Gastronomia - 14 a 16 de janeiro 2012

Por Chico Figueiredo
sexta-feira, 13 de janeiro de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Gastronomia - 14 a 16 de janeiro 2012
Gastronomia - 14 a 16 de janeiro 2012

minutas

- De família tradicional em hotelaria, Leda é muito querida e adora receber os amigos para uma boa mesa. Nossa amiga gosta muito de artesanato e produz peças lindíssimas. Um viva bem grande à família Alberich! Um viva aos hoteleiros friburguenses!

dicionário

CEVICHE OU SEVICHE – Muito popular em toda a América Latina, é um prato de peixe cru marinado em suco de limão. O ácido do limão “cozinha”, curte a carne do peixe, tornando-a firme e opaca. Cebolas, tomates e pimentas verdes podem ser também agregadas à marinada. Este prato só deve ser preparado com peixe muito fresco. Os mais utilizados são o caranho vermelho, o linguado e a palombeta.

PAELLA – Prato típico espanhol, é conhecido no mundo todo. É um risoto encontrado em diversas versões. A paella valenciana é feita com arroz, pimentões, açafrão, frango, carne de porco, linguiça, frutos do mar, vagens, coelho, azeite, cebola, alho, dentre outros ingredientes. A paella marinera é uma versão que acrescenta peixes, lagostas e mexilhões à base de arroz. Prepara-se em uma frigideira especial, com duas alças, bordas altas, geralmente de ferro, chamada paellera. É considerada uma refeição completa.

perfil

LEDA DE SOUZA ALBERICH

HOTELEIRA

NÃO COME: Jiló, comidas muito apimentadas e dobradinha.

COME DE JOELHOS: Massas no geral.

GOSTA DE COZINHAR? Gosto. Adoro fazer ceviche, paella, peixes e coisas do mar.

SOBREMESA: Não tenho nenhuma em especial. Gosto de uma torta que não me recordo o nome, que é com damasco e amêndoas.

BEBIDA QUE APRECIA: Espumantes.

BOTECO PREDILETO: Bar’t Papo.

RESTAURANTE PREDILETO: Crescente Gastronomia e Viva Rô.

PARA ALMOÇAR: Bar’t Papo e Gourmet Brasil.

CIDADE PARA TURISMO E LAZER: Florianópolis, Barcelona e Jerusalém.

SERRA OU MAR? Ambos.

O QUE É SER BEM SERVIDO? Gentileza e educação.

O QUE É SERVIR BEM? Respeito e verdade.

JANTAR INESQUECÍVEL: Os momentos tristes a gente nunca esquece! E olha que sou uma pessoa alegre.

O QUE PODE TIRAR VOCÊ DO SÉRIO NUM RESTAURANTE? Falta de higiene.

TRÊS COISAS AGRADÁVEIS EM NOVA FRIBURGO: O clima, a tranquilidade e a praticidade, tudo é muito perto.

TRÊS COISAS DESAGRADÁVEIS: Os bueiros sujos e entupidos, a falta de atitude em relação à tragédia em janeiro e que nada foi feito e algumas ruas e calçadas que estão sem qualquer manutenção.

O QUE PODERIA SER FEITO PARA ALAVANCAR A RICA GASTRONOMIA DE NOVA FRIBURGO? A falta de restaurantes com comidas típicas e a não abertura destes no domingo à noite. É como se cidade não funcionasse nesse dia. Os turistas ficam sem opção.

UM PENSAMENTO PARA NOVA FRIBURGO: Esquecer o passado, pensando no hoje para executar no amanhã.

receitas

CEVICHE ORIENTAL

INGREDIENTES: 250 g de filé de atum e salmão, 3 limões para o suco de limão, 2 colheres de molho de soja, 1 colher de azeite, 2 colheres de chá de óleo de gergelim, 1 dente de alho picado, 2 colheres de gengibre ralado, ½ pepino em cubinhos, 1 cebolinha verde picada, sal e pimenta-do-reino a gosto, pimenta dedo de moça picada e gergelim preto e branco tostado.

MODO DE PREPARO: Corte o pargo em cubos de 1 cm. Regue com suco de limão e azeite e tempere com sal e pimenta. Deixe marinar por cinco minutos para que o suco de limão “cozinhe” um pouco o peixe. Acrescente o pepino, o molho de soja e o óleo de gergelim. Junte a salsa e a cebolinha e deixe marinar por 12 horas na geladeira, coberto com papel filme.

NOTA: Sirva dentro de uma taça, bem gelada, de Dry Martini e finalize com gergelim preto e branco.

CEVICHE PERUANO

INGREDIENTES: 250 g de filé de pargo, 3 limões para o suco de limão, 1 colher de café de azeite extra virgem, ½ cebola roxa fatiada, 1 batata doce fatiada, 80 g de milho enlatado, sal e pimenta-do-reino a gosto, folhas de alface, coentro picado, salsinha picada, pimenta dedo de moça picada.

MODO DE PREPARO: Corte o pargo em cubos de 1 cm. Regue com suco de limão e azeite e tempere com sal e pimenta. Deixe marinar por cinco minutos para que o suco de limão “cozinhe” um pouco o peixe. Cozinhe a batata doce na água com sal e corte em cubos. Acrescente ao peixe a batata, o milho e a cebola roxa. Junte a salsinha e o coentro e deixe marinar por 12 horas na geladeira, coberto com papel filme.

NOTA: No canto do prato coloque uma folha de alface e, por cima, ponha o ceviche. Duas receitas fáceis e ótimas para o verão. O peixe pode ser mudado. Com salmão fica bem saboroso. Só não esqueçam de que o peixe tem que estar fresquíssimo.

BOM APETITE!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade