Diz a lenda que um menino chamado Diego, morador de uma aldeia de montanha no México, queria levar flores para a igreja na véspera de Natal. Este é um velho costume do país. Todos os anos, nessa época, as pessoas vão a pé até as igrejas levar flores para depositar aos pés do Menino Jesus. Mas Diego era pobre e não tinha dinheiro para comprar flores frescas. As outras crianças zombavam dele:
— Que feio, Diego! Você nunca leva flores para o Menino Jesus!
— Não leva porque não tem dinheiro pra comprar!
Diego não ligava para a zombaria. Ele ficava triste porque tinha muita vontade de presentear o Deus Menino. Procurava flores no campo, mas era inverno nessa época e o frio intenso não deixava uma só flor viva. Mas houve uma véspera de Natal diferente. Nesse dia, o menino estava sozinho no campo tentando achar uma flor mais resistente quando ouviu uma voz suave. Uma voz que parecia de um anjo:
— Diego, pegue as ervas daninhas que crescem apesar do frio e dê de presente para o Deus Menino!
O menino ficou assustado. Procurou por todos os lados tentando encontrar o dono daquela voz, mas não achou ninguém. E a voz insistia no pedido:
— Diego, pegue as ervas daninhas que crescem apesar do frio e dê de presente para o Deus Menino!
Ainda assustado o garoto respondeu:
— Mas eu não posso dar ervas daninhas para o Menino Jesus! Ele não vai gostar disso!
E a voz de anjo disse num tom suave:
— O mais simples presente, quando dado com amor, é sempre o mais bonito! Com certeza o Menino Jesus ficará satisfeito!
Ainda sem saber se estava tomando a atitude certa, Diego pegou um bom punhado de ervas daninhas e foi caminhando devagar até a igreja da aldeia.
Quando chegou lá, viu várias crianças depositando as flores mais lindas na manjedoura do Deus Menino. Sem querer chamar atenção, Diego depositou as ervas com todo amor aos pés do Menino Jesus. Mas as crianças ficaram revoltadas:
— Que absurdo! Olha o que o Diego está fazendo! Dando ervas daninhas de presente para Nosso Senhor!
— Esse menino só pode estar maluco!
O pequeno Diego, muito envergonhado, já ia tirar as ervas da manjedoura quando aconteceu uma coisa fantástica! As plantas daninhas se transformaram em lindas flores vermelhas com folhas verdes brilhantes. Diego ficou espantado. Eram as flores mais lindas que ela já tinha visto. As crianças e os outros moradores da aldeia se ajoelharam diante do presépio. Diego entendeu, enfim, o significado do que o anjo lhe dissera: o maior presente para o Menino Jesus era o dom de dar amor.
A flor passou a ser chamada pelos mexicanos de “Flor da Noite Santa”.
Deixe o seu comentário