretida com um pouco de água, e colocá-la sobre a torta. Sirva a torta gelada ou em temperatura ambiente com a geleia quente! Fica maravilhosa! Simples, não?

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade