O e-mail

Por Wllysses D’Ávila
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Um dos principais meios de comunicação desde o seu surgimento, os equívocos na utilização do e-mail sempre renderam gargalhadas, saias-justas, e, acredito eu, demissões. Talvez pelo fato de se tratar de uma ferramenta nova, durante muito tempo o âmbito pessoal e profissional tenham se confundido. Muitas vezes ele substitui as correspondências, os ofícios e alguns documentos.

O e-mail agiliza as informações e dinamiza a comunicação entre as pessoas e o trabalho. Pode ser de grande utilidade para declarar seu amor ou se portar ao diretor de empresa, mas para cada um desses casos deve-se adequar o conteúdo e o vocabulário utilizado. Equívocos sempre vão acontecer, mas falta de bom senso deve ser exterminada o mais breve possível.

Assim como o celular que hoje em dia faz tudo, até ligações, os webmails têm cada vez mais funcionalidades, como HD virtual para guardar seus documentos “na nuvem” e assim você pode acessá-lo de qualquer lugar que tenha internet, álbuns de fotos, messengers, pastas organizadoras e mais uma infinidade de coisas para “facilitar” a nossa vida. Escolha um webmail com boa capacidade de armazenamento de dados e ampla compatibilidade com ferramentas dos celulares, sites e redes sociais.

Quando criar um endereço lembre-se que ele pode servir para enviar mensagens para o seu chefe ou fotos para sua sogra, portanto tchutchucadenikit@ ou lekdevasso.centro@ podem ser um motivo de constrangimento. Pior ainda: você está fazendo um curso e o professor grita lá do outro lado da sala: “Fulano, me fala seu e-mail!”, você nunca vai se perdoar se tiver que responder em voz alta “gordinhosensual@...”. Guarde esse endereço para aquelas coisas que a gente faz, mas jura que não faz na internet.

O ideal é que o endereço identifique de alguma forma quem está enviando a mensagem “anamoura@...”, se você utilizá-lo amplamente para o trabalho pode colocar o nome ou inicias da empresa, se for um empreendedor pode aproveitar para fazer uma propaganda extra, “jose.infotudo@...”. O problema nesse caso é se você mudar de empresa; ou mudar o nome da sua empresa, ou mesmo fechá-la; vai ter um trabalhão para transferir seus contatos para outra conta e corre o risco de perder mensagens enviadas para o endereço antigo. Não esqueça quando criar um e-mail que a intenção e usá-lo por muitos anos.

Se for criar uma conta com o domínio da empresa deve-se usar o endereço para identificar seu setor ou serviço “felipe.rh@infotudo.com.br” ou “tatiana.informatica@infotudo.com.br”, mas fique sempre atento à possibilidade de mudar de cargo ou ser promovido, para não perder novamente seu endereço eletrônico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Não devia nem precisar falar, mas as fatídicas correntes devem ser evitadas, principalmente nos e-mails profissionais e horários de trabalho. Não conheço ninguém que goste de receber esse tipo de mensagem, e acredito que quem repassa o faz por medo dos infortúnios prometidos. Tente não ser o chato da caixa de e-mail. Particularmente, além das correntes também detesto receber mensagens com animais torturados, crianças doentes ou espancadas e acidentes com corpos espalhados. Não leio, fico chocado e com ódio de quem enviou.

Quando mandar uma mensagem para muitas pessoas utilize a opção Cco, que significa com cópia oculta, para que os endereços de seus destinatários não sejam vistos pelos outros que receberem a mensagem. Quem te deu o endereço de e-mail queria que você ficasse em contato, não seus amigos. E você ainda corre o risco de se comprometer fornecendo acesso de pessoas indesejadas a seus superiores.

Já ouvi dizer que usar e-mail comercial ou a internet do trabalho para uso indevido, como pornografia, por exemplo, é motivo para demissão por justa causa. Não sei se isso é verdade, mas acho essa atitude totalmente antiética. A internet ajuda no trabalho a transferir documentos, pesquisar assuntos, baixar modelos de oficio e planilhas, leis, e mais uma infinidade de benefícios—e por que não—dar feliz aniversário a um amigo, dizer que está com saudades dos filhos, olhar uma foto do churrasco com a família; não vejo problema nenhum nisso, até alivia a carga do dia, mas para tudo repito, é necessário bom senso. Deixe o sexo, as piadas sacanas, as provocações contra o time do outro para seus momentos fora do trabalho. No mais, é desfrutar dessa revolucionária possibilidade que a era digital nos trouxe.

TAGS:
Publicidade