Durante as férias, fica mais difícil manter a disciplina de horários das refeições e até o cardápio muda bastante. Não há motivo para preocupações quando a rotina é deixada de lado por um curto período de tempo. No entanto, as férias não devem servir como desculpa para deixar de lado todos os bons hábitos alimentares que você estimula em seus filhos no resto do ano.
Deve haver também a preocupação quanto aos horários da alimentação, por exemplo, ao acordar mais tarde, o café da manhã não é feito e muitas crianças pulam essa refeição e vão direto para o almoço, ou, quando não se almoça e troca-se por lanche. Além disso, durante o mês de julho, com o frio, a fome aumenta e para aqueles que não viajam ou deixam de fazer as atividades físicas rotineiras, a comilança em frente à TV é maior.
Compensar a ingestão de alimentos calóricos através de alimentação fracionada e equilibrada e de atividades físicas é a melhor saída. A criança até pode comer as chamadas “besteiras”, só que de maneira moderada. O importante é que a criança faça três refeições principais por dia e, que as verduras, as frutas e os legumes estejam no cardápio diário. O conselho é que os pais instituam alguns dias da semana para ir à lanchonete, tomar aquele sorvetão ou trocar o arroz e feijão por um sanduíche em casa. Quanto aos horários, também é possível haver maior flexibilidade. Em alguns dias, quando toda a família acorda tarde, o pequeno também pode experimentar fazer suas refeições mais tarde do que está acostumado, desde que não vire um hábito.
A melhor forma de incentivar a ingestão de alimentos saudáveis no período de férias consiste em deixar alimentos saudáveis e apetitosos prontos para o consumo. Frutas frescas como morango, banana, maçã, pera, salada de frutas, bolo preparado com flocos de aveia, bolo de cenoura, biscoitos caseiros integrais, sucos naturais, água de coco e gelatina são algumas opções.
Preparar alguns alimentos juntos pode ser um programa de férias, que pode envolver irem juntos ao mercado ou à feira. Por exemplo, o preparo de uma salada de frutas (que pode ser incrementada com calda de chocolate, granola…), de um sanduíche, de uma torta de legumes, de um bolo caseiro… Montar uma mesa de lanche no quintal e fazer isso junto pode ser uma atividade educativa sobre alimentação, divertida e saudável.
Até a próxima semana!
Deixe o seu comentário