Um Natal repleto de bonitas lembranças!

Artesãs da cidade se empenham na produção de artigos diversos em torno da máxima data cristã
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra
Um Natal repleto de bonitas lembranças!
Um Natal repleto de bonitas lembranças!

Juliana Scarini

Quem não gosta de ganhar como presente de Natal uma bonita peça artesanal? São lembranças que fazem toda a diferença na hora de presentear um amigo, parente ou colega de trabalho. Um grupo de artesãs se reuniu e transformou o artesanato em profissão. Todas se dedicam inteiramente a este trabalho, que exige paciência, criatividade e bom gosto.

Susy Lemos produz há 30 anos e diz que sempre gostou de artesanato. “Sempre fui arteira, comecei por curiosidade e para preencher o tempo, depois se tornou uma forma de complementar a renda”, frisa. São chaveiros, porta-moedas, carteiras, marcadores de livro, enfeites, bolsas de crochê e artigos de tricô. Todos com um toque especial, de quem trabalha com amor e dedicação.

Já Niceas Pereira Breder aprendeu a fazer crochê e tricô ainda criança. Ela conta que na sua época de infância as meninas aprendiam a costurar no colégio. Outra artista cheia de talento é Silva Regina Oliveira, que faz artesanato desde criança. Este ano, suas peças de feltro e tricô deixaram de ser apenas um lazer e se tornaram fonte de renda. Silvia já participou, com Susy Lemos, do Grupo de Economia Solidária, um projeto do Ministério de Trabalho e Emprego realizado em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Aqui o projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a ONG Neats. Elas também já fizeram cursos no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), uma forma de aprender cada vez mais e desenvolver um trabalho de qualidade.

Vânia Palomo Paulo confecciona chaveiros de feltro e tecido, além de marcadores de livro e novidades coloridas, que costumam agradar todo mundo. “Amo artesanato! Dá muito trabalho, mas é por amor que a gente trabalha. É o prazer de produzir e ainda uma forma de ganhar dinheiro”, diz Vânia, lembrando que seu objetivo é sempre agradar o público.

Como os leitores podem observar nas fotos, não faltam bons motivos para ter um Natal repleto de boas lembranças!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade