Nutrição - Combatendo a ansiedade - 17 a 19 de setembro 2011

Por Elisa Barbosa Loureiro
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
por Jornal A Voz da Serra

Nos dias atuais, devido a tantas preocupações do dia a dia, um dos problemas que mais atinge o sistema nervoso da população em geral é a ansiedade. Uma pessoa ansiosa demais tende a ficar sempre distraída e não dar conta de cumprir suas obrigações com atenção, ficando inquieta e até tomando atitudes precipitadas.

Dê adeus ao nervosismo, à ansiedade e ao cansaço. Coloque na sua dieta alimentos que têm o poder de estimular o funcionamento do sistema nervoso, acabar com a irritação e espantar a tristeza.

Em geral os alimentos que combatem a ansiedade estimulam a produção de hormônios que têm um efeito calmante sobre o organismo e no relaxamento dos músculos e sistema nervoso, evitando assim a depressão, a apatia e a ansiedade, proporcionando ao corpo uma sensação de bem-estar e alegria.

Carboidratos complexos contêm serotonina, um neurotransmissor que tem efeito calmante no cérebro. Consuma cereais integrais (arroz ou farinha de trigo integral) em todas as refeições. Ingira quantidades suficientes de vitaminas do complexo B, aumente a ingestão de levedo de cerveja, arroz integral e hortaliças verde-escuras.

Alimentos fibrosos e iogurte com lactobacilos vivos ajudarão a melhorar a flora intestinal, o que será benéfico para a produção de serotonina via intestinal. Cálcio e magnésio acalmam o organismo. Boas fontes são encontradas em: algas marinhas, brócolis, couve, soja, nozes, salmão, sardinha, iogurte sem açúcar.

Estudos comprovam que a vitamina C, presente nas frutas cítricas, diminui a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e à ansiedade e responsável por transmitir a notícia de estresse para todas as partes do corpo. Seu consumo promove o bom funcionamento do sistema nervoso e aumenta a sensação de bem-estar.

O espinafre contém potássio e ácido fólico, que previnem a depressão. Além disso, espinafre tem magnésio, folato e vitaminas A, C e do complexo B, que ajudam a estabilizar a pressão e garantem o bom funcionamento do sistema nervoso.

Lembre-se que a solução para uma vida menos ansiosa é minimizar os estresses do dia a dia, dedicar-se aos projetos de vida, procurar atividades prazerosas e tirar um tempo para o lazer.

Até a próxima semana!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade