Biblioteca Digital Mundial abre acesso a documentos raros

Acervo está disponibilizado gratuitamente
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
por Jornal A Voz da Serra

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em parceria com outras 32 instituições internacionais, inaugurou uma importante contribuição para a cultura internacional há alguns meses. Em um arquivo inédito, somando mais de mil documentos históricos, o site da Biblioteca Digital Mundial guarda informações sobre diversos países, de todos os continentes. Com mapas, desenhos, gravações, filmes e fotos, qualquer um pode acessar o www.wdl.org e visualizar o acervo disponibilizado.

Impulsionado pela Unesco, o projeto tem caráter patrimonial, como destacou Abdelaziz Abid, coordenador da iniciativa. A biblioteca não oferece documentos atuais, a não ser “com valor de patrimônio, que permitirão apreciar e conhecer melhor as culturas do mundo em idiomas diferentes: árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português. Mas há documentos em linha em mais de 50 idiomas”, destacou Abid.

Entre os documentos disponíveis no site há códices pré-colombianos e os primeiros mapas da América, desenhados por Diego Gutiérrez para o rei da Espanha, em 1562. Há também tesouros como o Hyakumanto darani, um documento japonês publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da história, um relato dos astecas com a primeira menção de Jesus Cristo no novo mundo, trabalhos de cientistas árabes desvelando o mistério da álgebra, ossos utilizados como oráculos, esteiras chinesas, a Bíblia de Gutenberg, a Declaração de Independência dos Estados Unidos, constituições de diversos países, pinturas rupestres, o Evangelho de São Mateus em aleutiano, antigas fotos da Biblioteca Nacional do Brasil e até mesmo da Bíblia do Diabo, do século XIII, diretamente da Biblioteca Nacional da Suécia.

A fácil navegação pelo site também é um ponto positivo. Os arquivos estão em alta definição, podem ser movidos, girados, aproximados, afastados e vêm junto com uma explicação de seu conteúdo e seu significado. O acesso é gratuito, sem a necessidade de registro. O internauta ainda pode buscar por época, zonas geográficas, tipo de documento e instituição. Para quem busca conhecimento, é uma oportunidade imperdível de se aproximar da história e da cultura de diversos países.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade